Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Gostam de cerejas?

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Gostam de cerejas? Empty
MensagemAssunto: Gostam de cerejas?   Gostam de cerejas? Icon_minitimeDom Abr 26, 2009 12:38 pm

Penso que todos gostam de cerejas. Embora a cerejeira se dê bem em climas frios, sobretudo do nosso interior, é possível obter bons frutos se tivermos alguns cuidados na plantação.

A cerejeira é uma árvore que produz flor por volta de fins de Março, princípios de Abril. Na maioria dos casos o orgão feminino da flor ainda não está receptivo ao pólen do órgão masculino, pelo que convém ter mais de uma cerejeira, para se obterem bons resultados.

Plante espaçadas seis a oito metros.
Estas árvores querem invernos frios e chuvosos e verões secos e amenos.

Consegue-se propagar por enxertia, em porta-enxertos tirados por sementes. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Pereira




Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/06/2009
Localização : Mouro

Gostam de cerejas? Empty
MensagemAssunto: Cerejeira   Gostam de cerejas? Icon_minitimeQui Jun 11, 2009 12:51 pm

Olá de novo,

A cerejeira, ou gingeira, está de boa saúde, o problema é a concorrência forte que faz à laranjeira, que se encontra no centro do jardim. Na mudança do ciclo de sessenta anos despontaram rebentos por todo o jardim,
dos quais mantenho dois ou três. Esta árvore só começou a a dar fruto recentemente e lembro-me dela pequena, é pois muito jovem em relação à laranjeira e estão a guerrear as duas. Este ano a laranjeira colocou um rebento precisamente na base do tronco da cerejeira... Inadvertidamente cortei-o, tentei depois fazê-lo pegar em terra mas não resultou. Existe ainda um marmeleiro a sul, a cerejeira encontra-se no mesmo canteiro um pouco mais a este, sudeste portanto. Este canteiro é ladeado por um muro com cerca de um metro, em sombra, e vou experimentar algumas das sugestões de plantas de sombra! Estas plantas mais baixas, não retiram muita água às árvores? Por outro lado pensei em optar por um tapete de agapantos ou outra sugestão, para controlar as daninhas, o que venho a fazer por todo o jardim de há quatro anos para cá, suprimindo essencialmente urtigas, por monda, tendo surgido outras espécies interessantes, dentes de leão, por exemplo, mas isto já é assunto para o jardim... Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Gostam de cerejas? Empty
MensagemAssunto: Re: Gostam de cerejas?   Gostam de cerejas? Icon_minitimeSex Jun 12, 2009 9:06 am

Que milagre é esse de afugentar daninhas sem ter que lhes colocar as mãos??
É que se existe eu também quero. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Pereira




Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/06/2009
Localização : Mouro

Gostam de cerejas? Empty
MensagemAssunto: Re: Gostam de cerejas?   Gostam de cerejas? Icon_minitimeSex Jun 12, 2009 11:17 am

O segredo são mesmo as mãos. A monda é a supressão de daninhas por arranque com as mãos, sem proceder ao corte do caule, arrancando-se se possível a planta pela raiz. Deste modo é mais difícil que se reproduza de novo, se for planta de rizoma, por exemplo. Por outro lado, nas urtigas, por exemplo, consegue-se com algum cuidado que não se espalhem sementes pelo chão, controlando progressivamente a sua reprodução. Passado um ano ou dois, principalmente depois de uma cava profunda que fiz no terreno, despontaram uma série de outras espécies, umas daninhas outras não. Apareceram muitos dentes de leão que nesta época dão um ar campestre ao quintal!
Ir para o topo Ir para baixo
Pereira




Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/06/2009
Localização : Mouro

Gostam de cerejas? Empty
MensagemAssunto: Re: Gostam de cerejas?   Gostam de cerejas? Icon_minitimeSex Jun 12, 2009 11:24 am

Mas não era essa a questão, a sua curiosidade vem da supressão das daninhas. Noutra área transplantei um grande conjunto de agapantos, enorme, ainda sem ter lido nada sobre eles, dividi-os pela raiz, plantei, reguei, fertilizei um pouco e nessa área deixei de ter urtigas, pois as folhas dos agapantos não permitem que o sol chegue ao solo, inibindo o crescimento das urtigas. Agora é uma linha de agapantos, o que eram urtigas e este ano voltei a dividi-los para outra zona mais sombria, pelo que já postei noutro sítio acerca de ser uma escolha correcta para aquela zona.
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Gostam de cerejas? Empty
MensagemAssunto: Re: Gostam de cerejas?   Gostam de cerejas? Icon_minitimeSex Jun 12, 2009 3:56 pm

Caro Pereira,
como já referi neste tópico, convém ter mais do que uma cerejeira, pois nem sempre a árvore tem os orgãos femininos receptivos ao pólen, e uma só cerejeira dificilmente produz em abundância.
Para que eu me possa pronunciar melhor sobre as suas árvores, peço-lhe o favor de enviar fotos do seu terreno, de forma a ver as árvores e sua localização. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Pereira




Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/06/2009
Localização : Mouro

Gostam de cerejas? Empty
MensagemAssunto: Re: Gostam de cerejas?   Gostam de cerejas? Icon_minitimeSex Jun 12, 2009 8:23 pm

Caro Administrador dos Forumeiros:

Sim, como os posts são geralmente curtos tem que se estar dentro dos assuntos para os interpretar correctamente.
Tenho de ler com mais atenção. Vou sistematizar as questões que tenho para progressivamente intervir no espaço.
De qualquer modo o caso mais preocupante é o da laranjeira, da qual vou recolher dados concretos para que possa avaliar o melhor possível a situação da árvore. Muito obrigado pela sua disponibilidade, coisa rara nos tempos que correm. Cumprimentos floriais! :)
Ir para o topo Ir para baixo
Branquinho




Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 60
Localização : Porto

Gostam de cerejas? Empty
MensagemAssunto: Um pouco sobre Cerejeiras   Gostam de cerejas? Icon_minitimeSáb Jun 13, 2009 1:36 pm

Boa Tarde a todos os utilizadores.

Ora sobre cerejeiras e cerejeiras eu já a alguns anos que observo as plantações que as minhas tias possuem. Na verdade são plantações "comerciais" porque os ganhos anuais da venda de cereja atingem - pelo que as minhas tias me dizem - uma renda anual de 7.000 euros.
As minhas tias possuem umas terras que somente tem plantadas filas de cerejeiras. Elas encontram-se em fila indiana e distanciadas entre si uns bons 3 a 4 metros, mas dos lados de cada fila vizinha estão distanciadas uns 5 metros e não são plantadas em filas rectas, ou seja, a primeira fila é a direito e a segunda começa pelo meio da fila anterior e as restantes filas continuam esse esquema. Porque é que tal sucede isso não sei.
Quem observar essas filas não terá senão que reparar que para além de uma quantidade enorme de mais de 80 cerejeiras bem enfileiradas, todas as árvores tem o seu tronco colorido de branco desde o solo até à altura de um metro e meio. Essa pintura branca do tronco é feita praticamente de "cal" que dizem evitar que as formigas subam.
Na época de flor essas cereijeiras sofrem uma asperção de um liquido de origem quimica - adquirido no Grémio da região - que serve para evitar que as cerejas tenham no seu interior lavras de insectos.
As áreas onde se encontram não possuem quaisquer outras árvores. O solo é mantido "nu" sem qualquer planta daninha e é controlado de tempos a tempos (cavado com ancinho à superfície) e possui um sistema de regra por regos cavados na própria terra que vão deixar cair a água junto do tronco de cada árvore porque cada uma possui um circulo mais fundo escavado no pé de cada uma. A água fica retida ali mesmo e vai atingir as raízes com a quantidade necessária.
Durante anos ouvi falar que as cerejeiras não podem possuir como vizinhas outras árvores. O mesmo dizem de ter limoeiros e laranjeiras junto de nascentes de água que dizem que as suas raízes vão estragar o sabor da água.
As famosas cerejas de Resende tem sido cultivadas, escolhidas pelo diâmetro e embaladas em caixotes num prazo de 6 horas após terem sido colhidas. A validade dessas cerejas tem um tempo limite de conservação ao natural nas fruteiras e num espaço de 2 semanas tornam-se impróprias para consumo.
No entanto, terminado um prazo de validade - durante o qual elas ainda não atingiram o ponto de maturação que as torna impróprias - observem que elas desaparecem por completo dos postos de venda seja lá qual for o seu lote. De facto, são recolhidas por empresas que se dedicam a fazer compotas e a transformá-las em produtos que darão sabor a outros. Na natureza nada se desperdiça. Tudo se aproveita e recicla.
Ir para o topo Ir para baixo
oriana
Moderadora
oriana


Mensagens : 124
Data de inscrição : 14/03/2009
Idade : 57

Gostam de cerejas? Empty
MensagemAssunto: Re: Gostam de cerejas?   Gostam de cerejas? Icon_minitimeDom Jun 14, 2009 10:01 am

Obrigado Branquinho por esta preciosa informação, sobretudo porque diz respeito a uma das zonas mais famosas de produção de cereja.
Devo, no entanto, acrescentar que o facto de caiarem os caules das cerejeiras com cal, é uma regra já largamente ultrapassada, mas que as pessoas antigas continuam a utilizar, embora não produza os efeitos que dizem.
Mas oportunamente falaremos sobre isso no tópico "fitopatologia" Gostam de cerejas? 271459 Gostam de cerejas? 271459 Gostam de cerejas? 271459
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Gostam de cerejas? Empty
MensagemAssunto: Re: Gostam de cerejas?   Gostam de cerejas? Icon_minitimeTer Jun 16, 2009 5:55 pm

Caro Pereira,
enquanto aguardo as suas fotos, faço só um pequeno reparo: eu NÂO sou administrador do forumeiros, sou apenas administrador do forum CONHECERASPLANTAS. Fica aqui a correcção, não haver melindres por parte da administração do FORUMEIROS ( que eu não conheço).

Um abraço, Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Gostam de cerejas? Empty
MensagemAssunto: Re: Gostam de cerejas?   Gostam de cerejas? Icon_minitimeQua Jun 17, 2009 10:22 am

Quem são os forumeiros administratados??
Cada vez percebo menos de organogramas!! Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Gostam de cerejas? Empty
MensagemAssunto: Re: Gostam de cerejas?   Gostam de cerejas? Icon_minitimeQua Jun 17, 2009 12:13 pm

Ó cara Maria João,
a sua boa disposição é contagiante.
O nosso forum "conhecerasplantas" está integrado num forum global "forumeiros" que foi criado não sei por quem, e que engloba diversos foruns que queiram aproveitar este serviço de intercâmbio de ideias.

O nosso forum é "conhecerasplantas" mas tem obrigatoriamente de pertencer ao forum geral "forumeiros.com", o que quer dizer que temos de aceder a "conhecerasplantas.forumeiros.com" para podermos contactar-nos.

Isto é assim uma espécie de apanharmos um autocarro nº 14 que vai para Alguidares de baixo, mas que esse mesmo autocarro faz parte da empresa "rodovia"; então teríamos o "autocarro nº 14 da rodovia",
porque poderá haver outro autocarro nº 14 de uma outra empresa.

Ah, aproveito para felicitá-la pela sua sempre activa participação, cheia de boa disposição.
Saudações "forumeirais". Arrow


Última edição por Admin em Sáb Jun 27, 2009 6:57 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Pereira




Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/06/2009
Localização : Mouro

Gostam de cerejas? Empty
MensagemAssunto: Re: Gostam de cerejas?   Gostam de cerejas? Icon_minitimeQua Jun 24, 2009 4:29 pm

Olá a todos.

Caro Administrador, o tratamento Administrador do Forumeiros foi uma interpretação errónea da palavra forumeiros.
Que engraçada seria a contracção de forum com jardineiros! Os jardineiros do forum da net. Afinal o forumeiros é para todos os eiros... Esclarecido este ponto felicito-o pela criação do Conhecer as Plantas, que se pode tornar interessante com o crescimento, como as plantas.

Aqui vão as fotos pedidas do espaço.
Não se assustem com a laranjeira...é rija e tem respondido a todos os cuidados.

Gostam de cerejas? Forume10
As cerejeiras são árvores bonitas. É fantástico observar a mudança de cor no Inverno e o florir.
Aqui está o seu aspecto em Dezembro.

Gostam de cerejas? Forume10
Pode ver-se aqui a vista mais "verde" do quintal. O Dragoeiro em primeiro plano é de um vizinho, vêem-se uns ramitos da laranjeira. O marmeleiro funde-se com a cerejeira quando têm folhas, como agora.

Gostam de cerejas? Forume10
Esta já não é tão bonita, work in progress. A cerejeira e o marmeleiro estão plantados no canteiro de sombra que já descrevi, tendo o marmeleiro três troncos principais. A minha grande dúvida em relação à poda da laranjeira dá para se observar aqui.
O ramo secundário central que parte do primário da direita arranca até 2,80m... foi podado há três ou quatro anos e a árvore respondeu bem, devia ter podado bem mais abaixo. Não o fiz por ter três ou quatro ramos terciários no topo. Para mim é estranho, é um ramo enorme, muito alto, até se dividir. O seu ponto de crescimento fica a 1,80m do solo. Afinal tem 4,60 de altura... Shocked Ponho mais dados no outro tópico.

Gostam de cerejas? Forume10
Esta é a vista assustadora da laranjeira. Eu também estou de mãos na cabeça. Mad
Vendo pela positiva a 35mm da camara dá um certo ar dramático... Wink

O espaço é pequeno para as três, mas gostava de não abater nenhuma, apesar de já me terem sugerido isso.
Qual a vossa opinião?
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Gostam de cerejas? Empty
MensagemAssunto: Re: Gostam de cerejas?   Gostam de cerejas? Icon_minitimeSex Jun 26, 2009 7:15 pm

Caro Pereira,
as fotos estão boas e dá para ver. Em breve entrarei em contacto consigo sobre este assunto.
Entretanto digo-lhe que fiquei admirado com o aspecto da sua cerejeira em Dezembro, pois aqui no Norte nessa altura do ano já as cerejeiras estão despidas de folhas. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Gostam de cerejas? Empty
MensagemAssunto: Re: Gostam de cerejas?   Gostam de cerejas? Icon_minitimeSáb Jun 27, 2009 7:10 pm

Caro Pereira,
cá estou de novo para conversarmos sobre o seu "pomar". Pelas fotos parece-me haver terreno a menos para árvores a mais. No entanto, eu também sou contrário ao abate, salvo quando é mesmo necessário.

Pode drasticamente as suas árvores: claro que elas vão ressentir-se. Corte ramos acima dos 2,20 m, deixando SEMPRE varas (que não são podadas) nos ramos inferiores. Crie um cone de ar no centro, cortando os lançamentos verticais.

Alguma dúvida que surja... vá dizendo. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Pereira




Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/06/2009
Localização : Mouro

Gostam de cerejas? Empty
MensagemAssunto: Re: Gostam de cerejas?   Gostam de cerejas? Icon_minitimeSáb Jun 27, 2009 8:17 pm

Olá, já temia algo deste tipo. Realmente há opções difíceis.
Vou enviar de qualquer modo alguns dados da laranjeira para ajudar nas opções de corte, no outro tópico.

Outra opção prende-se realmente com o abate de uma delas. Quais os diâmetros livres que cada espécie destas deve ter? A optar abateria o marmeleiro. Mas isso não resolve o problema entre a cerejeira e laranjeira. Realmente já tenho ligação a essas duas árvores, no entanto se for necessário sacrificar alguma terei que fazê-lo.
Compreendi a sua posição, poda severa em todas para todas manter.

Este tópico realmente estaria melhor noutra secção... Pomar não é.

Obrigado pelos seus conselhos.
Gostam de cerejas? 271459 Gostam de cerejas? 271459 Gostam de cerejas? 271459
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Gostam de cerejas? Empty
MensagemAssunto: Re: Gostam de cerejas?   Gostam de cerejas? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Gostam de cerejas?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Gostam de COURGETES ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM :: POMAR-
Ir para: