Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Como criar cactos em vasos

Ir para baixo 
+3
MARIA JOÃO
Violeta
Admin
7 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Como criar cactos em vasos Empty
MensagemAssunto: Como criar cactos em vasos   Como criar cactos em vasos Icon_minitimeSeg Abr 06, 2009 4:07 pm

Os cactos necessitam de sol, ventilação e não suportam excesso de humidade.

Isso é o básico para quem deseja cultivar cactos.

A excepção fica por conta dos mini-cactos (aqueles que encontramos até em supermercados, em pequenos vasos) que, em geral, têm menos de três anos.

Como ainda são bem jovens, os mini-cactos apresentam menor resistência à exposição direta dos raios solares. Neste caso, é melhor colocá-los em áreas claras e arejadas, mas longe da luz solar directa.


Água

Este é talvez o factor mais importante para o sucesso no cultivo de cactos. A quantidade de água necessária para a manutenção destas plantas depende de outros factores (terra, drenagem, temperatura, etc.), sendo difícil determinar uma periodicidade exacta para as regas.

Mas, dá para chegar numa média, de acordo com os períodos do ano.

No verão, as espécies com mais de três anos devem ser regadas a cada 5 ou 6 dias; já os mini-cactos a cada 4 dias. No inverno, os cactos mais velhos devem receber água a cada 12 dias e os jovens a cada 8 dias. Toda a terra ao redor deverá ser molhada, mas não encharcada.

Deixe que a água seja absorvida antes de colocar mais água.

Terra e fertilizante

A mistura de terra indicada para o cultivo de cactos pode ser obtida misturando partes iguais de areia e de uma boa terra para plantas caseiras.

Para fertilizar, recomenda-se, uma vez por mês, substituir a água da rega por um fertilizante líquido básico para plantas verdes diluído na proporção indicada pelo fabricante.

Replantação

Uma questão que sempre se levanta é o replantação dos cactos: geralmente, o cacto deve ser replantado quando o vaso estiver pequeno demais para a planta, lembrando que a mistura de terra do novo vaso deve conter terra vegetal e areia (dessas usadas em construção), para garantir a boa drenagem.

Além disso, para retirar o cacto do antigo vaso é preciso muito cuidado, pois os espinhos podem machucar.

Uma boa dica é usar folhas de jornal dobradas várias vezes, em forma de tira, para envolver o cacto e desprender as suas raízes com a outra mão (basta torcer levemente o vaso), sem forçar muito, para não quebrar a planta. Depois de solto, é só encaixar o cacto no novo recipiente.

Com uma ferramenta de jardinagem pequena, pressione a terra do vaso, para firmar bem a planta.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Violeta

Violeta


Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/03/2009
Idade : 59
Localização : Trofa

Como criar cactos em vasos Empty
MensagemAssunto: Re: Como criar cactos em vasos   Como criar cactos em vasos Icon_minitimeTer Abr 07, 2009 9:45 am

Muito interessante esta explicação. Pensei que não havia tantos cuidados com os cactos... scratch flower
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Como criar cactos em vasos Empty
MensagemAssunto: Re: Como criar cactos em vasos   Como criar cactos em vasos Icon_minitimeQui Abr 09, 2009 5:51 pm

Eu no exterior tenho cactos sem qualquer problema, mas dentro de casa... morrem todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Como criar cactos em vasos Empty
MensagemAssunto: Re: Como criar cactos em vasos   Como criar cactos em vasos Icon_minitimeQui Abr 09, 2009 5:55 pm

Será que os rega em demasia? Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Como criar cactos em vasos Empty
MensagemAssunto: Re: Como criar cactos em vasos   Como criar cactos em vasos Icon_minitimeQua maio 06, 2009 10:30 am

Começam a murchar até ficar só a pele ou ficam moles e a desfazerem-se na base junto á terra.
Ir para o topo Ir para baixo
Nay




Mensagens : 915
Data de inscrição : 11/07/2009
Idade : 69
Localização : Lisboa

Como criar cactos em vasos Empty
MensagemAssunto: Re: Como criar cactos em vasos   Como criar cactos em vasos Icon_minitimeSex Jul 17, 2009 1:39 pm

Ná!!!
Cactos não me convencem.
Nunca consegu gostar desses mini cactos q mt gente tem. Sinceramente nem eu percebo pk não gosto, já que gosto mt de plantas. A minha preferência vai para plantas com mt ramagem, não própriamente com flor.

Gostos!!!!


Mas, por íncrivel que pareça, eu que deixo morrer todas as minhas plantas Crying or Very sad , os cactos qd aparecem cá em casa, tenho de os dar pk não se perdem, esses duram e duram e duram....

Será que daqui posso tirar alguma conclusão? talvez!
Os cactos eu só os rego de tempos a tempos e não morrem. Acho q o meu mal é colocar água a mais nas plantas.

Enfim!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nay-lx.blogspot.com/
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Como criar cactos em vasos Empty
MensagemAssunto: Re: Como criar cactos em vasos   Como criar cactos em vasos Icon_minitimeSáb Jul 18, 2009 5:27 pm

Cara Maria João,
quando o cacto começa a desfazer-se na base, isso significa rega a mais. Aliás é mais fácil recuperar qualquer planta por falta de água, do que por excesso de água.

Nay, eu também não gosto de cactos, até porque entendo que para espinhos... já bastam os da vida!... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Nay




Mensagens : 915
Data de inscrição : 11/07/2009
Idade : 69
Localização : Lisboa

Como criar cactos em vasos Empty
MensagemAssunto: Re: Como criar cactos em vasos   Como criar cactos em vasos Icon_minitimeSáb Jul 18, 2009 7:59 pm

Boa!!!

Já não sou a única bounce
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nay-lx.blogspot.com/
anturio




Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/04/2009

Como criar cactos em vasos Empty
MensagemAssunto: Re: Como criar cactos em vasos   Como criar cactos em vasos Icon_minitimeTer Jul 28, 2009 4:27 pm

Cactos é comigo.
Gosto muito de cactos, mesmo que me piquem. Ajudem-me a escolher a colecção certa. invest
Ir para o topo Ir para baixo
oriana
Moderadora
oriana


Mensagens : 124
Data de inscrição : 14/03/2009
Idade : 57

Como criar cactos em vasos Empty
MensagemAssunto: Re: Como criar cactos em vasos   Como criar cactos em vasos Icon_minitimeSex Jul 31, 2009 10:50 am

Querida Antúrio, eu não te posso ajudar porque pouco percebo de cactos, mas com certeza que alguém te vai auxiliar a aumentar a tua colecção. Um bj grande. Como criar cactos em vasos 571723 Como criar cactos em vasos 571723 Como criar cactos em vasos 571723 Como criar cactos em vasos 571723 Como criar cactos em vasos 571723
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Sousa




Mensagens : 17
Data de inscrição : 02/08/2009
Localização : Porto

Como criar cactos em vasos Empty
MensagemAssunto: Re: Como criar cactos em vasos   Como criar cactos em vasos Icon_minitimeDom Set 06, 2009 4:24 pm

Ok ja fiquei sem duvidas por agora! Very Happy

Se tiver alguma coisa pa saber como tratar o meu cacto eu pergunto! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Como criar cactos em vasos Empty
MensagemAssunto: Re: Como criar cactos em vasos   Como criar cactos em vasos Icon_minitimeTer Set 08, 2009 3:42 pm

Ok, Pedro, ficamos todos a aguardar as tuas dúvidas... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Como criar cactos em vasos Empty
MensagemAssunto: Re: Como criar cactos em vasos   Como criar cactos em vasos Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como criar cactos em vasos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» COMO CULTIVAR CACTOS
» pragas nos cactos
» Cactos de Exterior
» DUVIDAS SOBRE CACTOS
» Imagens dos meus cactos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: CACTOS-
Ir para: