Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 laranjeira

Ir para baixo 
+3
tripeira
Flora
freire
7 participantes
AutorMensagem
freire




Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2009

laranjeira Empty
MensagemAssunto: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeQua Abr 22, 2009 5:04 pm

antes de mais uma boa tarde a todos. este é o meu primeiro post neste site. por isso peço desculpa se a duvida que vou colocar não estiver no sitio correcto

bem, tenho 2 laranjeiras e 1 arvore que dá tangeras. ambas estão grandes demais,e os ramos estão completamente desalinhados. não apresenta por isso aquela copa bonita e radiosa como toda a gente gosta de ver.
como não são podadas há mais de 10 anos pelo menos falei com uma conhecida para ver se resolvia o problema. ela respondeu-me altura da poda é em maio. disse-me também que devo fazer a poda logo a seguir ao ramos novos que começaram a crescer ao longo da arvore e mais ao menos ao mesmo nivel para que os ramos cresçam mais ou menos de forma regular e fiquem da mesma altura, para que daqui a algum tempo a copa esteja como deve ser.
como a flor esta agora a cair, e visto que na internet encontrei informação contraditoria, e para confirmar se a minha conhecida não se enganou no que disse, gostaria de saber quando devo podar.
em segundo lugar, gostaria de saber como tratar a minha árvore de tangeras. desde sempre ate há uns dois anos dava sempre u imensos frutos. desde ai pra cá dá muito poucos, embora sejam maiores. alem disso no tronco que percorre desde a raiz ate ao ponto que que se iniciam os ramos maiores, e em alguns ramos, é visível a falta de casca. uma grande parte do tronco esta mesmo descascado. visto que nunca tinha visto isso na arvore, alguém me sabe dizer se é normal ou não, e se não o for como devo tratar?
agradecia uma resposta.
um bem haja a todos
Ir para o topo Ir para baixo
Flora
Moderadora
Flora


Mensagens : 273
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 51

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeQua Abr 22, 2009 5:59 pm

olá primeiro que tudo muito bem vindo /a tem o mesmo problema que eu ,pode ver no topico mais em baixo ,mas de qualquer maneira o adm vai responder as suas duvidas .
FLOR
Ir para o topo Ir para baixo
tripeira

tripeira


Mensagens : 234
Data de inscrição : 14/03/2009
Localização : Grande Porto

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeSex Abr 24, 2009 11:49 am

Penso que este assunto é de FITOPATOLOGIA , mas estou ansiosa por saber a resposta. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeSex Abr 24, 2009 6:04 pm

Realmente este assunto é de Fitopatologia, mas a resposta cabe perfeitamente aqui.
Comecemos pela tângereira:
A geada, aliada a um crescimento irregular provocado pelo mau funcionamento das raízes, provoca muitas vezes o rachamento longitudinal da casca, e os tecidos podem entrar em putrefacção. Tente drenar o solo à volta da árvore, e na altura da geada tente igualmente proteger a árvore. Caso tenha possibilidade de enviar uma foto da árvore, poder-me-á ajudar a melhor compreender o problema.

Agora vamos falar sobre a poda das laranjeiras:
Estas árvores não necessitam de podas de frutificação, mas sòmente podas de limpeza e de formação.
A sua amiga disse , e bem, que a melhor altura de podar é a que estamos, pois as árvores já não têm frutos.
Uma árvore não necessita de ser alta, pois dificilmente conseguimos apanhar os seus frutos; mas como já não é podada há dez anos, vamos agora tentar remediar o caso.

Corte os ramos verticais junto ao caule principal, e faça o corte sempre inclinado, para impedir que a água fique depositada no corte e possa apodrecer o caule. Retire todos os ramos inestéticos, e se possível crie um cone de ar no centro da árvore, podando no centro da mesma.

Envie-me fotos de antes e depois da poda.
Qualquer dúvida, consulte-nos! Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
freire




Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2009

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeSeg Abr 27, 2009 6:42 pm

antes de mais um obrigado pela resposta. as fotos so para a semana poderei enviar, dado que passo a semana fora de casa. assim que as tiver vou posta-las aqui. de qualquer forma e porque sei que vão surgir duvidas vou colocando algumas questoes para que me possasm ajudar. ate lá um bem haja e um sincero obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeTer Abr 28, 2009 5:20 pm

Caro Freire,

este forum é para isso mesmo: tirar dúvidas a quem as tem. Por vezes também não sabemos responder...

Comunique sempre connosco e traga os seus amigos também. Decerto eles também terão dúvidas!
Saudações floriais Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
freire




Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2009

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeQua maio 13, 2009 3:00 am

boa noite.
embora atrasado em relação ao prometido aqui estão as fotos: h**p://www.megaupload.com/?d=UGQPYOYC (por favor, substituam os ** por tt - quebrei a ligação para garantir segurança ao site).
Optei por usar o megaupload por não saber como colocar as fotos neste site. De qualquer forma é possível descarregar as fotos através do link que disponibilizei as fotos estão em arquivo rar (é possivel abrir o arquivo com o winrar). As fotos correspondem à árvore das tangeras que ainda não tinha sido podada na altura (já a podei embora ainda não lhe tenha tirado fotos... espero que não tenha feito asneira na poda)... mas continuando...uma das fotos diz respeito à árvore completa. as 2 outras estão relacionadas com o meu maior receio. Como poderão notar a casca não está normal. Será que agora com as fotos alguém me poderá indicar a melhor forma de a tratar?
agradecia imenso
cumprimentos e boa noite
freire
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeQua maio 13, 2009 6:14 pm

Não consigo entrar no megaupload para ver as fotos e dar uma resposta. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
freire




Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2009

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeQua maio 13, 2009 6:36 pm

boa tarde sr administrador.
em 1º lugar queria agradecer o interesse pelas preocupações das pessoas do fórum. pedia mais uma vez que tentasse ir ao link (agora não o quebrei)
http://www.megaupload.com/?d=UGQPYOYC . ira entrar numa pagina em que terá de digitar as letras que aparecem antes do rectângulo no respectivo rectângulo na parte que diz: digite isso (agora aparece as letras ou numero que tem de colocar no rectângulo)aqui: (e aparece um rectângulo). depois de digitar essas 4 letras e/ou numero que aprecem com uma forma mais estranha, clique na caixa que diz: baixar arquivo. espera cerca de 24 segundos e aparecerá um rectângulo a dizer: download comum. seleccione essa opção e ira aparecer uma caixa que pergunta se quer abrir ou guardar um arquivo com o nome: laranj.rar. seleccione uma ou outra opção e começa o download do ficheiro que ai coloquei. depois é so abrir o ficheiro de arquivo com o winrar e verá as fotografias.
peço mais uma vez que tenha a paciencia para ver e abrir as fotos para que possa resolver o problema o mais rapido possivel. qualquer duvida exponha aqui, por favor.
muito obrigado e saudações
Ir para o topo Ir para baixo
freire




Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2009

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeSeg maio 18, 2009 8:24 pm

boa noite:
https://2img.net/r/ihimizer/img151/5817/88148789.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img151/3678/59999354.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img151/1812/47696560.jpg

ainda na senda da resolução da árvore das tangeras, voltei a postar as imagens mas agora em outro site. aqui o acesso as imagens é directo. basta aceder aos link que indico. na 1ª e 2ª imagem esta exposto o meu medo. na 3ª imagem esta a laranjeira. se alguém souber ou tiver uma vaga ideia do que isto é que me diga p.f.
freire
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeSáb maio 23, 2009 6:41 pm

Caro Freire,
desculpe o meu atraso na resposta, mas esta semana foi um pouco árdua para mim.
Gostava de saber se estas lesões estão junto a cortes que efectuou aquando das podas.
No entanto, pela observação das fotos enviadas, parece-me que as suas laranjeiras têm uma doença chamada "cancro", caracterizada por manchas descoradas na casca, que se vão espalhando.
Gostava que, de acordo, com o que vou explicar de seguida me confirmasse ou não, para que eu possa dar um parecer mais exacto.
A infecção pode verificar-se em qualquer altura do ano, através de feridas nas secções dos cortes das podas. No Verão formam-se pústulas brancas, que mais tarde se tornam avermelhadas.

Deve cortar os tecidos doentes, de cor pardacenta, usando uma faca afiada; depois pincele com TIOFANATO DE METILO. Todos os anos, aplique no Inverno óleo invernal, pulverizando todo o tronco e ramos adjacentes.
Nesta altura pulverize com calda bordalesa
Vá dando notícias. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
freire




Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2009

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeDom maio 24, 2009 9:49 pm

antes de mais boa noite a todos.
em primeiro lugar queria agradecer ao senhor administrador, pela dedicação e pelo esforço que me fez para responder a esta questão (por favor, tem de um dia destes dizer qual o seu sobrenome ou primeiro nome... é que trata-lo por senhor administrador parece-me estranho... sem querer ofender, claro).
bem, quando me disse o nome da doença, só com o nome assustei-me logo. mas quando continuei a ler o que tinha dito achei estranho quando referiu " No Verão formam-se pústulas brancas, que mais tarde se tornam avermelhadas". Confesso que como nunca reparei (ou não me lembro)o aparecimento de pustulas brancas ou manchas avermelhadas, corri a net para ver se havia imagens que mostrassem isso. E durante a minha pesquisa encontrei esta imagem que penso que vai ao encontro do que supoe ser o que a minha arvore tem:
http://www.ufrgs.br/agrofitossan/galeria/imagens/fotos/780-cancro%20caule%20dia%2009_08%20002.jpg

é que este tipo de manchas, ou aspecto, a minha arvore não tem. as manchas são mais de tom alaranjado, com bordo irregular. além disso as manchas aparecem sobretudo no tronco principal das arvores que depois se subdivide nos outros. algum dos ramos em que o tronco principal se subdivide também têm, mas não são todos. alem disso essas manchas já existem à mais de ano e meio, pelo menos. Além disso a parte terminal dos ramos está completamente normal. Por isso se for necessário mais fotos ou informações para clarificar melhor a situação p.f. digam. já agora aproveito para dizer que já podei a árvore. e nas zonas onde cortei e onde estão essas manchas de tom laranja coloquei "papa de cinza" (aproveitei as cinzas que tinha em casa, coloquei -as num balde com água durante alguns dias, e com o que ficou no fundo chapisquei nessas zonas). so espero que não faça mal...
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeSeg maio 25, 2009 8:56 am

Eu também sempre tenho tido uma certa curiosidade (curiosidade com simpatia e no bom sentido), em relação a este administrador. Que tipo de pessoa será que tanto sabe ou procura saber. Será que é um estudioso que tem o saber ou uma pessoa da terra que tem a experiencia?? Nas suas respostas nota-se sempre uma ternura respeitosa e um ar quase maternal ou paternal. Gosto muito deste administrador mas não consigo sequer formar uma personagem na minha imaginação. Se ao menos tivesse um nome de código, tipo Flora ou Tripeira, já dava para formar uma entidade ainda que imaginária, ainda que não correcta, mas já seria uma referencia.
Ir para o topo Ir para baixo
martinho




Mensagens : 137
Data de inscrição : 23/04/2009
Localização : Douro litoral

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeSeg maio 25, 2009 4:18 pm

Embora este tema referente a este tópico, mas na continuidade do que acima foi dito, eu devo acrescentar que o aniversário do administrador fo há pouco tempo, eu recordo-me de ver aqui no forum mensagens de parabéns.
Já sabemos alguma coisa. Se colocar um nome de código como diz a Maria João, também não adianta nada, ficamos na mesma, mas penso que o admin. será pessoa ligada aos cursos aqui referenciados, ou estou enganado?
Mas que sabe, lá isso sabe! Aproveito para lhe enviar um forte abraço pela dedicação a este forum.
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeSeg maio 25, 2009 5:16 pm

Na minha terra diz-se que a curiosidade matou o gato...
Estou a brincar... Todos os moderadores sabem o meu nome, e alguns membros, também.
Em mensagem privada vou apresentar-me; no entanto, peço-lhes que continuem a tratar-me por "admin".Assim é em todos os foruns, e vamos manter a tradição.
O Martinho tem razão! Realmente estou ligado aos cursos sobre jardinismo, e se quiserem conhecer-me pessoalmente é só frequentar um dos cursos!...
Também é verdade que fiz anos há bem pouco tempo.
Em relação ao ar paternal, bem... eu sou assim mesmo, pois entendo que boas maneiras ficam bem em todo o lugar. É assim, que tenho conquistado amizades e respeito ao longo dos anos!
E já basta de falar de mim... O forum não é para pieguices, mas para trabalho.
Caro Freire, prometo debruçar-me sobre o seu caso e em breve dou-lhe uma resposta.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
mireille

mireille


Mensagens : 59
Data de inscrição : 20/04/2009

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeTer maio 26, 2009 4:51 pm

Et moi, sera que je ne saurai jamais qui est Mr. le Admin?
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeSeg Jun 01, 2009 4:23 pm

Caro Freire,
as podas, por vezes, provocam lesões com consequências mais ou menos graves e, penso eu, ter sido o caso presente.

Quando efectuar cortes, cubra com uma pasta própria que encontrará à venda nas casas da especialidade, mas caso queira, pode optar por cobrir as zonas de corte com a SEIVA VISCOSA do cacto "Aloé vera", tão frequente nas nossas casas.

Em relação às manchas de tom alaranjado, aplique uma pulverização de calda oleosa (também chamada "azeite invernal"). e fique atento, pois muitas vezes, os pulgões e as cochonilhas aproveitam essas zonas para a sua proliferação.

Obrigado pelas fotos enviadas, e pela sua colaboração.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
freire




Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2009

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeTer Jun 02, 2009 10:01 pm

Muito obrigado pela dedicação senhor administrador. Farei aquilo que recomendou. Espero daqui a uns tempos poder mostrar novas fotos, e agora com muito melhor aspecto. A árvore esta agora mais "depenada", e começou agora a fazer os frutos, que ainda estão pequeninos. veremos como evolui o estado da vitima, pois cuidado não lhe vai faltar. Novas questões ou duvidas que tenha aqui postarei. um muito obrigado mais uma vez. continuação.
Ir para o topo Ir para baixo
freire




Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2009

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeTer Jun 02, 2009 10:57 pm

sr administrador, desculpe estar a ser maçador e a bater demasiado no assunto, mas por ser curioso procurei na net acerca de imagens de doenças de citrinos. e parei quando vi isto:
http://www.dpvweb.net/intro/d401f01.jpg
http://www.forestryimages.org/images/768x512/0725018.jpg
http://www.eppo.org/QUARANTINE/virus/Citrus_ringspot_virus/CIRSV0_images.htm
http://ccpp.ucr.edu/diseases/index.html
http://www.forestryimages.org/browse/subimages.cfm?sub=12226

parei porque a minha tangereira(penso que se diz assim...) aparenta ter os mesmos sinais e sintomas das imagens dos citrinos que aparecem nas imagens contidas nos links (se bem que não num estado tão gravoso como no da 2a imagem),tais como a doença ocorre na parte do troco e inicio dos ramos (à medida que ascendemos ao nível dos ramos deixa-se de verificar esses sinais), pela cor amarelo-alaranjado, e pelo aspecto das manchas.
E como digo aparenta, porque pode ser parecido e não ser a mesma coisa. As imagens reportam-se a uma doença que se chama Psorosis ou Citrus ringspot vírus (penso que são a mesma coisa). Peço que analise as imagens e que diga alguma coisa p.f. Se for necessário mais imagens ou informações disponibilizarei com todo o prazer. Desculpe-me o trabalho que estou a dar, e o tempo que lhe estou a tirar...
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeQua Jun 03, 2009 11:00 am

Caro Freire,
vou debruçar-me sobre as fotos e depois lhe direi alguma coisa.
Não peça desculpa pelas suas dúvidas: estamos aqui para isso mesmo: tentar resolver dúvidas que nos são apresentadas.No dia em que os membros deixarem de colocar sugestões e dúvidas, fotos e novos artigos, este forum MORRE. E isso, nenhum de nós quer...
Continue... continue... e conte sempre com a nossa colaboração! Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeSex Jun 12, 2009 4:04 pm

Caro Freire,
continuo a debruçar-me sobre o problema da sua laranjeira, o caso não está esquecido, penso em breve dar-lhe notícias. Desculpe a demora, mas o tempo tem sido tão cuuuuuurto! Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeTer Jun 16, 2009 6:09 pm

Caro freire,
continua a parecer-me, depois de estudar bem o assunto, que a sua árvore está atacada por "!nectria galligena", vulgarmente designado por cancro. As manchas avermelhadas verificadas nas fotos levam-me a essa conclusão; e nota-se que as lesões existem TAMBÉM no sítio dos cortes.

Não é um caso para desespero. Com uma faca afiada tente cortar os tecidos afectados e de seguida pincele as feridas com tiofanato de metilo.
Pulverize, quinze dias depois, com calda bordalesa, e repita a operação 45 dias depois.
Adube bem a sua árvore.
Não se esqueça que uma árvore bem adubada, é como uma pessoa bem alimentada: é muito mais resistente a doenças.

Vá dando notícias. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
freire




Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2009

laranjeira Empty
MensagemAssunto: resp   laranjeira Icon_minitimeQui Ago 27, 2009 2:30 pm

caro administrador
queria, mais uma vez, agradecer o tempo que dispos para analisar o meu problema. já ha algum tempo que vi a resposta e tou a tentar fazer o que me aconselhou. peço desculpa por so agora lhe responder (que vergonha, assumo...)e agradecer. É que tive numa altura um pouco complicada devido a certas obrigações que tinha. por outro lado, por esta altura não estou conectado à net o tempo que gostaria, daí que as minhas intervenções ou comentários deixaram de aparecer. é possível que dentro de um mês já possa participar com a regularidade com que gostaria.
peço que continuem a comentar, postar ou a deixarem informações que achem convenientes, e a ajudarem pessoas cheias de duvidas (como eu), pois só assim, partilhando informações, opinioes e experiências do muito pouco que sabemos ou aprendemos (excluindo o administrador, que esse sabe bues... como dizem os jovens) é possível ajudar-mo-nos uns aos outros e encontrar uma melhor solução para os nossos problemas.
um bem haja para todos e ate breve
p.s. desculpem os eventuais erros que semântica e sintaxe que poderão encontrar no meu tópico... é que foi escrito um pouco à pressa...
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitimeQui Ago 27, 2009 3:51 pm

Caro Freire, tudo de bom na sua vida profissional, que está em primeiro lugar.
Não agradeça a minha participação, pois essa é e será a minha obrigação p+ara com todos os membros. No entanto, devo dizer (e já o disse aqui uma vez) que nem sempre sei dar a resposta a questões que aqui são colocadas, e por isso, conto sempre com a colaboração activa de outros membros.
Um abraço Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





laranjeira Empty
MensagemAssunto: Re: laranjeira   laranjeira Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
laranjeira
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» falando sobre laranjas
» Poda das Laranjeiras
» Doce de Flores de Laranjeira

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: AGRICULTURA BIOLÓGICA-
Ir para: