Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistrarEntrar

 

 Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
CAmaral




Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/03/2011
Localização : Viseu

Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto Empty
MensagemAssunto: Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto   Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto Icon_minitimeSex Abr 01, 2011 12:05 pm

Bom dia,

Plantei recentemente umas árvores novas num terreno que tenho atrás da minha casa (para fazerem companhia a outras árvores mais velhas que já lá havia).
Tenho macieiras, citrinos, cerejeiras, figueiras, kiwi, romanzeira e oliveiras.
O que eu gostaria de saber é se há alguma época especifica para se pulverizarem cada um destes tipos de árvores (por causa das "doenças" mais comuns que as costumam atacar) e quais os produtos que se usam para as pulverizar.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto Empty
MensagemAssunto: Re: Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto   Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto Icon_minitimeSáb Abr 02, 2011 7:11 pm

Caro CAmaral, antes de lhe responder, gostaria de saber se pretende fazer agricultura biológica ou agricultura tradicional, pois só assim lhe posso indicar os meios a utilizar. Em minha casa, eu esforço-me por não aplicar fungicidas, herbicidas e inseticidas químicos...
Aguardo a sua informação.
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
CAmaral




Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/03/2011
Localização : Viseu

Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto Empty
MensagemAssunto: Re: Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto   Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto Icon_minitimeSáb Abr 02, 2011 10:21 pm

Boa noite.

Eu no ano passado também não usei qualquer produto quimico. Mas - muito provavelmente - derivado a isso, não tive fruta de jeito.
As folhas de algumas árvores ficaram todas tolhidas, outras cheias de formigo, outras com a fruta toda picada, outras nem fruta deram...
Então acho que este ano seria melhor optar por usar qualquer coisa, senão vai ser mais um ano a tratar das árvores para depois não colher nada...
Mas como eu sou novato nestas coisas, então precisava de uns conselhos experientes, de como tratar cada uma destas éspecies de árvores.
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto Empty
MensagemAssunto: Re: Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto   Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto Icon_minitimeSeg Abr 04, 2011 8:53 pm

Caro CAmaral, em breve vou responder ao seu pedido, que por ser complexo, vai ser um pouco longo. Como compreende o tratamento de pereira ou macieira, não é o mesmo que de um citrino ou kiwi.
Para já devo dizer-lhe o seguinte:

Cerejeiras - as cerejeiras, apesar de terem androceu e gineceu e, como tal, poderem auto fecundarem-se, nem sempre o orgão feminino da flor está recetivo ao pólen. Para que haja uma polinização eficiente convém ter, pelo menos, duas ou três cerejeiras.

Citrinos - Os citrinos, em geral, carregam de fruto ano sim, ano não. Quando num ano dão frutos em abundância, no ano seguinte dão frutos em muito menor quantidade.

Figueiras - não é habitual levarem qualquer espécie de tratamento, havendo, no entanto, casos em que os mesmos são necessários.

Romãzeiras - Conheço casos, em que uma romãzeira só começa a dar frutos com dez e doze anos. Nalguns casos, é preferível o abate da árvore, pelo seu fraco rendimento.

Em breve dar-lhe-ei mais explicações.
Um abraço. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
CAmaral




Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/03/2011
Localização : Viseu

Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto Empty
MensagemAssunto: Re: Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto   Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto Icon_minitimeTer Abr 05, 2011 1:16 pm

Boa tarde,

Por acaso passa-se mais ou menos isso que você disse:

Tenho 3 cerejeiras: 2 com mais idade, mas de fruto com fraca qualidade, que apenas estão a servir para fazer sombra, digamos assim... e depois tenho outra cerejeira, de fruto com boa qualidade, mas ainda é pequena e nova... só que essa cerejeira o ano passado ganhou muito formigo e ficou com as folhas todas tolhidas...

Depois, nos citrinos, tenho uma laranjeira, uma tangerineira e um limoeiro. Todos deram flor e começaram por dar fruto, mas depois - provavelmente com o mau tempo, embora as tenha abrigado - caiu o fruto todo e não colhi nada destas árvores...

A figueira ainda é a menos problemática. Normalmente apenas lhe vou dando uma ligeira poda de desbaste, mas costuma dar bom fruto todos os anos.

A romanzeira ainda é pequena e nova (tem cerca de 1 metro de altura) e embora também dê sempre flor e pareça que começam a aparecer os frutos, a verdade é que ainda não deu nada...

Os kiwis, plantei um macho e uma femea. Estão a cerca de 4 metros um do outro. O macho cresceu "desalmadamente" e rapidamente atingiu o cimo da parreira que construi para ele... a fêmea não sai da cepa torta... e então este ano o meu pai deu-me 4 varas de kiwi femea, eu plantei-as e pegaram todas... agora nem sei se as hei-de deixar ir todas avante ou se arranque as mais fracas...

As 5 macieiras também são outra dor de cabeça: tenho 2 golden, 2 raineta (não sei se é assim que se escreve) e 1 bravo esmolfe. Este ano acho que lhes dei uma poda melhor que o ano passado. O ano passado apenas a de bravo deu fruto que se visse, mas deu tanto que depois a qualidade não era muita. As outras não deram nada de jeito, e a pouca fruta que deram era toda "bichosa".

E então é por isso que estou aqui a tentar obter mais e melhores informações, para ver se começo a tirar melhor proveito das minhas árvores.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
joao torrinha/amandio

joao torrinha/amandio


Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/02/2011
Idade : 24
Localização : vendas novas

Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto Empty
MensagemAssunto: Re: Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto   Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 8:46 pm

o meu avo tabem tem arvors frutos cerejas para curar mete agua dentro regador e mete no canteiro delas
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto Empty
MensagemAssunto: Re: Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto   Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto Icon_minitimeSex Abr 15, 2011 8:13 pm

Joãozito, o teu avô faz muito em regar as árvores de fruta...

Caro CAmaral, conforme o prometido cá estou a dar-lhe resposta às suas questões, e não o fiz mais cedo porque o tempo tem sido muito escasso...

Em primeiro lugar quero lembrar que só uma poda bem feita pode ajudar uma árvore a dar bons frutos.
Citrinos - experimente regar os seus citrinos com água de lavar a carne ou o peixe (água com sangue); faça isso duas vezes por semana...
Se os citrinos continuarem a não dar frutos, diga, pois decerto teremos de efetuar uma incisão circular no caule, que na altura lhe direi como fazer.

Romãzeiras - para já vamos aguardar a ver como "se vão portar" este ano, pois são muito novas.

Kiwis - 1 macho para 3 fêmeas. Fazer podas corretas. Nesta altura já é tarde para podar.

Macieiras - Nestas árvores a poda é o grande segredo. Agora já é tarde para podar. Na altura certa (Finais do Outono) lembre-me para lhe ensinar como fazer. Lembre-se que a macieira floresce nos "esporões"!...

Cerejeiras - fala-me em "folhas retorcidas"... Os afídios provocam frequentemente o enrolamento e o enrugamento das folhas. Estes sintomas paraecem nas folhas das extremidades dos lançamentos, geralmente entre Maio e princípios de Julho. As excreções açucaradas produzidas pelos afídios tornam as folhas e os frutos pegajosos e podem originar a formação da "fumagina".
Para combater, dever aspergir as árvores em Dezembro ou Janeiro, com óleo de alcatrão, e na Primavera aplicar um inseticida sistémico, na altura em que aparecem os botões florais, mas antes que abram.

Boa sorte, e vá dando notícias... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
CAmaral




Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/03/2011
Localização : Viseu

Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto Empty
MensagemAssunto: Re: Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto   Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto Icon_minitimeSex Abr 15, 2011 10:08 pm


OK, vou seguir os seus conselhos, e depois então colocarei aqui mais duvidas ou questões quando necessário.

Muito obrigado pelas suas dicas.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto Empty
MensagemAssunto: Re: Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto   Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Líquens e árvores de fruto
» Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber?
» Arvores e Sombra
» FEIRAS E ROMARIAS
» Para quando um CHAT?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM :: POMAR-
Ir para: