Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistrarEntrar

 

 O que é a acupuntura vegetal

Ir para baixo 
+10
Pedro Sousa
Pereira
Nay
mireille
rosa
martinho
MARIA JOÃO
tripeira
Violeta
Admin
14 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeSeg Set 07, 2009 3:35 pm

Estão preparados para mais uma aula? Então lá vai...

Anteriormente falamos da correspondência entre os 5 elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água) e outros elementos que nos rodeiam (pontos cardeais, estações do ano, energias, movimentos, sentidos e emoções).
E vimos também que que há inter-relações que nos saltam aos olhos, sem necessidade de explicações. Por exemplo: Primavera/vento/nascimento
Verão/calor/crescimento/prazer
Inverno/frio/medo
Estas correspondências são evidentes...

Se compreendemos que nos pontos cardeais apareça o "centro" (um ponto de intersecepção do paralelo 0 com o meridiano 0, já o mesmo não acontece em relação à 5ª estação. O que será a 5ª estação?
A 5ª estação repete-se quatro vezes no ano: é um período de, aproximadamente, 15 a19 dias, situado entre mudança das estações. Portanto, entre, aproximadamente, 13 e 29 de Março situa-se a primeira parte da 5ª estação, e assim por diante...

É nesta inter-relação que reside o equilíbrio. Qualquer tipo de agressão leva ao desequilíbrio das funções da planta, criando uma desarmonia entre o YANG e o YIN.
E não podemos descurar o equilíbrio nas estações do ano. Assim, o calor e o verão são aspectos YANG, enquanto o inverno e o frio são aspectos YIN, na maioria das plantas ( e eu friso bem, na maioria das plantas, e não em todas).
Mas também agressões climáticas, adubações incorrectas, plantações fora da época, produtos químicos agressivos e podas incorrectas são alguns dos factores que podem levar ao desequilíbrio das funções da planta.

Se as energias referentes a cada estação do ano se apresentarem com excesso de vitalidade, isso será prejudicial para a planta e esta entra em desequilíbrio. Vento, calor, humidade, secura e frio podem causar sérias perturbações no equilíbrio das funções da planta.

A aula chegou ao fim, por hoje. Se houver interessados, continuaremos qualquer dia. Até lá... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Pereira




Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/06/2009
Localização : Mouro

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeQua Set 09, 2009 12:10 am

Está resolvido o mistério da 5ª estação... Escondida e eu responsável por algumas mexidas desse tipo nessas épocas fulcrais. Realmente sempre ouvi dizer que se podava na Primavera, em Março, ou antes, em Janeiro, dependendo do que se pretenda. Mas esses intervalos são fatais, pelos vistos, para árvores mais sensíveis ou débeis.
Lá se vai o mistério...
Ir para o topo Ir para baixo
Pereira




Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/06/2009
Localização : Mouro

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeQua Set 09, 2009 12:01 pm

As cores associadas aos elementos são as seguintes:

Madeira – Verde
Fogo – Vermelho
Terra – Amarelo
Metal – Branco
Água – Preto

Procurem em vossa casa e no vosso jardim e vão encontrá-las a gerar equilíbrio ou desiquilíbrio.
Existem ciclos construtivos e destrutivos relacionados com os elementos.
No ciclo construtivo a madeira alimenta o fogo, o fogo gera a terra, a terra gera o metal, o metal gera a água e a água alimenta a madeira que volta a gerar fogo.
O ciclo destrutivo é caracterizado pela destruição das relação harmónica entre os elementos, o metal corta a madeira, a madeira consome a terra (nutrientes), a terra bloqueia a água, a água apaga o fogo, o fogo derrete o metal que vai cortar a madeira.
A utilização sensata de formas e cores relacionadas com os elementos podem promover Bem-estar, apaziguando tensões e choques do mau relacionamento dos elementos.

Deixando a reflexão, é óbvio que nos encontramos no final de um ciclo destrutivo, que começou com a Revolução Industrial.
Neste ciclo temos destruído florestas e Habitats, madeira, para gerar fogo que derreteu muito metal que continua a derrubar florestas.
Ao mesmo tempo usámos combustível fóssil, petróleo, para mover a civilização.
Todas estas mudanças de hábitos levaram à transformação que sentimos e vamos sentir nos tempos mais próximos.
No entanto é tempo de mudar, em 2007 entrámos num novo ciclo de 60 anos, segundo o calendário e tradição chinesa, que esperamos conseguir transformar em construtivo.
Isto pode parecer não ter relação com acupuntura, mas são as bases culturais da sua criação.
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeQua Set 09, 2009 4:36 pm

Bravo, caro Pereira, excelente trabalho, muito construtivo. Aos poucos os nossos membros vão adquirindo uma forma de sentir e de compreensão de raízes orientais, que decerto irá auxiliar no entendimento dos porquês da acupuntura vegetal... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
martinho




Mensagens : 137
Data de inscrição : 23/04/2009
Localização : Douro litoral

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeQui Set 24, 2009 4:35 pm

Espero pela próxima aula
Ir para o topo Ir para baixo
Jobi

Jobi


Mensagens : 9
Data de inscrição : 08/11/2009
Localização : Ribatejo

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeDom Nov 08, 2009 3:41 pm

Pontos Yang para a copa, pontos yin para o fruto.
Ir para o topo Ir para baixo
tripeira

tripeira


Mensagens : 234
Data de inscrição : 14/03/2009
Localização : Grande Porto

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 05, 2009 11:21 am

Então os ensinamentos pararam, sobre este tema? Ainda não chegaram as férias de Natal! E eu que andava tão entusiasmada, já me estava a preparar para fazer acupuntura na minha avó, que deixou de me dar flores desde o meu último aniversário...
Ir para o topo Ir para baixo
martinho




Mensagens : 137
Data de inscrição : 23/04/2009
Localização : Douro litoral

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 06, 2009 10:54 am

Eh tripeira é isso mesmo, eu nunca me tinha lembrado que com este método da acupuntura vegetal posso pôr as pessoas a dar flores o ano inteiro. Boa ideia! E eu que estou a pensar montar uma lojeca de flores, vai dar um resultadão. Obrigadinho pela ideia. O que é a acupuntura vegetal - Página 2 16790
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeTer Dez 08, 2009 11:21 am

Martinho e Tripeira, eu prometo que logo que fique bom da gripe, volto para mais uns ensinamentos sobre acupunctura vegetal, mas não sei se conseguirei pôr a avó a dar flores...vai depender de ela gostar ou não da neta! Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Violeta

Violeta


Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/03/2009
Idade : 60
Localização : Trofa

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 12, 2009 3:12 pm

Então Sr. Administrador??? doente Essa gripe já passou??? flores Rápidas melhoras flores
Ir para o topo Ir para baixo
Mahevi

Mahevi


Mensagens : 271
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 83
Localização : Lisboa

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: acunpultura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 24, 2009 2:53 am

resposta ao teste.... arbustos no ponto yin, na arvore no ponto yang positivo, mas julgo que pode mudar conforme a estação , aprendi no curso dado por chineses nos arranjos florais mas já foi há tanto tempo e sinceramente já não me lembro de quasi nada, não sabia que q designação das 2 energias se chamava ki ....

se as plantas no ponto yang ao envelhecerem passam a yin os pregos são espetedos perto da raiz? é complicado r certamente disse disparates..a m arvora de nesperas deu fruto durante 2 anos, agora parece o chico fininho só cresce e frutos nada, suponho que será da poda mal feita ou o yang e o yin estão desequilibrados ... a pessoa que faz a poda é um curioso e eu depois de saber posso lhe indicar, conto consigo...é claro que ao vivo e a cores aprende se mais(cursos) e agora o que vai dizer ... coitada trocou tudo, mas nesta altura estou no ponto yin apesar do Natal há que dar desconto...um abraço amigo



invest nem com lupa vou lá... bote complicação no tema... ........
....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.mahevi-mahevi.blogspot.com/
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 24, 2009 6:01 pm

Amiga Mahevi, a aprendizagem que em tempos teve com os chineses já a ajudaram a ter uma ideia sobre acupuntura. No entanto essas ideias estão um pouco baralhadas, o que não admira, pois já se passaram alguns anos, decerto.
Passadas que sejam as festas de Natal, voltarei aqui com mais explicações sobre esta matéria, e sei, de antemão, que vai gostar.
Uma vez mais, votos de Feliz Natal. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Mahevi

Mahevi


Mensagens : 271
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 83
Localização : Lisboa

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: ACUNPUTURA   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 26, 2009 6:22 pm

,
ADORO ESTAS AULAS E SOU UMA FÃ DA FILOSOFIA CHINESA, CREIO QUE COM AS MENSAGENS DO ADMNISTRADOR E PEREIRA, JA´VAI ENTRANDO ALGUMA COISA NESTA CABECINHA QUE ESTAVA UM POUCO BARALHADA, COMO FUI SEMPRE UMA ALUNA PERSISTENTE VOU LER E RELER AS MESMAS ...MAS QUERO MAIS ,,,AMO ESTE TÓPICO...E PARA O PEREIRA ALÉM DESSE BELO SORRISO O QUE TU SABES! E PARA O SR ADMINISTRADOR, A SUA CABECINHA, ESTÁ À VISTA NÃO É SÓ PARA USAR CHAPÉUS... ah

invest VOU USAR A LUPA PARA LER E DESMOER MELHOR TANTA CIÊNCIA...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.mahevi-mahevi.blogspot.com/
Mahevi

Mahevi


Mensagens : 271
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 83
Localização : Lisboa

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 31, 2009 2:33 am

MARTINHO EU ESTOU IGUALMENTE À ESPERA DE MAIS OUTRA AULA, VAMOS ASSIMILANDO AOS POUCOS R APRENDER COM QUEM SABE É BUÉ... sunny
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.mahevi-mahevi.blogspot.com/
tripeira

tripeira


Mensagens : 234
Data de inscrição : 14/03/2009
Localização : Grande Porto

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeSeg Ago 02, 2010 10:59 am

Então as aulas recomeçam ou não??!! Eu quero aprender mais...
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeQua Out 06, 2010 6:07 pm

Estão preparados para continuarmos a aprender mais um pouco sobre acupuntura vegetal? Pois então preparem-se, pois a partir do início da próxima semana, vamos retomar as aulas! Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 6:43 pm

Desculpem, mas problemas familiares impediram-me de dar a devida assistência a este tópico.
Pois bem, vamos retomar as aulas:

A acupuntura vegetal é um ramo terapêutico da Medicina tradicional chinesa e consiste na aplicação de agulhas ou pregos em pontos precisos, localizados ao longo da rede de canais condutores da seiva da planta.
Os canais ou meridianos, conforme a sua localização, são chamados YIN ou YANG.
Numa planta as raízes são YIN e a parte aérea YANG. As flores e os frutos são YIN.
Mas no movimento natural da vida nada é absolutamente YIN ou YANG.
Uma semente representa um estágio YIN, mas quando germina inicia um processo de desenvolvimento e passa a YANG.
As folhas, num estágio YANG, vão iniciando um processo de envelhecimento, passando à fase de YIN.
Se uma planta sofre qualquer tipo de agressão, entra em desequilíbrio e estará com uma disfunção YANG; mas, se não floresce ou não dá frutos, tem uma disfunção YIN.

Mas não esqueça, e nunca é de mais repetir: Antes de iniciar um tratamento de acupuntura vegetal, veja se a planta está a ser mantida em condições ideais, de acordo com a sua espécie - substrato, humidade, luminosidade, adubação, clima. E tenha muito cuidado com as podas! Se não sabe...chame um bom profissional e não um habilidoso...

Por hoje terminamos a aula.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 02, 2011 9:03 pm

Então vamos lá a mais uma aula...

Os pontos de energia nas plantas situam-se, sobretudo, na junção do caule principal com os ramos laterais, formando um ângulo. Em cada um destes ângulos situa-se um ponto de energia acumulada, que pode ser estimulada.

Nos ângulos externos situam-se os pontos de energia positiva Yang, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da copa.

Nos ângulos internos situam-se os pontos de energia negativa Yin, responsáveis pela floração e formação dos frutos e sementes.

E agora, enquanto vão preparando uma caixa de alfinetes, comecem a recapitular tudo o que aprenderam até hoje...
É que, na próxima aula, vamos mesmo espetar alfinetes na planta lá de casa que não dá flor há mais de dois anos...
Mas, cuidado, não comecem já... Esperem pelas instruções, e tenham uma boa noite. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 5:34 pm

Pois hoje chegamos ao fim deste mini curso. Claro, que aprender apenas em teoria é diferente de frequentar um dos nossos cursos, onde cada um dos formandos "toca" na planta, espeta alfinetes, "sente" o decorrer de todo este processo...

Como já havíamos dito, nos ângulos externos estão situados os pontos de energia positiva e nos ângulos internos os pontos de energia negativa.

Vamos supor que temos em casa um rododendro que não dá flor há mais de dois anos, embora o tenhamos nas condições ideais.
Este tratamento apenas deve ser feito 30 a 40 dias antes da época do início da brotação.
Munidos de uma caixa de alfinetes, vamos inserir 6 a 8 alfinetes em diversos pontos Yin da planta, com o cuidado de formar uma bissetriz em relação ao ângulo interno, e vamos empurrando até uma profundidade de cerca de 1/5 do ramo. Claro que se o ramo for lenhoso, teremos de inserir pregos, mais ou menos finos, conforme a dureza do caule.
Por último, põe-se a questão: e os alfinetes devem ou não ser retirados? Isso é uma questão de menor importância. Deixamos isso ao seu critério, mas nunca os retire antes de, pelo menos, três meses.

Se a planta não desenvolve a copa, vamos fazer o mesmo, mas nos pontos Yang.

Lembre-se que a sua planta também é um ser vivo e que não merece que comece a "enfiar-lhe" alfinetes a "torto e a direito" só porque quer demonstrar aos amigos que já percebe de acupuntura vegetal. Isto não é uma brincadeira de salão!... Certifique-se, uma vez mais, se a sua planta tem as condições ideais de vida, e só depois recorra à acupuntura vegetal.

Em caso de dúvida...não cometa erros. Boa sorte! Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeSeg Ago 22, 2011 9:23 pm

E então??!!
Ninguém diz nada? Ainda ninguém tentou este método? Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
tripeira

tripeira


Mensagens : 234
Data de inscrição : 14/03/2009
Localização : Grande Porto

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeSáb Ago 27, 2011 8:46 pm

Bom eu só estou à espera da época apropriada para desenvolver este processo. Já me estou a ver a espetar alfinetes nas plantas. Vou parecer uma enfermeira...
hum
Ir para o topo Ir para baixo
tigerofbengala




Mensagens : 67
Data de inscrição : 15/04/2009
Localização : Norte, Viana Castelo

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeTer Out 04, 2011 4:53 pm

Congratulations! This is a topic very, very interessant.
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeSáb Mar 24, 2012 11:54 am

Não se esqueçam que ainda vão a tempo de aplicar a acupuntura vegetal em algumas das árvores que possuem e que há anos não dão fruto. Macieiras, diospireiros, oliveiras, etc ainda estão a tempo de serem submetidas ao tratamento. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
martinho




Mensagens : 137
Data de inscrição : 23/04/2009
Localização : Douro litoral

O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitimeDom Out 14, 2012 11:58 am

Qual a melhor altura para aplicar a acupuntura num pessegueiro?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a acupuntura vegetal   O que é a acupuntura vegetal - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
O que é a acupuntura vegetal
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Cursos sobre acupuntura vegetal
» endoterapia vegetal

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: ACUPUNTURA VEGETAL-
Ir para: