| Conhecer as Plantas JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA |
| | Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? | |
| | Autor | Mensagem |
---|
beowulf

| Assunto: Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Seg maio 16, 2011 4:52 pm | |
| Olá a todos, Será que alguém me pode esclarecer acerca da preparação do chá de oliveira ? Como faze-lo com folhas verdes e folhas secas, respectivas dosagens, quantas chavenas ao dia, etc Obrigado. | |
|  | | Admin Admin

Mensagens : 2353 Data de inscrição : 09/03/2009 Idade : 81 Localização : Região do grande Porto
 | Assunto: Re: Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Seg maio 16, 2011 5:39 pm | |
| Caro Beowulf, estou a encaminhar esta questão para a nossa moderadora Orquídea, perita nestes assuntos, e em breve terá uma resposta... | |
|  | | Orquidea

Mensagens : 58 Data de inscrição : 19/04/2010 Localização : Aveiro
 | Assunto: Re: Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Ter maio 17, 2011 11:21 pm | |
| Ola, boa noite. Vou tentar esclarecer as suas duvidas. Antes, porem, terei que fazer um alerta especial, mesmo antes de lhe perguntar para que fim pretende tomar a infusão de Oliveira.
A Oliveira (folhas), utilizada entre outras coisas, para tratar a arteriosclerose, asma, cálculos nos rins, colite, depurativo do sangue, e, sobretudo para baixar a tensão arterial, tem nesta ultima um efeito de tal forma rápido que pode provocar sérios desequilíbrios.
Assim, e uma vez que para todas as demais patologias existem inúmeras outras possibilidades, aconselho a excluir o uso da Oliveira. Suponhamos que alguém faz uso da Oliveira para eliminar cálculos renais mas... normalmente essa pessoa já tem a TA baixa: poderá baixar de tal forma que cause graves problemas a esse nível!
Então, na minha humilde opinião, sugiro que apenas utilizem a Oliveira exclusivamente para controlar a Hipertensão! E ainda assim, apenas se tiver a mão um aparelho para a controlar periodicamente! Uma chávena de infusão, desce a tensão em cerca de 3 a 4 valores, no espaço entre meia a uma hora após a toma!
Bom, ressalvas feitas, vou agora responder as suas perguntas:
- As folhas de Oliveira podem ser utilizadas tanto verdes como secas, a única diferença reside na quantidade a utilizar.
- Folhas verdes: 14 folhas para duas chávenas de agua. - Folhas secas : 7 folhas para as mesmas duas chávenas
E pronto, ´e o que sei, espero ter ajudado. | |
|  | | beowulf

| Assunto: Re: Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Qua maio 18, 2011 9:38 pm | |
| Obrigado pela informação. O objectivo é mesmo baixar a tensão arterial.
Por uma questão de segurança, irei começar com doses mais pequenas. | |
|  | | Orquidea

| Assunto: Re: Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Qua maio 18, 2011 10:36 pm | |
| Pode perfeitamente utilizar as quantidades indicadas desde que controle a tensão com bastante regularidade!
Ao contrario das outras infuso, a de Oliveira não e de uso regular e sim pontual.
Sem querer tornar-me aborrecida, vou contar a minha experiência pessoal com o uso da Oliveira:
Tenho uma amiga com quem trabalho que, desde a algum tempo, tem vindo a apresentar grandes picos de tensão. Quando ela mede e verifica que esta ai pelos 16.5 / 11 (+-), dou-lhe uma chávena de infusão. Esperamos de meia a uma hora e verifica de novo: nesse período, a tensão esta completamente estabilizada! Imaginem agora o perigo de seguir a velha norma de "2 a 3 chávenas por dia"...
Bom, as plantas medicinais são fabulosas sim, sou apaixonada por este "MUNDO" tão especial! Masssssss....desengane-se quem pensa que se podem tomar sem precaução, que não passam de "simples ervita...".
Não, exigem cuidados e teem normas muito especificas de segurança! Caso contrario, poderão causar mais mal que bem quando indevidamente utilizadas!
As suas melhoras! | |
|  | | Florsilvestre
Mensagens : 30 Data de inscrição : 17/10/2011 Idade : 56 Localização : Viseu
 | Assunto: Re: Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Sáb Nov 12, 2011 3:42 am | |
| Olá Orquidea! Conhece infusões de outras plantas que sejam então mais "seguras" para a hipertensão? Obrigada | |
|  | | Orquidea

| Assunto: Outras ervas para hipertensão Seg Nov 14, 2011 11:04 pm | |
| Boa noite a todos.
Existem diversas ervas para tratar a hipertensão, embora a infusão de folhas de Oliveira seja a que apresenta maiores resultados e mais rápidos. Deverão, no entanto, seguir as indicações que já dei anteriormente.
Cá vai uma lista de algumas ervas a utilizar:
- Salsa, Agrião, Manjericão, Alecrim, Cana de milho, Fumaria ( conhecida por Erva Moleirinha), Alcachofra, Sete Sangrias, Bolsas de Pastor, Alfazema., Pirliteiro (Espinheiro Alvar), Cavalinha, Cerefólio, Trevo, Gengibre.
a todas estas ervas, podem e devem acrescentar no final uma pitada de Noz Moscada.
Segundo a Medicina Tibetana, a Noz Moscada é a especiaria do coração.
Como contém algum grau de toxicidade, deverá ser usada apenas uma pitada por chávena e não deverá ser submetida à acção do fogo. Coloca-se a infusão já pronta na chávena e só então se polvilha com a noz moscada moída. (não ralada, pois fica demasiado grosso e é desagradável). | |
|  | | Florsilvestre
Mensagens : 30 Data de inscrição : 17/10/2011 Idade : 56 Localização : Viseu
 | Assunto: Re: Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? Qui Nov 17, 2011 6:50 pm | |
| | |
|  | | Conteúdo patrocinado
 | Assunto: Re: Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ?  | |
| |
|  | | | Chá de Oliveira - quem me pode esclarecer ? | |
|