Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA

InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

terapia horticola - O QUE É

Ir em baixo 
AutorMensagem
joba

MensagemAssunto: terapia horticola - O QUE É   Qua Jun 30, 2010 8:19 am

Nos últimos tempos uma série de investigações têm demonstrado que as plantas podem ser benéficas a trabalhar com elas as pessoas com doenças físicas ou mentais. Também foi indicado para ajudar os pacientes a recuperar a sua independência grave, as suas habilidades manuais e a qualidade de vida. E também ajudar as pessoas com autismo para expressar seus sentimentos e fazer amigos. Tudo isto graças ao intercâmbio de informações entre aqueles que praticam estas terapias.

Em países como os Estados Unidos têm-se estudado há muito tempo e até mesmo ensinado nas universidades desde os anos 50 esta nova terapia. Benjamin Rush (1746-1813), que é considerado o pai da psiquiatria americana na época disse: "Cavar a terra com as mãos tem um efeito de cura sobre os doentes mentais." Estas declarações devem ser adicionados a Maegan Leonard, autor de "O Jardineiro Inglês", em 1699, que disse que "há melhor maneira de preservar a saúde gastando o tempo livre no jardim."

O conceito de terapia é tentar envolver o paciente em todos os processos envolvidos na jardinagem, mesmo na subsequente venda do produto, para assim estimular e incentivar a participação das pessoas.

Nos Estados Unidos existe o American Horticultural Therapy Association, que foi fundado em 1973. Segundo eles, as plantas são utilizadas nesta terapia porque "crescer e mudar, responder aos cuidados e incentivar a participação,respeita e oferece esperança."

Em pessoas consideradas normais, esta terapia é sem sombra de dúvida um bom relaxante e anti-stress. Quem já passou umas horas a cuidar de um jardim ou horta certamente me dará razão.
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: terapia horticola - O QUE É   Qua Jun 30, 2010 1:48 pm

Já eu aqui me tinha referido a este mesmo assunto, embora noutro tópico. Mesmo em Portugal, começa a ser cada vez mais utilizado este método de terapia, sobretudo com os idosos. Porque são estes, precisamente, que mais sofrem com falta de afecto e falta de amor, e podem, assim, transferir o seu afecto e relacionamento, para as plantas que cuidam no dia a dia, e receber delas o melhor que a Natureza pode dar: A força da vida!
Cada vez mais assistimos a idosos que cuidam dum cantinho do jardim do seu Centro de Dia. Para além de recordarem lides idas da sua juventude, vão passando o tempo ocupados, esquecendo-se das vicissitudes e das agruras porque estão a passar, quantas vezes esquecidos pelos seus familiares mais próximos, a quem os idosos dedicaram uma vida!
Como é belo perder algum do nosso precioso tempo, cultivando qualquer bocadinho do nosso jardim, assistindo ao crescimento das plantas, observando o desabrochar duma flor, saboreando uma sopa de couves plantadas por nós!
Por favor, parem um pouco e pensem só no seguinte: ESTE FORUM FOI CRIADO PARA AJUDAR TODOS AQUELES QUE DELE PRECISAM, foi criado para incentivar os membros a ocuparem os seus tempos livres com a jardinagem... e não só!
Quando olharem para uma planta, não vejam nela apenas uma bela flor ou uma árvore de belo porte: vejam nela um ser vivo que necessita de amor! Tratem-na como tratam o vosso cachorro ou o vosso canário.
Elas agradecem... e eu também! Arrow
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
joba

MensagemAssunto: Re: terapia horticola - O QUE É   Qua Jun 30, 2010 5:27 pm

Peço desculpa admin, mas infelizmente andei a procurar em todo o forum e não me apercebi que já havia um tópico sobre este tema. Se quiser associar os tópicos por mim está à vontade.
Em relação a esta terapia, da qual ando a interessar-me bastante nos ultimos tempos ( tenho uma mãe na casa dos 80) pois ajudou-me a colocar com um elemento da minha familia um processo identico. Na minha propriedade, tenho alguns canteiros que foram dados para serem tratados exclusivamente por ela. Assimfiz umas placas com os nomes "cantinho da vóvó" "cantinho da sogra" "cantinho dos amigos" cada qual trata do seu espaço e ainda podem trazer amigos para ajudar. É uma forma de terapia para aquele grupo de pessoas. Concordo plenamente consigo quando diz que uma planta é como um animal doméstico , tem que ser bem tratada...
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: terapia horticola - O QUE É   Sex Jul 02, 2010 12:58 pm

Ó Joba não tem de pedir desculpa de absolutamente nada. Gostei do seu tema, e sobretudo gostei de saber que criou una cantinhos especiais dedicados à família. Como é belo uma iniciativa assim! Pena é que, numa era em que assistimos às constantes trocas de mensagens via telemóvel, à troca de e.mails (alguns sem conteúdo de interesse, aos jovens de fhones nos ouvidos bamboleando-se na paragem do autocarro ao som "daquela música", pena é, como eu dizia, que não vejamos mais iniciativas iguais à sua, de tentar ajudar os mais idosos (e os jovens, também!) a criarem o seu próprio espaço, por escasso que seja!...
Parabéns Joba! Arrow
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: terapia horticola - O QUE É   

terapia horticola - O QUE É
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM-
Ir para: