Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 FLOR DE MAIO

Ir para baixo 
AutorMensagem
vale

vale


Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 57
Localização : Maia

FLOR DE MAIO Empty
MensagemAssunto: FLOR DE MAIO   FLOR DE MAIO Icon_minitimeDom maio 23, 2010 2:46 pm

FLORES-DE-MAIO, que também são de Abril, Junho...

Apesar do nome, elas já começam a aparecer em abril e a floração se estende, às vezes, até julho. São as flores-de-maio, cactácea que encanta pelo formato exótico e cores em tons dégradé.



E em maio chegam as flores. Na verdade, as flores chegam durante o ano inteiro no Brasil, graças ao clima tropical. Mas maio é especial porque com ele chegam aquelas flores exóticas, de cores singulares, que sempre encantam as pessoas.

Dentro dessas espécies estão as flores-de-maio - ou Zygocactus truncatus. O nome científico revela o que pouca gente sabe: a flor-de-maio é uma cactácea, mas não é um cacto como aqueles que nos vêm à memória, altos e cheio de espinhos. Os cactos - todos de origem americana - se dividem em dois grupos, os dos desertos e os das florestas. O espinhudo é o do deserto, uma planta que se desenvolveu para se adaptar ao ambiente onde vive. Assim, passou a armazenar água nos caules, dispensou as folhas e desenvolveu espinhos como uma forma de defesa e para criar sombra.

Já os cactos da floresta precisam de lugares úmidos. São plantas epífitas, aquelas que se instalam, por exemplo, no tronco de uma árvore, mas não prejudicam o hospedeiro, do qual retiram o necessário para sobreviver. Têm folhas carnudas e caules finos. Em comum com o irmão do deserto têm a necessidade de pouca água.

A flor-de-maio surgiu de um cruzamento (entre a variedade Schlumbergera e a espécie Z. truncatus buckleyi) e é nativa do Brasil. Nela, os talos se bifurcam e as flores aparecem nas pontas dos ramos pendentes. A planta floresce durante vários meses, mas ela recebeu o nome popular porque o ápice da floração acontece mesmo em maio (dizem os floricultores que é o presente favorito para o Dia das Mães). Entretanto, desde meados de abril encontramos à venda vasos com a planta carregada de flores, que têm formato de capuz, com cerca de 7 centímetros e cores que variam do branco ao lilás.

Não é uma planta difícil de ser cultivada. Depois da floração, a flor-de-maio entra em descanso. Nesse período, deve ser mantida com o solo seco, sem adubação: uma rega a cada dez dias é suficiente. É neste período também que deve ser feita a troca de vaso ou a retirada de mudas (basta retirar um ramo e plantar numa mistura de terra bem adubada com areia grossa). Na primavera, inicia-se a adubação e as regas se tornam mais freqüentes, uma ou duas vezes por semana. Elas gostam de lugares bem iluminados e, se possível, de sol direto. Por isso, só deve ser levada para a sala quando estiver florida - mesmo assim, é bom colocá-la num lugar onde receba luz numa parte do dia
Ir para o topo Ir para baixo
 
FLOR DE MAIO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Identificar flor
» flor de iogurte
» ALMANAQUE - MAIO
» final do mes maio
» Voltei!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: CACTOS-
Ir para: