Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 SOBRE OS OREGÃOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
vale



Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 50
Localização : Maia

MensagemAssunto: SOBRE OS OREGÃOS   Qui Maio 20, 2010 8:39 pm

Variedade da manjerona e parente do tomilho, o orégano é uma erva de diversas espécies, bastante aromática e de sabor forte levemente amargo. Os tipos com sabores mais fortes são considerados os melhores.

Sua planta é rasteira de com folhas verde-escuras. Muito utilizado em pratos com tomate fresco ou queijo, molhos a base de tomate, omelete e assados. Era utilizado pelos gregos como óleo pós-banho e, hoje largamente utilizado na cozinha italiana, francesa e grega.

Denominado de origanon (erva amarga) por Hipócrates na Grécia Antiga, o orégano é originário do Mediterrâneo, Norte da África e Oriente Médio. Participando da receita da pizza ficou conhecido no mundo todo. Na Idade Média era usado para curar infecções e dores de ouvido e os medievais utilizavam nas magias. Somente o uso da erva na pizza a tornou popular como tempero, sendo cultivado hoje na Europa, Ásia e Américas.

Outros Nomes

Orégão

Nome Científico

Origanum vulgare

Utilizando

O sabor característico da pizza vem da utilização do orégano, mas ainda pode ser utilizados em pratos a base de queijos, molhos, pizzas, vinagres, sopas, massas, legumes, saladas, ensopados, feijão e ovos. A culinária italiana e grega conta com o orégano em suas receitas.

Comprando

Fresco: Seus ramos danificados são escurecidos e murchos, evite-os. Seco: As embalagens mais escuras o protegem da luz.

Conservando

Frescas: em sacos plásticos limpos na geladeira. Seco: em recipientes herméticos em lugar fresco e seco. Se preferir secar: pendure os ramos de orégano ventilado, protegido do sol.

Combinando

Além de combinar com diversos tipos de alimentos já citados, o orégano compõe temperos combinados com outras ervas, temos o exemplo das ervas finas (composta por orégano, estragão, cerefólio, salsa e cebolinha).

Preparando

As folhas devem ser lavadas e imersas em solução anti-séptica. Apenas as folhas devem ser bem picadas.

Dicas

Pode substituir o tomilho quando está fresco.

Uso Medicinal

Horta em Casa O chá de orégano é indicado no tratamento de tosse, dor-de-cabeça de origem nervosa e irritação. O chá pode ser usado para aliviar enjôo do mar. Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
SOBRE OS OREGÃOS
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Informações sobre anilhas
» Grande reportagem no "i" sobre desenho científico e Pedro Salgado
» Filme sobre Birdwatching
» 10 Mitos sobre Tartarugas
» Calculo sobre areia

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: PLANTAS AROMÁTICAS-
Ir para: