Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 OS BENEFÍCIOS DA GOIABA

Ir para baixo 
AutorMensagem
vale

vale


Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 57
Localização : Maia

OS BENEFÍCIOS DA GOIABA Empty
MensagemAssunto: OS BENEFÍCIOS DA GOIABA   OS BENEFÍCIOS DA GOIABA Icon_minitimeSeg Jan 17, 2011 4:36 pm


A goiaba é uma fruta pertencente da familia Myrtaceae e seu nome científico chama-se Psidium Guajava. A goiabeira é uma arvore com ate 7 mentro de altura, tem o tronco de casca lisa. A polpa varia entre branco e o amarelo, e do rosa ao vermelho. Sua origem é Sul do México até America Centra,l e especialmente no Brasil, e depois os portugueses e os espanhóis levaram para as colônias asiáticas e africanas e para as demais regiões tropicais do globo terrestre.
Onde é Cultivada a Goiaba?
A goiaba é cultivada em abundância na China, Índia, México e America do Sul. O Brasil é o maior produtor mundial de goiaba vermelhas. E o estado de São Paulo é o que mais produz, depois a região Nordeste em especial em torno do Rio São Francisco, nas cidades de Petrolina – PE e Juazeiro – BA.
Por Que Razão Devemos Comer Goiaba?
A Goiaba é uma fruta rica em Cálcio, fósforo, potássio e também é uma boa fonte de peticina, uma fibra dietética, contem grande quantidade de fotoquímicos como: fenóis, taninas, triterpenes, flavonóides, óleos essenciais, lectinas e carotenóides. Suas folhas também são ricas em flavonóides, quercetina que tem uma função antibacteriana e é indicado nos casos de diarréia. Sem falar nas vitaminas, A, B1, B2, B6 e principalmente a vitamina C. Algumas variedades acusam em media um teor de vitamina C de 80mg por 100g, a goiaba branca, amarela são mais rica em vitamina do que a goiaba vermelha. A laranja contém cerca de 45mg por 100g, que quase a metade da concentração da goiaba branca.
Exemplo de Composição Química

Em cada 100 gramas de goiaba contem: Vitamina A
Amarela
Branca ———-33 mcg
Vermelha—— 24mcg
Em cada 100 gramas de goiaba contem: Vitamina B1
Amarela——– 59,00mcg
Branca
Vermelha——-190,00mcg
Em cada 100 gramas de goiaba contem: Vitamina B2
Amarela———183mcg
Branca———–156mcg
Vermelha——-154mcg
Em cada 100 gramas de goiaba contem: Vitamina B3
Amarela——–0,77mg
Branca
Vermelha——-1, 2omg
Em cada 100 gramas de goiaba contem: Vitamina C
Amarela———80,20mg
Branca———– 80,10mg
Vermelha——–45,60mg
Pontos Positivos da Goiaba
Antibacteriano – As folhas da goiabeira tem propriedades anti-bactericidas e tem demonstrado ter elevado efeito de eliminação de bactérias nocivas inclusive a salmonela.
Colesterol – Para quem sofre deste mal a melhor opção é a goiaba vermelha, isto porque ela é rica me fibras soláveis e lucopeno, estes tem um papel importante de impedi a absorção de gordura, ajudando a eliminar o mau colesterol, triglicéridos e melhora e a tensão arterial.
Diabete – Pesquisa realizado com um grupo diabético tomando sucos de goiaba num período de quatro semana mostrou redução de 25% da glicose no sangue. E as folhas também é foi usada nesta experiência e teve bons resultados no controle da glicose.
Emagrecimento – Além de ser muito saborosa é pobre em calorias, 100 grama desta fruta tem certa de 57, é ótimo para quem quer ter um corpo perfeito. Mas convem consumi em equilíbrio.
Problemas Intestinal - As folhas são usadas como remédio caseiro feito em forma de chás indicado para todas as pessoas mas principalmente nas crianças.
Indicações Terapêuticas
Cólera – Fazer chá das folhas da goiabeira.
Diarréia e Desinteria - Tomar o cha das folha da goiabeira. Cozinhar goiaba verde e tomar o caldo.
Problemas Gastrintestinais - Recomenda-se fazer refeições exclusivas de goiaba. Ou fazer chás dos brotos da goiabeira juntos com as folhas da laranjeira azeda.
Pernas, pés inchados – Fazer chá das folhas e brotos da goiabeira.
Hemorragia uterina, Incontinência urinaria - Fazer chá das folhas e brotos da goiabeira.
Tuberculose - Fazer chá das folhas e brotos da goiabeira.
Utilização da Goiaba
A goiaba pode ser consumida em forma de geleia, goiabada, compotas (doce) sucos, sorvetes e comer a fruta natural. De todas as utilização a melhor é em forma de suco e comer a fruto, assim teremos mais proveito dos seus benefícios.
Ir para o topo Ir para baixo
 
OS BENEFÍCIOS DA GOIABA
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» OS BENEFÍCIOS DA UVA
» OS BENEFÌCIOS DO PÊSSEGO
» OS BENEFÍCIOS DA FRANBOESA
» OS BENEFÍCIOS DO PEPINO
» OS BENEFÍCIOS DO FUNCHO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: FRUTAS E LEGUMES :: PROPRIEDADES DAS FRUTAS-
Ir para: