Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 INSETOS AUXILIARES DA AGRICULTURA

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

INSETOS AUXILIARES DA AGRICULTURA Empty
MensagemAssunto: INSETOS AUXILIARES DA AGRICULTURA   INSETOS AUXILIARES DA AGRICULTURA Icon_minitimeSeg Jan 16, 2012 11:59 am

Nas culturas existe uma grande diversidade de insetos que, de acordo com o modo como interferem na produção, podem ser divididos em três classes:

-INDIFERENTES - aqueles cuja ação não interfere muito com a produção
-PREJUDICIAIS - aqueles que causam prejuízos mais ou menos graves na agricultura
-ÚTEIS - aqueles cuja ação vai beneficiar a produção agrícola

Sem mencionarmos os INDIFERENTES, pois a sua ação não tem importância alguma para a agricultura, vamos debruçar-nos sobre as outras duas classes.

Os insetos PREJUDICIAIS atacam as plantas, chegando a destruir as culturas, e são denominados de PRAGAS. São nossos conhecidos o bichado da fruta, o escaravelho da batata, a broca do milho, as cochonilhas, a traça da uva, os piolhos e os afídeos.

Os insetos ÚTEIS dão-nos uma grande ajuda para melhores e maiores produções. Distinguimos em primeiro lugar a abelha doméstica (aphis melífera), não apenas pela produção da cera e do mel, mas e sobretudo, pela sua grande utilidade na polinização. Podemos mesmo afirmar que, sem ela, os nossos pomares não atingiriam metade da sua produção.
Se faltassem os insetos polinizadores, muitas espécies vegetais deixariam de existir a curto prazo. Como seria possível a produção da semente de luzerna sem os megachiles?

Entre os insetos úteis, surgem os AUXILIARES, porque ajudam o homem no combate a pragas, sendo os de maior importância os PARASITOIDES e os PREDADORES.

Os PARASITÓIDES pertencem, sobretudo, à ordem dos HIMENÓPTEROS e têm dimensões muito reduzidas, inferiores a 1 mm.
A fêmea põe os ovos à superfície do corpo da vítima, e o desenvolvimento é feito `custa de um só hospedeiro, que depois é totalmente consumido. No mesmo hospedeiro podem desenvolver-se várias larvas.

Os PREDADORES têm dimensões maiores, por vezes superiores a 1 cm, móveis no seu estado de larva ou adulto, e tendo necessidade de várias vítimas até completarem o seu desenvolvimento. O seu regime alimentar é diferente dos parasitóides, pois podem alimentar-se de várias espécies. Enquanto algumas espécies, como as joaninhas e os sirfídios, se alimentam exclusivamente de afídeos, outros alimentam-se indiscriminadamente de afídeos, ácaros, cochonilhas, etc.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
treeman




Mensagens : 66
Data de inscrição : 04/01/2010
Localização : Norte de Portugal

INSETOS AUXILIARES DA AGRICULTURA Empty
MensagemAssunto: Re: INSETOS AUXILIARES DA AGRICULTURA   INSETOS AUXILIARES DA AGRICULTURA Icon_minitimeQui maio 09, 2013 10:50 am

Este ano, com os fortes ventos que assolaram o norte do país, não houve polinização suficiente e os meus pessegueiros e ameixeiras não têm frutos quase nenhuns.
Ir para o topo Ir para baixo
 
INSETOS AUXILIARES DA AGRICULTURA
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» INSETOS E PREDADORES BENÉFICOS NO POMAR
» INSETOS E PREDADORES BENÉFICOS NO POMAR
» COMPOSTAGEM: O QUE É?
» O que é a agricultura biológica
» Agricultura Biológica

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: AGRICULTURA BIOLÓGICA :: OS INSECTOS E A AGRICULTURA-
Ir para: