Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 SABER GUARDAR

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Branquinho




Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 60
Localização : Porto

SABER GUARDAR Empty
MensagemAssunto: SABER GUARDAR   SABER GUARDAR Icon_minitimeSex Jul 10, 2009 6:37 pm

Guardar uma série de alimentos nas prateleiras dos armários da cozinha ou da dispensa tem sido o ritual de todos os nossos antepassados que vivem nos grandes centros urbanos. Razões de espaço e arrumo são os entraves para a realização de um "stock" de plantas medicinais das quais nos possamos socorrer com confiança em qualquer maleita.

Normalmente as cozinhas actuais já não têm espaço para mais armários. Toda essa divisão está coberta de um conjunto de armários que cobre as paredes.

Dentro desses armários estão todos os nossos artigos e alimentos, dispostos de acordo com os hábitos de quem usa esse espaço para confeccionar refeições.

Atarefada na lida de uma casa e na confecção de refeições por vezes para mais de 6 pessoas, a dona de casa não pode, pois, senão ir amontoando latas, frascos, caixas herméticas e demais embalagens de especiarias umas em cima das outras. O resultado é sempre o mesmo: a falta de espaço.

Ora, observem bem a cozinha. tem lá espaço escondido e raramente usado. Por cima da porta da cozinha poderá ser disposto um pequeno armário que condiga com os restantes armários - com e sem portas e até com cortina como se fosse uma janela - com três prateleiras cuja altura seja superior 3 centímetros aos frascos que possam conter as plantas usadas para o chá.

Outro espaço alternativo é uma prateleira bonita - também a condizer com os móveis da cozinha - onde se podem colocar frascos. Mas não corra o erro de os dispor de qualquer modo. Faça uma tampa de pano que cubra a parte superior da tampa e que tenha um elástico interno para poder ser fixado ao gargalo do frasco, pode depois colocar um rotulo colorido no qual seja especificado o conteúdo interno de cada um desses frascos.

Com um pouco de paciência e capricho decorativo, sempre que tiver um frasco de vidro de salsichas ou qualquer outro produto de seu consumo, retire o(s) rotulo(s) e deixe secar o frasco. Depois tente decorar o frasco colorindo o mesmo a seu gosto - com flores desenhadas à mão ou até com pequenas bolas - e terá ali um espaço só para os seus chás.

Para além de ter realizado um trabalho manual ainda terá organizado o seu stock.
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

SABER GUARDAR Empty
MensagemAssunto: Re: SABER GUARDAR   SABER GUARDAR Icon_minitimeSeg Jul 13, 2009 9:56 am

Ainda ontem andei á procura de um frasquinho do chocolate do leite para colocar os poejos mas... tarde demais, já alguem o tinha despachado. Por acaso eu tenho mesmo esse hábito de guardar frasco de tudo para qualquer coisa que seja preciso.
Ir para o topo Ir para baixo
Branquinho




Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 60
Localização : Porto

SABER GUARDAR Empty
MensagemAssunto: Frascos, Limitada   SABER GUARDAR Icon_minitimeSeg Jul 20, 2009 9:37 pm

Minha Senhora,

Eu aprendi a improvisar. Há anos que guardo frascos de vidro das salchicas e de cogumelos. Quando vou às compras com a minha mulher faço questão de não trazer nada que venha em latas e tudo de vidro. Já temos para ai uma quantidade boa anualmente.

Frasco a frasco - bem lavados e com o rotúlo retirado - boa parte deles de tampa pintada de branco (tinta de Spray para Grafitis que é difícil de sair) são guardados em caixas de papel que estão a ser armazenados lá na aldeia e em local bem seguro. Num tempo mais próximo serão utilizados para encher de doce de cereja, geleia e compotas de pera e outros frutos que servem bem para o Inverno. Os frascos mais pequenos somente servem para o mel, e os muito grandes são para cidreira e ervas para chás.

Já o caso das caixas de ovos (duzia e de tampa de fechar e também paletes de ovos de 2 duzias e meia) são levados para a aldeia de forma sistemática. Mas quer acreditar que como há lá poucos poucos ovos e galinhas poedeiras estas embalagens tem a finalidade de trazer para a cidade - num transporte de carro - ameixas e figos. Chegam aqui direitinhos e sem amachucar como se tivessem sido colhidos ali na esquina.

As garrafas de champanhe tem o bom destino de serem tratadas e lavadas por água corrente da fonte - ficam de molho até sair o rotúlo e depois ainda são observadas em promenor para passarem no dia seguinte - após escorrerem bem - a serem enchidas e rotuladas de acordo com o conteúdo. Uma vez enchidas e já com a rolha metida à pressão depois de ter sido fervida em água numa panela, passam à prateleira dos vinhos e ali ficam até à maturação de um ano. Algumas - umas poucas - ficam com os rótulos à vista e são reservadas para mais dois a quatro anos.

Se quiser uma coisa barata - que pelo menos dá para guardar algumas sementes embora não em quantidades elevadas e sim modestas - poderá passar numa loja da Kodac ou outra qualquer loja que faça revelação de rolos fotográficos e usando um pouco da sua paciência solicite por obséquio ao lojista que lhe conceda umas tantas quantas caixas plásticas dos rolos fotográficos. Regra geral quando revelo um rolo numa dessas lojas peço para me fornecerem alguns vazios e olhe que de cada vez trago mais de 20. São de borla e ninguém se chateia. Temos também recolhido caixotes de fruta em bom estado. Há mercearias que os oferecem porque senão deitam-nos fora. A gente leva-os e na volta trás sempre peças de fruta, cebolas e cenouras.

Como pode ver, tudo é reutilizado, nada se desperdiça para quem tem olho para ver outra utilidade onde muitos viram lixo inútil. Nos alimentos só confiamos nas nossas embalagens e nas nossas garrafas e garrafões de água que do mesmo modo reservamos para voltar a encher. Na volta é o cabo dos trabalhos trazer a carga, mas vale a pena. Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





SABER GUARDAR Empty
MensagemAssunto: Re: SABER GUARDAR   SABER GUARDAR Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
SABER GUARDAR
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como guardar sementes de orquídeas
» É BOM SABER
» Irrigação de Plantas
» Viver e Não Saber
» CHÁS O QUE SABER ANTES DE OS PREPARAR

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: ERVAS MEDICINAIS-
Ir para: