Há anos que vejo muita gente a fazer insecticidas caseiros. Desconheço as formulas "secretas" que juntam para combater muitos bichos da horta e dos campos. Mas, uma delas eu já vi fazer às descaradas: usar uma quantidade aproximada de 5 litros de água a que juntaram simples sulfato na quantidade de meio quilo para depois de bem agitado num balde reservado para os venenos o verterem para o pulverizador manual.
Calibram o pulverizador para uma "fumaça" e vão cobrindo rapidamente as plantas de abóboras, couves, videiras, pereiras, macieiras e até morangueiros.
Passados uns dias voltam à carga e desta feita usam em vez de água - vejam lá agora - vinagre de vinho em quantidade de 5 litros para o restante meio quilo de sulfato que sobrou de um quilo posteriormente adquirido. E lá vão eles repetir a segunda dose.
Nota à parte sobre o sulfato - Lá pelas aldeias quando o gado bovino se fere entre as unhas das patas eles fazem um caldinho de um copo de água e uma colher de sopa de sulfato e aplicam essa papa nas patas feridas. Até agora ainda vi nenhuma que tivesse morrido envenenada ou que ficasse a coxear por ferida não cicatrizada.