Alfarroba: benefícios e propriedades nutricionais
A alfarroba (Ceratonia siliqua L.) é uma vagem comestível, semelhante ao feijão, originária do mediterrâneo, de cor marrom escuro e sabor adocicado. A polpa da vagem pode ser torrada e moída, transformando-se em um pó, que é utilizado pela indústria alimentícia como substituto do cacau.
Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose), em torno de 38 a 45%.
Benefícios:
Potencial antioxidante – rica em compostos fenólicos.
Ajuda a reduzir o colesterol total, LDL (colesterol ruim), triglicerídeos e a proporção LDL:HDL, pelo seu alto conteúdo de fibras e polifenóis.
Melhora a resposta à insulina, contribuindo para o controle glicêmico.
Ajuda a inibir a proliferação e a viabilidade de células cancerígenas; modula a expressão gênica e protege células do cólon contra a genotoxicidade do peróxido de hidrogênio.
Ajuda a abaixar os níveis de grelina (hormônio orexígeno, que estimula o apetite) pós prandial.
Propriedades nutricionais:
Apresenta vitaminas do complexo B, vitamina A, cálcio, magnésio, ferro e potássio
Não apresenta substâncias estimulantes, como cafeína e teobromina presentes no cacau
Rica em fibras solúveis e insolúveis (4 a 6%)
Rica em açúcares naturais (38 a 45%)
Baixo teor de lipídeos (menos de 1%)
Compostos fenólicos antioxidantes: ácido gálico, flavonoides, quercetina, miricetina, taninos, proantocianidina e catequinas