Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 MARACUJÁS - CULTIVO BIOLÓGICO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
joba



Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 52
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

MensagemAssunto: MARACUJÁS - CULTIVO BIOLÓGICO   Qui Maio 20, 2010 1:15 pm

Boas. Proponho-me hoje a iniciar aqui uma série de posts sobre o cultivo do maracujá biológico, ao mesmo tempo que irei desenvolver a minha nova cultura na minha pequena propriedade.
Mesmo sabendo que na maior parte do território nacional, o maracujá tem que ser protegido das geadas, há formas de ultrapassar esse contratempo e como eu gosto de lembrar aos meus amigos que me dizem que a geada mata tudo, pois mata, e por isso muita bicheza que ataca as culturas morre também com as geadas.
Portanto, quem quiser plantar nem que seja um pequeno pé de maracujá, é ficar atento a este e aos próximos posts.

Cientificamente, o maracujá é uma planta trepadeira da família das Passifloráceas e do género Passiflorea, oriunda das zonas tropicais e subtropicais do continente americano. O Brasil é considerado por vários cientistas como sendo o país de origem desta planta.
O maracujá é uma planta dessas zonas quentes e húmidas e das suas florestas, que apenas se dá bem em solos ácidos, com um pH que não deve exceder os 6,5. Isto compreende-se porquanto ela vegeta, sobretudo e no seu habitat natural, sobre as folhagens caídas das grandes árvores ricas em matéria orgânica. Diz-se que ela, nesse seu ambiente, desenvolve-se de tal maneira, usando como suporte as outras árvores que, por vezes, com esse seu tão grande desenvolvimento vegetativo, chega a “abafar” e a matar as suas concorrentes não trepadeiras.
Mesmo aqui nos Açores, aqueles que porventura já cultivaram maracujás sabem que isto é mesmo assim, quando há descuidos na sua condução e as plantas chegam às sebes de abrigo ou a outras árvores que lhe estejam perto. Portanto, no cultivo do maracujá, para além de não ser conveniente fazê-lo em solos alcalinos nem usar na sua fertilização muitos adubos ricos em cal, também é essencial haver cuidado na condução das plantas e na formação das latadas.
Segundo as enciclopédias, existem já cientificamente identificadas e classificadas mais de 400 variedades de maracujá. A maior parte delas é cultivada apenas pela beleza das suas flores, outra das opções a ter em conta na altura de fazer uma ramada num jardim, por exemplo...

Será por isso que para fazer uma latada de maracujás, basta ter uma rede em cima de um muro, uma divisória para outra parte do jardim e deixar a latada crescer na vertical, poupando espaço e conseguindo na mesma bons resultados. No brasil, muita da produção de maracujá é feita em vinha e não em latada e com muito bons resultados.
De entre as muitas variedades de Maracujá que já se encontram cientificamente identificadas, são poucas aquelas que se cultivam aqui nos Açores. A mais conhecida em todas as ilhas e a mais cultivada é a Passiflorea edulis, Simms. O apreciado Maracujá de casca roxa e é desse que vamos também tratar num próximo post.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 75
Localização : Região do grande Porto

MensagemAssunto: Re: MARACUJÁS - CULTIVO BIOLÓGICO   Sex Maio 21, 2010 6:24 pm

Parabéns, Joba pelo artigo!... Arrow
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
joba



Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 52
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

MensagemAssunto: MARACUJÁS - CULTIVO BIOLÓGICO (II)   Sex Maio 28, 2010 12:15 am

Os maracujás roxos, são efectivamente uma mais valia para quem quer produzir um fruto de bom calibre com bastante sumo que dê para congelar a sua polpa, para fazer licor, ou simplesmente para comer em crú, deliciosos e refrescantes. A casca, é tambem reutilizavel, para além de produtos farmaceuticos, serve na Agricultura para adubar as terras e na pecuária para a fortificação de pintos, devendo para isso ser cortada em pedaços muito finos.
No momento em que vos escrevo, no final de Maio, devem ser colocadas definitivamente as plantas na ramada para poderem começar a desenvolver-se até ao final do Verão e atingirem a latada ( os tais 2 metros de altura necessários) de preferência com as primeiras flores ainda nessa estação , para poderem aguentar com mais força o Outono e o Inverno seguintes. Caso contrário é um ano perdido pois a planta vegeta e pode mesmo não resistir aos rigores do Inverno.
Sinceramente não sei se no Continente existe algum viveiro que venda já as plantas de maracujá. Se sim o ideal é elas terem 20 a 25 cm. Plante-as de preferência viradas a Sul e com com um muro de protecção. Se não tiver um muro uma rede tambem serve. Ainda partindo do príncipio que consegue arranjar uma planta nesta altura, terá que ter muito cuidado com ela e durante o seu crescimento, vai retirando as folhas mais baixas permitindo que o caule vá subindo e engrossando. É claro que o ideal será passar-lhe uma guia, pois como planta trepadeira que é deve ser direcionada. Basta um fio de pesca, ou até fio macarrão, amarrado a uma pedra do chão até a uma altura de 2 metros. Se tiver espaço, arranje 6 postes de 2,5mts de altura ( existem à venda já com ponta preparada para espetar no solo à venda nos viveiros e casas de artigos para a casa e bricolage). Faça os 6 buracos de forma a colocar dois a dois em tres linhas. O ideal será colocar 50 cm enterrados com brita ou pó de cimento de forma a que fiquem bem seguros ( uma ramada de maracujás ainda pesa) Ficamos portanto com dois metros de poste,por cima pregue várias linhas de pesca grossa, de forma a fazer um quadriculado. Há quem coloque como eu tábuas muito finas apenas a ligar cada poste e depois passo o fio por cima para dar ainda mais consistencia. A foto que aqui aparece mostra precisamente a colocação desses postes. Posso dizer que esta ramada tem cerca de 6 mts por 2 e deu no último ano com apenas 3 pés de maracujá mais de 300 frutos.
Para aqueles que não têm tanto espaço diminuam proporcionalmente. Como já disse em 12 m2 apenas coloquei 3 pés, mas se tiver uma vereda ou um canto do seu jardim pode perfeitamente colocar 1 pé e deixar crescer para cima de alguma rede. Não esquecer que o Maracujá quer muito sol e trepa para o conseguir. Daí muitas vezes as plantas não darem flor até conseguirem o seu lugar com vista para o astro rei.
Porque a prosa já vai longa, apenas um pormenor, ao plantar não se esqueça de misturar composto na terra ( é disso que a planta se alimenta) , à venda em qualquer casa da especialidade. Não menos importante é a utilização da calda bordalesa para prevenir as doenças. Pela minha parte vale bem a pena continuar a explicar num próximo post como semear em casa estas plantas caso não encontre nos viveiros, embora essa operação deva ser feita em Dezembro ou Janeiro. Até um próximo post.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
vale



Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 50
Localização : Maia

MensagemAssunto: Re: MARACUJÁS - CULTIVO BIOLÓGICO   Sex Jun 04, 2010 8:12 pm

Olá Joba!


Também tenho maracujás e gostam do sítio que escolhi. Estão encostados à parede, virados a poente e são dos roxos. Só como já têm 4 anos parece que estão a perder a força e vão dar menos este ano. O que aconselhas fazer? Plantar novos, penso eu! Porque dos velhos penso eu que já não se podem recuperar, ou estou errada?
Fico a aguardar resposta

Berta Vale




PS. E já agora deixa-me dizer-te que moras numa ilha lindíssima e que está nos meus planos um dia conhecer (esta e as outras).......haja dinheiro
Voltar ao Topo Ir em baixo
joba



Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 52
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

MensagemAssunto: Re: MARACUJÁS - CULTIVO BIOLÓGICO   Sex Jun 04, 2010 10:06 pm

Olá Vale.
Pois tens toda a razão. Os teus pés de maracujá estão a encomendar a alma ao criador. O Mais seguro, será plantar novos pés enquanto os outros não morrem para poder renovar serenamente a latada. Um pé de maracujá roxo dura em média 3 anos. O ideal será todos os anos ir renovando a latada.

cumprimentos

Joba
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
vale



Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 50
Localização : Maia

MensagemAssunto: Re: MARACUJÁS - CULTIVO BIOLÓGICO   Sab Jun 05, 2010 9:20 am

Olá novamente!

Obrigada pela dica. Pois é vou ter de ir à feira para ver se arranjo já prontinhos a plantar . É que eu podia esperar mais um bocado e quando eles estivessem maduros cortava alguns ao meio e espalhava as sementes na terra e via se algum pegava, mas já experimentei e não deu. Como na zona rente ao chão não chega lá o sol, deve ser por isso a razão de não pegarem. Pois tenho um vizinho meu que também os tem e a ele isso não acontece, os dele pegam. E por falar nele é verdade vou perguntar se ele ma arranja alguns pés........


Obrigada e boas plantar plantar
Voltar ao Topo Ir em baixo
joba



Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 52
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

MensagemAssunto: Re: MARACUJÁS - CULTIVO BIOLÓGICO   Ter Jun 15, 2010 12:42 pm

Então Vale? Conseguiu os pés de maracujá?
Senão eu tento enviar-lhe um daqui, mas vai ser dificil porque precisa de levar muita terra por causa da raíz que não deve ser tocada.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
joba



Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 52
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

MensagemAssunto: MARACUJÁS - CULTIVO BIOLÓGICO (III)   Ter Jun 15, 2010 1:13 pm

Ora bem. Cá estamos para continuar a falar de maracujás roxos
Para quem não consegue mudas desta planta, o melhor é mesmo comprar 2 ou 3 frutos já bem enrugados (sinal de que estão bem maduros) e preparar a sementeira.

Para semear arranje primeiro uns vasos ou sacos que tenham pelo menos 12 cm de diametro e uns 15 de profundidade, onde vai misturar terra e esterco de cavalo curtido, ( há tudo isto à venda nos viveiros) Deixe repousar

Num tabuleiro de sementeira, faça tambem uma mistura identica e por cima espalhe areia onde vai colocar as sementes previamente secas e limpas. Uma das coisas em que maior parte das pessoas falha ao semear é no enterrar da semente.Pois bem para que não falhe e isto vale para quase todas as sementes, a distancia deve ser mais ou menos a mesma dimensão da própria semente o que no caso dos maracujás estamos a falar em 5 mm de areia por cima, ou seja quase nada. Depois os dias que se seguem deve apenas regar com um borrifador de forma a que a semente fique humida mas sem se deslocar do sítio. Este processo é importante ( eu faço este processo de borrifar e não regar com quase todas as minhas sementeiras)
Tendo os tabuleiros com areia ajuda tambem a retirar depois os foliculos com mais facilidade para transplantar para os tais sacos plásticos que préviamente preparamos. Esta mudança deve acontecer depois de abertas as duas primeiras folhas.
Esta operação, mais própria para dedos femininos, tem de ser feita com cuidado, não apertando muito o caule frágil da pequena planta. Se ele é muito apertado pelos dedos, a planta pode morrer. Para além destes, os outros cuidados a ter com estas plantas resumem-se a regras frequentes; protecção contra lesmas e caracóis e contra pequenas lagartas que, por vezes surgem no solo, e se alimentam dos caules delas. Também há a necessidade de as manter protegidas contra o Mildio (alforra cá pelos Açores), fazendo tratamentos de 12 em 12 dias. Nesses sacos, essas plantas têm como suporte terriço vegetal, enriquecido com bom estrume, bem curtido. Para se implementar o seu crescimento convém usar, por três ou quatro vezes, um fertilizante rico em azoto. Isto faz-se antes das regas, tendo o cuidado de não distribuir esse fertilizante junto aos caules.
E pronto, se tiverem todo o cuidado, fizerem a sementeira em JAN/FEV, obrigatóriamente em estufa ou dentro de casa, à falta de melhor, vamos ter as plantas devidamente desenvolvidas para em Maio/junho passarem para o local definitivo. Vamos voltar a este assunto para falarmos dos cuidados a ter já na ramada com estas plantas para que possam ter deliciosos frutos.

IMagem referente a uma muda de maracujá (Maio de 2010)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
vale



Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 50
Localização : Maia

MensagemAssunto: Re: MARACUJÁS - CULTIVO BIOLÓGICO   Qui Jun 17, 2010 2:57 pm

Olá Joba!

Obrigado pela tua atenção, mas eu arranjo por aqui, não há necessidade de enviares daí. Só que ainda não fui ao vizinho............mas irei um dia destes!

E cá fico então a guadar mais umas das tuas explicações sobre os maracujás, ou outras e obrigado mais uma vez amigo!



Berta FLOR FLOR
Voltar ao Topo Ir em baixo
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 75
Localização : Região do grande Porto

MensagemAssunto: Re: MARACUJÁS - CULTIVO BIOLÓGICO   Sab Jun 26, 2010 5:38 pm

Agora sou eu que vou "meter a minha colherada"! Estive um dia destes em casa da Vale. Esta senhora é uma autêntica semi-profissional. Para além dum jardim bem planeado, e bem cuidado, tem igualmente um mini pomar, com diversas árvores de fruta. Parabéns, Vale, pela sua dedicação ao jardim e às árvores, pois hoje não é fácil encontrarmos pessoas assim, com gosto por sujarem as mãos no amanho do jardim e do pomar! Arrow
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
vale



Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 50
Localização : Maia

MensagemAssunto: Re: MARACUJÁS - CULTIVO BIOLÓGICO   Sab Jun 26, 2010 10:20 pm

Muito obrigada pelo elogio Sr. Administrador, faço por isso, pois gosto muito do que faço como sabe, só tenho é muita pena de a sua frase ter sido esta:

_ "Hoje não é fácil encontrarmos pessoas assim, com gosto por sujarem as mãos no amanho do jardim e do pomar" , o que é mau e antes tivesse dito

assim:

_ " Além da Vale conheço mais pessoas assim, com gosto nos seus jardins, sendo elas a tratá-los"......... isto sim é que era e ainda digo mais as pessoas se se dedicassem mais ao que é delas eram muito mais felizes e faziam os outros mais felizes.............Pois é, ........ hoje deu-me para filosofar


Cumprimentos
Vale


FLOR flower
Voltar ao Topo Ir em baixo
joba



Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 52
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

MensagemAssunto: Re: MARACUJÁS - CULTIVO BIOLÓGICO   Dom Jul 18, 2010 4:22 pm

Ó Vale a filosofia é a comida do pensamento. Enquanto humanos precisamos sempre de por em causa a nossa existencia. Esta é a pergunta que algumas vezes coloco : Qual é a razão da vida?
Será que fomos feitos para devastar o mundo com guerras, com invejas, tão ao geito portugûes? Acho que não mas o certo é que mesmo pensando muito não se consegur compreender tanta injustiça. Há dias lia uma mensagem do admin que dizia que todas as palavras que dirigia aos seus cães, eles compreeendiam, mas mesmo com muita atenção nunca compreendia o latido deles.
Palavras sábias e que nos deixam uma porta para uma discussão mais aprofundada sobre a razão da vida.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: MARACUJÁS - CULTIVO BIOLÓGICO   Hoje à(s) 12:15 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
MARACUJÁS - CULTIVO BIOLÓGICO
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» filtro biológico de fundo.porque ele é tão mal visto?
» Acelerador Biológico" Stability"
» Devo ter uma bomba submersa acoplada a um filtro biológico (Ciclideos)
» Projecto Biológico sedeado no Alentejo
» Ciclagem e outras duvidas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: AGRICULTURA BIOLÓGICA-
Ir para: