xicão
Mensagens : 119 Data de inscrição : 27/05/2009 Localização : Arredores do Porto
| Assunto: Construir um jardim Qua maio 27, 2009 5:45 pm | |
| Tenho um terreno a monte; quem me pode ajudar aconselhando por onde devo começar para construir um jardim? Tenho ouvido falar em análise do terreno... | |
|
MARIA JOÃO
| Assunto: Re: Construir um jardim Qui maio 28, 2009 9:22 am | |
| Ò xicão, manda aí por mail um pedaço desse terreno que eu envio também por mail algumas das minhas plantas, pode ser? Fazemos uma troca É que o meu problema é justamente a escassez de terreno. P.S. Sem stress xicão, alguem há-de dar uma resposta séria!! | |
|
joba
Mensagens : 296 Data de inscrição : 01/06/2009 Idade : 60 Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES
| Assunto: construir um jardim... Sex Jun 05, 2009 8:33 pm | |
| Boas
Primeiro que tudo efectivamente convém fazer uma análise à terra, isto se você não souber já que tipo de solo existe na zona onde você tem terreno (tipo acido/ alcalino) . Em todo o território Nacional, as delegações de M:Agricultura e alguns organismos privados têm laboratorios que fazem essa análise.
Se não quiser gastar dinheiro, olhe nos jardins que ficam por perto do seu terreno. Anote as plantas e flores que vê e depois post aqui. Já será uma ajuda para lhe poder dizer que tipo de terra você tem. Já agora, a área é muito grande? Porque a segunda fase será decidir que tipo de jardim quer, japonês, Inglês, Francês, Italiano? Não se assuste porque são facilmente executáveis, haja um pouco de dinheiro e essencialmente criatividade. Diga-me que área tem, falaremos a seguir. Abraço | |
|
Admin Admin
Mensagens : 2353 Data de inscrição : 09/03/2009 Idade : 83 Localização : Região do grande Porto
| Assunto: Re: Construir um jardim Sáb Jun 06, 2009 11:08 am | |
| Caro Joba, você é excepcional, pois está a ajudar-me imenso respondendo a questões surgidas. Força, continue, e eu cá estarei, apenas para acrescentar algo que mais seja necessário às suas respostas. Já agora apenas quero acrescentar que o Xicão pode efectuar uma análise sumária ao terreno, retirando um pouco de terra , acrescentando-lhe água e moldando-a com as mãos. Se conseguir formar uma pasta homogénea, facilmente dobrável em aro, o terreno é argiloso; se depois de amassada a terra continuar a desfazer-se, não permitindo formar um anel, o terreno é arenoso. Há ainda as situações de argilo-arenoso e areno-argiloso, que são situações intermédias, consoante se conseguem moldar com mais ou menos facilidade. Caro Xicão, vá dando notícias dos resultados obtidos e nós cá estamos para o orientarmos. | |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Construir um jardim | |
| |
|