Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Novo acordo ortográfico

Ir para baixo 
+3
Gabriela
MARIA JOÃO
Admin
7 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Novo acordo ortográfico Empty
MensagemAssunto: Novo acordo ortográfico   Novo acordo ortográfico Icon_minitimeSáb Mar 12, 2011 8:45 pm

Como decerto já repararam, nas mensagens que envio, estou já a utilizar o novo acordo ortográfico. Sei que muita gente não concorda com isso, mas se o acordo foi aprovado, para quê adiar a nova escrita de palavras??!!
Portanto, que me desculpem os puritanos, mas eu já vou escrevendo de acordo com as novas regras ortográficas...
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Novo acordo ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo acordo ortográfico   Novo acordo ortográfico Icon_minitimeSeg Mar 14, 2011 11:04 am

Caro Mr. Dmi, eu sou o Velho do Restelo ( e há-de convir que sem ele os Lusíadas não seriam a mesma coisa) Very Happy
Ainda estou na fase da negação e só me renderei quando fôr estritamente necessário.
Por enquanto até as revistas que já mudaram eu deixei de ler, o que me parece ser a única coisa positiva que isso me trás dada a actual situação económica que temos e que ainda se acredita que por aí virá, loll.

A verdade verdadinha é que eu, de calças vincadas casaco de aba de grilo e gravata, não gosto mesmo nada disso.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriela

Gabriela


Mensagens : 25
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 56
Localização : La Plata, Argentina (frente al Río de la Plata)

Novo acordo ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo acordo ortográfico   Novo acordo ortográfico Icon_minitimeSeg Mar 14, 2011 5:20 pm

Uf, la Real Academia Española también presentó recientemente unas nuevas reglas ortográficas, y con algunas de ellas también estoy en fase de negación, como dice Maria João... study No
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.flickr.com/ultimorollo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Novo acordo ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo acordo ortográfico   Novo acordo ortográfico Icon_minitimeSeg Mar 14, 2011 7:19 pm

Pois, Gabriela, este novo acordo ortográfico foi assinado entre TODOS OS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, e quer nós queiramos ou não, em breve teremos de escrever de acordo com as novas regras. Para já estamos num período de transição, em que se pode escrever de duas maneiras: a antiga e a moderna. Se me perguntam se eu concordo com o novo acordo, bem... durante anos e anos escrevi como me ensinaram... mas, quem sou eu para contestar um acordo assinado por oito países?
Mas, claro, cada um é livre de escrever da forma que muito entende, e a Maria João irá, decerto, continuar a escrever à moda antiga. E porque não??!!
O que importa é colaborar, é participar, em português, em espanhol, em inglês ou francês, à moda antiga ou moderna, tudo serve, desde que participem...
Um abraço para todos.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
celia

celia


Mensagens : 39
Data de inscrição : 31/05/2009
Idade : 43
Localização : vendas novas

Novo acordo ortográfico Empty
MensagemAssunto: ando perdida no tempo   Novo acordo ortográfico Icon_minitimeTer Mar 15, 2011 12:44 pm

bom dia eu ando perdida no tempo pois por o que vi vai haver novas regras de escrita????
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Novo acordo ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo acordo ortográfico   Novo acordo ortográfico Icon_minitimeTer Mar 15, 2011 9:06 pm

Não vai haver, Célia... já há novas regras ortográficas da língua portuguesa. Por mail particular vou enviar-lhe o novo acordo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Nay




Mensagens : 915
Data de inscrição : 11/07/2009
Idade : 69
Localização : Lisboa

Novo acordo ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo acordo ortográfico   Novo acordo ortográfico Icon_minitimeQua Mar 16, 2011 2:30 pm

"Acordem" o que quiserem. A minha lingua é PORTUGUES e eu escrevo como me ensinaram, ou será que andamos tantos anos a aprender para agora alguem muitoooooooooo esperto dizer que estavam todos errados???

Como não sabem escrever português inventam formas que os ajude a brilhar mesmo nao sabendo nada :)
Conforme notícias recentes, esta gente tem a mania de fazer cursos ao Dom, naturalmente são os maiores e sabem tudo o que os outros fizeram durante anos e anos, e à semana e agora são todos burros....

Por mim esqueçam novos acordos. Aprendam a escrever e não inventem!!!
(atenção que não disse que eu sabia, disse que me ensinaram, se sei ou não é outra conversa) Very Happy

Assinado: Nay
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nay-lx.blogspot.com/
beowulf

beowulf


Mensagens : 20
Data de inscrição : 10/03/2009

Novo acordo ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo acordo ortográfico   Novo acordo ortográfico Icon_minitimeQua Mar 16, 2011 10:28 pm

Entendo que o acordo ortográfico serve maioritariamente os interesses Brasileiros e não os nossos.
Isso irá permitir que as editoras de livros escolares (sobretudo) façam um grande negocio para todos os países lusófonos.
Mais uma vez não estivemos à altura, e os nossos tristes políticos cederam a pressões.
O que faz sentido (na minha modesta opinião) seria acertar o passo pela língua materna, ou seja pelo Português de Portugal.
Enfim, a mim é que não me apanham a escrever neste novo acordo... acho que serei eternamente anacrónico Cool
Ir para o topo Ir para baixo
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

Novo acordo ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo acordo ortográfico   Novo acordo ortográfico Icon_minitimeQui Mar 17, 2011 11:17 am

É interessante o BEOWULF falar de servir os interesses Brasileiros, porque li há dias uma noticia que referia que a editora LEYA, ia traduzir uma centena de obras de autores Portugueses para o Português Brasileiro, por causa da sintaxe e da gramática,de forma a que os livros pudessem ter sucesso no BRASIL.

Posto isto, parece-me que o novo acordo ortográfico não serve a ninguem, nem mesmo os Brasileiros, mas está feito está feito, os miudos vão aprender assim e eu que sou Pai tenho que me preparar para os apoiar dessa forma, quer goste quer não goste, correndo o risco de ficar " fora de jogo".

Mas acho que o BEOWULF tem razão numa coisa, há muito tempo que os outros países de expressão Portuguesa, os famosos PALOP'S, "mandam" no nosso Portugûes.
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Novo acordo ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo acordo ortográfico   Novo acordo ortográfico Icon_minitimeQui Mar 17, 2011 11:49 am

Eu tento fugir de "assuntos sérios" e por isso li o Bewful e não disse que também tenho vontade de ser anacronica, no meu caso especifico mariacronica.
Mas agora ao ler o Joba vejo que os dois espelham o meu dilema.
Eu vejo isto como a professora de português da minha filha e talvez a maioria dos professores de Português, ela não quer nem ouvir falar este ano.
A mim irrita-me e entristece-me, dilacera-me as vísceras e agonia-me. Dantes achava piada ás formas de escrever e andava muito por blog's brasileiros. Agora ver coisas escritas assim com proveniencia de Portugal, encrava-me os miolos, sinto um aperto do peito que sobe e vai explodir na cabeça e as mãos apertam-se uma contra a outra e o livro fecha com ruído.
Mas para o ano os meus meninos vão entar nisso e se eu quero continuar ajudar nos seus estudos... não poderei fazer com que fiquem agarrados a um mundo do qual eu me recuso a sair porque certamente serão prejudicados. Eu já me considero no patamar em que posso fazer algumas regras especificamente para mim, mas eles... com eles é diferente.
Eu fui daquelas que assinou todas as cagalhufas contra que de nada valeram.
Eu vou tratar essa coisa como trato o camarão. Não gosto de camarão e um prato bem apetrechado daqueles bichos côr-de-laranja (alguns congelados são acastanhados e com aspecto mórbido), e barbudos... perdoe-me quem gostar mas a mim mete-me... ...impressão negativa. No entanto, se carinhosamente descacarem um, tirarem as duas extremidades e me oferecerem... eu como e até aprecio. Só farei caso se fôr algo do meu interesse.
Será que não irão aparecer bons saldos em livros já editados em Português ??
Ir para o topo Ir para baixo
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

Novo acordo ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo acordo ortográfico   Novo acordo ortográfico Icon_minitimeQui Mar 17, 2011 12:29 pm

Boa Maria João.

Já não ouvia esse termo há muito "CAGALHUFA".
Mas tem toda a razão.O que vai ser dos nossos filhos se nos recusamos a usar a nova "linguagem"?

Vão levar reprimendas na escola por nossa causa? Mais uma coisa em que vamos ter que engolir sapinhos....
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
beowulf

beowulf


Mensagens : 20
Data de inscrição : 10/03/2009

Novo acordo ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo acordo ortográfico   Novo acordo ortográfico Icon_minitimeQui Mar 17, 2011 3:53 pm

Eu disse que servia os interesses Brasileiros, não disse que servia os Brasileiros, existe uma grande diferença entre as duas formas...
Continuo a resistir ao acordo, é claro que quem tem crianças jovens em idade escolar ou é professor, ou ligado a algo desse género tem necessariamente que se adaptar mais rapidamente do que eu.

Um excerto do Jornal de Negócios:
"Os livros, sobretudo os escolares, representam 16% das exportações portuguesas para Moçambique. Com a implementação do novo acordo ortográfico, as editoras nacionais receiam a concorrência brasileira nos mercados africanos emergentes. Esta é uma maiores das preocupações expressas ao Jornal de Negócios pelos protagonistas do sector. [...] 'Por enquanto não há grande penetração das editoras brasileiras em África, mas existem prospecções de mercado que apontam para a intenção de se posicionarem nesses mercados emergentes', comenta Paulo Gonçalves, porta-voz da Porto Editora. 'Com este acordo, as editoras brasileiras vão ficar completamente beneficiadas e as portuguesas fragilizadas.' A Porto Editora, que divide os mercados angolano e moçambicano com a Texto Editores, abriu, em 2003, a Plural Editores Moçambique, onde facturou 4,5 milhões de euros no ano passado. Entre 2003 e 2006, a empresa exportou cerca de 15 milhões de livros, facturando 13,5 milhões de euros. Já a Texto Editores, que preferiu não divulgar números do negócio, está presente há mais de dez anos em Moçambique e Angola, onde editou, 120 e 40 títulos, respectivamente, até agora".
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Novo acordo ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo acordo ortográfico   Novo acordo ortográfico Icon_minitimeSex Mar 18, 2011 10:35 am

joba escreveu:
Boa Maria João.

Já não ouvia esse termo há muito "CAGALHUFA".
Mas tem toda a razão.O que vai ser dos nossos filhos se nos recusamos a usar a nova "linguagem"?

Vão levar reprimendas na escola por nossa causa? Mais uma coisa em que vamos ter que engolir sapinhos....

Olha Joba, eu como gosto de bater com a cabeça na parede ainda vou subscrever as assinaturas em papel que segundo parece não são tão cagalhufas como as outras.
Na empresa onde trabalho recebemos ontem a informação que eu desconhecia.
Não ponho aqui porque seria contrário á intenção do tópico e poderia não ser de bom tom... mas posso enviar por mail ou MP Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

Novo acordo ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo acordo ortográfico   Novo acordo ortográfico Icon_minitimeSex Mar 18, 2011 10:38 am

OLá MªJoão. Agradeço então que quando tiver oportunidade me envie por MP.
Cpmts
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Novo acordo ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo acordo ortográfico   Novo acordo ortográfico Icon_minitimeSex Mar 18, 2011 12:09 pm

Novo acordo ortográfico Charrrrlie

Há duas palavrinhas especificas: facto e contacto.
Eu quando as pronuncio digo todas as letras escritas.
Será que digo mal. Desde então tenho andado á coca do que oiço, e se há dois sentidos que eu tenho bons são a audição e o olfacto (em olfacto já não pronuncio todas as letras), e a verdade que que oiço dizer como eu digo.
Ontem á noite na RTP2, no programa Zig Zag, posso garantir que o Charlie Brown disse "Devido ao facto de..." e o c estava lá que eu ouvi. Hoje de manhã no rádio do carro voltei facto com c. Ouvir!!
E como ficará impacto?? Também vai levar por tabela?? É que impato é o inverso de pato... ou será despato?? Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Novo acordo ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo acordo ortográfico   Novo acordo ortográfico Icon_minitimeSex Mar 18, 2011 9:44 pm

Maria João, escreve-se FACTO, IMPACTO, CONTACTO, etc. Todas as consoantes que se lêem, também se escrevem.
Assim, escreve-se ação, porque não se lê o C que antigamente lá estava. É simples, não é?
E não me perguntem se concordo ou não com o novo acordo? Limito-me a cumprir o que foi acordado... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Novo acordo ortográfico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo acordo ortográfico   Novo acordo ortográfico Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Novo acordo ortográfico
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Olá de novo...
» Novo record
» BOAS FESTAS
» Novo passatempo
» Novo fórum!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: MENSAGENS DO ADMINISTRADOR-
Ir para: