| Quero semear uma castanha | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
pehp
Mensagens : 17 Data de inscrição : 12/08/2011 Localização : Estarreja
| Assunto: Quero semear uma castanha Qua Nov 23, 2011 9:02 am | |
| Quero semear uma castanha mas não sei se é altura e cuidados a ter. O melhor é comprar um castanheiro? | |
|
| |
Admin Admin
Mensagens : 2353 Data de inscrição : 09/03/2009 Idade : 83 Localização : Região do grande Porto
| Assunto: Re: Quero semear uma castanha Qua Nov 23, 2011 10:27 pm | |
| Olhe Pehp, eu já tenho visto castanhas a germinarem, depois de caírem ao chão debaixo do castanheiro, simplesmente caídas na terra... Experimente colocar 3 ou 4 castanhas dentro de um copo com algodão molhado em água. Aguarde cerca de 30 dias e veja se alguma germina. Em caso afirmativo, passe para um pequeno vaso com terra vitaminada, até a nova plântula ter cerca de 20cms. Só então a deve plantar em local definitivo. No entanto, se quer ter mais rapidamente uma árvore, opte por comprar um castanheiro num horto, e esta é a altura ideal para o fazer, pois pode comprar uma árvore de raiz desnuda por cerca de 4,00 euros. | |
|
| |
pehp
| Assunto: Re: Quero semear uma castanha Sex Nov 25, 2011 11:46 am | |
| Boas a todos, já agora hortos de confiança sua admin, que têm boas arvores de fruto? Nem que tenha de ir ao Porto!
Já coloquei as castanhas e depois dou noticias... outra coisa, esta situação está na minha cozinha, junto a uma janela. Tem de estar a apanhar sol? Ou basta a claridade?
Agradecido | |
|
| |
Admin Admin
Mensagens : 2353 Data de inscrição : 09/03/2009 Idade : 83 Localização : Região do grande Porto
| Assunto: Re: Quero semear uma castanha Sex Nov 25, 2011 6:18 pm | |
| Não é preciso apanhar sol para germinar; a simples claridade é suficiente. Em relação ao que me pede, vou indicar-lhe os Viveiros Sol Poente, na Maia, perto do Maiashopping, onde eu dou cursos sobre plantas, e embora eu nada tenha a ver com a gerência dos Viveiros, posso garantir que é a altura ideal para comprar, pois ontem mesmo eu estive lá a comprar diversas árvores de fruta (limoeiros, macieiras, pessegueiros) precisamente pela elevada qualidade das árvores de raiz desnuda. Vá dando notícias... | |
|
| |
pehp
| Assunto: Re: Quero semear uma castanha Sáb Jun 02, 2012 9:36 pm | |
| Boas, Já tenho noticias... coloquei 4 castanhas num copo com algodão, junto a uma janela e durante um mês, fui humedecendo o algodão e ñ vi nada de especial. O que é que fiz: coloquei o que estava no copo para a terra no exterior e não é que começou a germinar pela terra 2 castanheiros! De 4 nasceram 2 mas um já acabou de morrer o outro está um espetáculo. Isto tudo desde fevereiro sem qualquer proteção. Sem sucesso foi 3 castanhas colocadas na terra sem o processo do copo, por baixo de uma ameixoeira e nada... até agora e já não deve dar nada. | |
|
| |
Admin Admin
| Assunto: Re: Quero semear uma castanha Seg Jun 04, 2012 9:30 pm | |
| Parabéns pelo sucesso! Não é fácil a germinação da castanha, embora não seja impossível! Vá dando notícias do seu crescimento... | |
|
| |
RMRLG
Mensagens : 2 Data de inscrição : 29/10/2013 Localização : Lisboa
| Assunto: castanhas semeadas Ter Out 29, 2013 12:21 pm | |
| Boa tarde!
Coloquei várias castanhas à janela sobre a tona da terra de um vaso. APÓS REGAR coloquei pano e reguei novamente para ficar húmido.
Sugestões. São várias castanhas acho que vinte.
Peço ajuda e conselhos. Para já: é a melhor prática? é a melhor altura? estas vieram de Itália era muito bom que germinassem?
Cumprimentos | |
|
| |
RMRLG
Mensagens : 2 Data de inscrição : 29/10/2013 Localização : Lisboa
| Assunto: castanhas semeadas Ter Out 29, 2013 1:21 pm | |
| ora bem são 18 castanhas. O procedimento foi o seguinte:
- ficando no exterior;
- sobre um vaso com terra coloquei o algodão molhei bem regando por cima; modelei o algodão e distrbuí as castanhas;
depois colquei outra camada de algodão reguei uma vez mais e depois colquei um pano reguei todo o conjunto.
Agora vou esperar.
Questões:
- existe alguma temperatura ideal? O facto de estar no exterior é nocivo? Estou a tentar simular condições naturais com a queda do fruto... Com que periodicidade devo regar?
Cumrprimentos | |
|
| |
Admin Admin
| Assunto: Re: Quero semear uma castanha Qui Out 31, 2013 2:16 pm | |
| Como já anteriormente referimos, o melhor procedimento é colocar num recipiente as castanhas envolvidas em algodão humedecido com bastante água, e manter assim o algodão durante cerca de 30 dias. Nem sempre resulta, mas há muitas possibilidades de uma germinação a 25%. Mantenha à temperatura ambiente. E vá dando notícias... | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Quero semear uma castanha | |
| |
|
| |
| Quero semear uma castanha | |
|