Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Conhecem o BOLDO ?

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Conhecem o BOLDO ? Empty
MensagemAssunto: Conhecem o BOLDO ?   Conhecem o BOLDO ? Icon_minitimeDom Ago 15, 2010 7:23 pm

Hoje a nossa amiga Tulipa convidou-me para ir almoçar a sua casa. Não, não... não pensem que vou aqui enumerar o que comi! (Bem, mas posso afirmar que valeu a pena...) A certa altura da animada conversa com toda a família da Tulipa presente, reparei que mesmo por trás do local onde estávamos, existia uma sebe de "boldos".
Pois a Tulipa garantiu-me que sempre que tem problemas de saúde, faz chá de boldo que vai tomando ao longo do dia, e ... resulta! Até a cadela toma chá de boldo!
Bom, mas vou convidar a Tulipa a vir aqui a este tópico explicar a todos vós, para que serve exactamente o chá de boldo, pois ela, melhor do que eu, pode falar sobre esta planta.
Ah! esquecia-me de dizer que o lanche também foi óptimo!... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Conhecem o BOLDO ? Empty
MensagemAssunto: Re: Conhecem o BOLDO ?   Conhecem o BOLDO ? Icon_minitimeTer Ago 17, 2010 9:19 am

Uma sebe de boldos!! Hummmm...
E será que a sebe foge se vir uma máquina fotográfica??
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Conhecem o BOLDO ? Empty
MensagemAssunto: Re: Conhecem o BOLDO ?   Conhecem o BOLDO ? Icon_minitimeTer Ago 17, 2010 9:07 pm

A Maria João regressou! Parabéns!
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Conhecem o BOLDO ? Empty
MensagemAssunto: Re: Conhecem o BOLDO ?   Conhecem o BOLDO ? Icon_minitimeQua Ago 18, 2010 8:56 am

Pois... regressei mas... quer parecer-me que há mais gente para regressar, não??
Onde estão os mais tagarelas que me parecem tão ausentes??
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Conhecem o BOLDO ? Empty
MensagemAssunto: Re: Conhecem o BOLDO ?   Conhecem o BOLDO ? Icon_minitimeQua Ago 18, 2010 12:16 pm

Eles (e elas) vão aparecendo aos poucos, mais bronzeados e com muita vontade de falar...
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Violeta

Violeta


Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/03/2009
Idade : 59
Localização : Trofa

Conhecem o BOLDO ? Empty
MensagemAssunto: Re: Conhecem o BOLDO ?   Conhecem o BOLDO ? Icon_minitimeDom Out 31, 2010 2:37 pm

BOLDO

O Boldo na saúde:


Planta com propriedades medicinais para os problemas de fígado e aparelho digestivo. Dessa forma está indicado em fitoterapia para quem sofre de hepatite, problemas de vesicula, cálculos biliares, prisão de ventre e dificuldades de digestão.

Se vai ter uma refeição pesada, tome uma chávena de chá antes da refeição para ajudar o processo digestivo.

E sabe o melhor?

Ele vai também ajudar a combater aquelas gordurinhas localizadas enquanto que ao mesmo tempo previne a azia.

Tem fortes propriedades calmantes, sendo óptimo para quem sofre de insónias, ansiedade, suores e dores de cabeça.

Banhos relaxantes com a infusão do Boldo, deixam-nos muito mais calmos e relaxados, ajudando a ter uma boa noite de sono.

Na beleza:

Ajuda a deixar o cabelo mais claro. Experimente passar pelo cabelo a infusão simples de boldo no final das lavagens.


Contra-indicações:

Mulheres grávidas e lactantes, não devem consumir boldo. Tem propriedades abortivas.

Ingerido em doses excessivas pode causar problemas gástricos




INFUSÂO TONIFICANTE DAS FUNÇÕES HEPÁTICAS



Ingredientes:

- 2 colheres (chá) de Boldo
- 1 colher (chá) de Carqueja
- 1 litro de água

Preparação:

Leve a água ao lume. Assim que começar a ferver, junte as plantas e deixe ferver durante mais 5 minutos.

Retire do lume, abafe e aguarde cerca de 10 minutos.

Assim que arrefecer, coe e tome até 2 chávenas (chá) ao dia.
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Conhecem o BOLDO ? Empty
MensagemAssunto: Re: Conhecem o BOLDO ?   Conhecem o BOLDO ? Icon_minitimeTer Nov 02, 2010 10:24 am

Eu continuo sem saber o que é chorar
Até pesquizando no google aparecem imagens tão diferentes: hortelã, poejo, bucho, ervas do porco (ervas do porco são umas que nós costumavamos apanhar para dar ao porco, era o único animal que as comia), erva cidreira... Sad Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Conhecem o BOLDO ? Empty
MensagemAssunto: Re: Conhecem o BOLDO ?   Conhecem o BOLDO ? Icon_minitimeTer Nov 02, 2010 7:20 pm

Olá Maria João! Bons olhos vejam a sua mensagem, pois já há algum tempo que não tínhamos esse prazer.
Maria João, se quiser dar-me por MP o seu endereço, terei muito gosto em enviar-lhe uma estaca de boldo, que meterá na terra e que enraíza com muita facilidade. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Violeta

Violeta


Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/03/2009
Idade : 59
Localização : Trofa

Conhecem o BOLDO ? Empty
MensagemAssunto: Re: Conhecem o BOLDO ?   Conhecem o BOLDO ? Icon_minitimeQua Nov 03, 2010 11:40 pm

Conhecem o BOLDO ? Boldo


A folha é parecida com a da hortelã mas é maior e macia.
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Conhecem o BOLDO ? Empty
MensagemAssunto: Re: Conhecem o BOLDO ?   Conhecem o BOLDO ? Icon_minitimeQui Nov 04, 2010 10:09 am

Hãããããã??? E isso cheira a quê?
Estou desconfiada que isso é uma daninha manhosa que me nascia por toda a banda no quintal de quando morava no monte. Será possivel?? Será possivel que o tive e não o aproveitei??
Ir para o topo Ir para baixo
xicão




Mensagens : 119
Data de inscrição : 27/05/2009
Localização : Arredores do Porto

Conhecem o BOLDO ? Empty
MensagemAssunto: Re: Conhecem o BOLDO ?   Conhecem o BOLDO ? Icon_minitimeQua Out 26, 2011 6:22 pm

O chá de boldo é relaxante. Várias pessoas amigas utilizam este chá com resultados surpreendentes.
Experimentem. E é muito fácil de enraizar.
Ir para o topo Ir para baixo
Florsilvestre




Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/10/2011
Idade : 57
Localização : Viseu

Conhecem o BOLDO ? Empty
MensagemAssunto: Re: Conhecem o BOLDO ?   Conhecem o BOLDO ? Icon_minitimeQui Nov 03, 2011 2:24 am

E esta planta não tem sementes? Não conheço,será que alguém me pode enviar sementes?
Obrigada
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Conhecem o BOLDO ? Empty
MensagemAssunto: Re: Conhecem o BOLDO ?   Conhecem o BOLDO ? Icon_minitimeQui Nov 03, 2011 5:53 pm

Florsilvestre, eu tenho vários boldos mas, claro, não posso enviar-lhos em vaso. Se me enviar o seu endereço por MP, eu envio-lhe uma estaca ou duas estacas de boldo; depois é só meter na terra normal e as estacas enraizam com muita facilidade. É raro alguma não enraizar! Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Florsilvestre




Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/10/2011
Idade : 57
Localização : Viseu

Conhecem o BOLDO ? Empty
MensagemAssunto: Re: Conhecem o BOLDO ?   Conhecem o BOLDO ? Icon_minitimeSáb Nov 12, 2011 4:00 am

Olá!

Sabem que quantidades usar na infusão (folhas frescas/secas)?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Conhecem o BOLDO ? Empty
MensagemAssunto: Re: Conhecem o BOLDO ?   Conhecem o BOLDO ? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Conhecem o BOLDO ?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Conhecem a Bardana?
» Já ouviram falar do BOLDO ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: ERVAS MEDICINAIS-
Ir para: