- MARIA JOÃO escreveu:
- A minha roseira vermelha que tinha na frente da casa com cachos de flor lindissimos está aagora se flores e com grandes ramos que, sem a beleza das flores parecem desjeitados e tortos. Uma vez que se encontra em vaso vou mudar para as traseiras da casa. Agora é questão é se a mudo e deixo como está até ser altura de cortar ou se a posso reduzir em tamanho agora nesta altura??
Cara Maria João,
A experiência que a minha mãe me transmitiu sobre flores é a de que é mais fácil que elas se produzam na terra natural do que metidas em vasos e atrofiadas ao espaço dos vasos. Durante anos a minha mãe transmitiu a sua sabedoria tanto a mim como à minha esposa. Tirar as plantas dos vasos e dispor as mesmas num canteiro é o que temos feito. Ao fazer a transplantação a minha mãe corta logo os ramos e elas ficam reduzidas quase a metade,e aqui não sei se é aconselhável fazer isso nesta época.
Contudo tenha em atenção que ao podar o faz com cautela, porque convêm que nesse processo o faça sempre cortando unicamente o ramo pelo galho que abaixo tiver duas ou três flores. Eu explico: ao observar os ramos da roseira verifique onde estão os ramos que formam "tridentes" (3 ramos) e corte somente o que está ao meio e não toque nos outros dois. A planta vai crescer para os lados e noutra fase de produção, mais para a frente, vai dar nesses ramos que deixou mais outros ramos mais fortes. Volte a cortar pelo mesmo sistema. Somente quando a planta se exceder em demasia é pode cortar os ramos que pretende mas não os que possuem flores. Corte os ramos sempre pelo pé e nunca a meio senão voltam a nascer e por vezes nada produzem.
Na transplantação tenha a cautela de tirar as plantas com a terra inteira. Sacuda ou bata levemente no vaso de modo a que ao puxar a planta a terra venha agarrada às raízes. Bata e retire um pouco de terra de modo a que as raízes fiquem à mostra. Corte as raízes que sobressairem dessa terra.
Cave um buraco um pouco mais fundo e largo que o formato de terra e raízes que tem entre mãos e coloque a planta na terra mas sem calcar ou comprimir a terra que usa para cobrir essa transplantação. Regue e espere pelo resultado de uma bela roseira ou de outra planta qualquer. Use um substrato de crescimento somente nos primeiros tempos - qualquer um que se vende nas lojas e supermercados de modo a garantir que a planta se adapta ao novo habitat porque a partir do momento em que sai do vaso está em liberdade de crescimento.