Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Perguntas sobre carnívoras

Ir para baixo 
+6
treeman
cp_produtos
HelenD
tripeira
Ricardo Miranda
jardineiro
10 participantes
AutorMensagem
jardineiro

jardineiro


Mensagens : 83
Data de inscrição : 01/12/2009
Localização : Douro litoral

Perguntas sobre carnívoras Empty
MensagemAssunto: Perguntas sobre carnívoras   Perguntas sobre carnívoras Icon_minitimeSex Mar 26, 2010 9:29 am

Há pouco li num folheto que me veio ter à mão da Jardiland o seguinte:
As plantas carnívoras têm armadilhas activas e passivas ou imóveis.
E mais abaixo:
Armadilhas activas - com mandíbula
- com aspiração
- adesivas com movimento

Armadilhas passivas - adesivas sem movimento
- vasos com armadilha

Caso seja possível, eu peço ao Ricardo Miranda se será possível dar exemplos ( com fotos seria ideal!) das plantas que utilizam cada tipo de armadilha.
Este assunto das carnívoras está a interessar-me muito. Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Miranda

Ricardo Miranda


Mensagens : 21
Data de inscrição : 15/12/2009
Localização : Viana do Castelo

Perguntas sobre carnívoras Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas sobre carnívoras   Perguntas sobre carnívoras Icon_minitimeDom Abr 04, 2010 6:18 pm

Vou responder colando um tópico que o meu amigo Sr. Nélio Caldeira criou para esclarecer este assunto no forum da Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


IDENTIFICAÇÃO DOS DIFERENTES MEIOS DE ARMADILHAGEM UTILIZADOS PELAS PLANTAS CARNÍVORAS PARA CAPTURAREM AS SUAS PRESAS

Perguntas sobre carnívoras Imagem813.th COSTÊLO- DIONAEA MUSCIPULA

O COSTÊLO
É a forma mais espectacular e visível de todos os tipos de armadilhas de plantas carnívoras, mas que ocorre apenas nos géneros Dionaea-(terrestre) e Aldrovanda (aquática)

Na Dionaea muscipula, a pigmentação de côr cárnea da face superior dos lóbos do limbo e a presença de glândulas nectaríferas junto à nervura, constitui uma dupla atracção para os insectos.
Na face superior ou interna de cada lóbo encontram-se 3 a 6 pêlos sensitivos, que desencadeiam o mecanismo de fecho da armadilha.
O insecto ao tocar, pelo menos uma vez, num ou mais destes pêlos sensitivos, vai determinar a sua própria captura, pois segundo investigações científicas estes pêlos têm a capacidade de transmitir informações à planta ácerca da presa, como peso, tamanho e género de presa. A velocidade de enclausuramento da armadilha varia de presa para presa fazendo os dois lóbos fecharem-se subitamente, entrecruzando os espigoões o que reduz a possibilidade do insecto escapar. Este ao debater-se nesta prisão, faz com que os lóbos ainda se apróximem mais ensanduichando a presa ao mesmo tempo que se acelera a secreção das enzimas digestivas, produzidas por tricomas especializados da epiderme, no interior da armadilha.
Os tecidos vivos acabam por se liquidifazer, ficando as substâncias assimiláveis prontas para serem absorvidas por outras células especializadas da epiderme.
Dias depois, a armadilha da Dionaea reabre, deixando à vista apenas o invólucro quitinoso da presa, ou exoesqueleto.


Perguntas sobre carnívoras Aldrovanda31.th COSTÊLO-ALDROVANDA

Quanto à armadilha da Aldrovanda, é também constituida por 2 lóbos ligados por uma nervura central.
Cada lóbo tem apróximadamente 4 a 6 mm de comprimento e de 3 a 5 mm de largura.
O lóbo de cada armadilha é constituido por duas zonas concêntricas mais ou menos do mesmo tamanho, demarcadas por uma divisória formada por dentes aguçados.
A região mais próxima da nervura central- mídrido é constituida por uma camada epidérmica mais espessa que ostenta de 30 a 40 pêlos finos de 0,5 a 1,5 mm de comprimento. Esta, é a cãmera da digestão. A parte exterior é mais delicada e membranosa e na margem desta podemos encontrar 60 a 80 dentes finos e curvados, tão pequenos que até mesmo com uma lupa temos dificuldade em os vêr.
As presas mais comuns destas plantas são alevins, zooplancton, Dafnias e larvas de mosquito etc.
Cada armadilha está ligada e amparada na base de um conjunto de seis cerdas longas e finas de aspecto rústico e áspero, que fazem de ápice da folha. Embora não haja certerza da sua função em relação á armadilha, pois parecem estar relacionadas com o processo de amortização da pressão exercida pela armadilha no momento em que esta se fecha para aprisionar a vítima, evitando desta maneira que a armadilha sáia fora de água0. Também pode ter a função de facilitar o nascimento das algas que posteriormente irão alimentar e fixar perto da armadilha o zooplancton, que depois servirá para seu alimento.
Quando a armadilha é visitada pela vítima de tamanho ideal, esta fecha-se com uma velocidade de um quarto de segundo. Caso a vítima se evade, a armadilha só se volta a abrir após um periodo de 10 a 20 horas.
Conclúo, com pena de pouco ainda sabermos sobre esta planta, esperando que novas luzes surjam para desvendar os mistérios da Aldrovanda.


Perguntas sobre carnívoras Imagem4821.th MUCILAGEM-DROSERAS, PINGUICULAS, DROSOPHYLLUM, BYBLIS, TRYPHYOPHYLLUM

Neste tipo de armadilhas as folhas são cobertas por pêlos (tricomas), que estão em geral dispostos por 3 tamanhos e funções diferentes em cujo ápice se encontra uma gota brilante e viscosa (mucilagem), cujos ingredientes principais são a água, frutose e sílica.
A cor avermelhada das glândulas de algumas espécies e o brilho apresentado por milhares de gotículas, fazem deste sistema de armadilhagem um dos mais eficazes na captura de insectos.
Quando um animal fica preso na mucilagem , ao debater-se, fica cada vez mais enredado nela, desencadeando-se assim a secreção das enzimas, que atacam e dissolvem as partes moles e até mesmo o exoesqueleto, enfim todo a presa é digerida, tornando-se deste modo assimilável.



Perguntas sobre carnívoras Pormenordaraizdautricul.th ASPIRAÇÃO-POLYPOMPHOLYX E UTRICULARIA

Estes géneros possuem armadilhas extraordinariamente elaboradas e capturam, por aspiração, pequenos animais presentes nos diferentes meios onde estas plantas habitam.
As raízes, ou parte delas estão transformadas num minúsculo odre, a utricula, que tem a abertura tapada por uma tampa membranosa provida de pêlos sensitivos. Quando um animal toca nestes pêlos, desencadeia-se um mecanismo que leva á aspiração da água em contacto com a tampa da vesícula a qual, em resultado da sua fisiologia especial, se encontra sujeita a um pequeno vácuo. A água entra repentinamente, forçando a tampa, arrastando com ela os pequenos animais.
A tampa volta á posição inicial, impedindo a saída das presas que neste caso são, em geral pequenos vermes, como os do "fungus gnat", copépodes e outros crustáceos. A seguir, esvazia-se o excesso de água entrada na utricula, de modo a apróximarem-se as respectivas paredes, cumprimindo as presas de encontro às células glândulares, que de imediato iniciam a secreção das enzimas digestivas, acabando os animais por serem dissolvidos e assimilados pela planta.



Perguntas sobre carnívoras Peristmiodanmiranda3992.th URNA/ASCÍDEA-CEPHALOTUS, DARLINGTONIA, HELIAMPHORA, NEPENTHES, SARRACENIA, BROCCHINIA E CATOPSIS

São armadilhas passivas, sem movimento, que resultam da transformação das folhas ou parte delas.
Em algumas espécies desenvolve-se por cima da estrutura em vaso, uma tampa, o opérculo.
As presas são atraídas pelas cores vivas destas armadilhas, bem como por glândulas nectaríferas, localizadas na abertura da urna- peristômio ou rebordo e no óperculo.
A superfície interna apresenta pêlos dirigidos para baixo e frequentemente, secreções cerosas e escorregadias que facilitam o deslizar das presas para dentro e impedem a sua saída. As presas caiem e são digeridas no líquido contido no fundo do receptáculo.
Este tipo de urnas pode também dar abrigo a certos insectos que aproveitam este "perigoso" habitat para aí depositarem os respectivos ovos.
É o caso de certas borboletas nocturnas, cujos ovos eclodem nestes meios e originam larvas que, depois de se alimentarem com os restos de outros insectos, acabam por perfurar a urna, completando-se a metamorfose no exterior.
Também as aranhas aproveitam este tipo de esconderijo para melhor surpreenderem as suas vítimas.
Ir para o topo Ir para baixo
jardineiro

jardineiro


Mensagens : 83
Data de inscrição : 01/12/2009
Localização : Douro litoral

Perguntas sobre carnívoras Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas sobre carnívoras   Perguntas sobre carnívoras Icon_minitimeSeg Abr 05, 2010 1:15 pm

Obrigado Ricardo Miranda, foi um grande auxílio para o que eu pretendia.
Ir para o topo Ir para baixo
tripeira

tripeira


Mensagens : 234
Data de inscrição : 14/03/2009
Localização : Grande Porto

Perguntas sobre carnívoras Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas sobre carnívoras   Perguntas sobre carnívoras Icon_minitimeSex Fev 18, 2011 10:16 pm

É pena que o Ricardo Miranda (como outros moderadores, que aparecem e desaparecem!) não venha ao forum com assiduidade, pois decerto muito teria para nos mostrar.
Ir para o topo Ir para baixo
jardineiro

jardineiro


Mensagens : 83
Data de inscrição : 01/12/2009
Localização : Douro litoral

Perguntas sobre carnívoras Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas sobre carnívoras   Perguntas sobre carnívoras Icon_minitimeSex Jul 01, 2011 7:50 pm

Eu também não compreendo como há moderadores que só aparecem "quando o rei faz anos"!
Ir para o topo Ir para baixo
HelenD

HelenD


Mensagens : 65
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 37
Localização : Lisboa

Perguntas sobre carnívoras Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas sobre carnívoras   Perguntas sobre carnívoras Icon_minitimeDom Out 23, 2011 8:37 pm

olá

Eu comprei no verão uma NEPENTHES pequena que esta a desenvolver-se muito bem.
ela está no alpendre e agora que chegou o frio gostaria de saber se posso mante-la no mesmo local e se não vai sofrer com o frio.

aa
Ir para o topo Ir para baixo
cp_produtos

cp_produtos


Mensagens : 44
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Alverca

Perguntas sobre carnívoras Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas sobre carnívoras   Perguntas sobre carnívoras Icon_minitimeQua Nov 09, 2011 6:40 pm

Citação :
Eu também não compreendo como há moderadores que só aparecem "quando o rei faz anos"!


isso resolve-se facilmente mudando para moderadores mais presentes e responsáveis...

.
Ir para o topo Ir para baixo
jardineiro

jardineiro


Mensagens : 83
Data de inscrição : 01/12/2009
Localização : Douro litoral

Perguntas sobre carnívoras Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas sobre carnívoras   Perguntas sobre carnívoras Icon_minitimeQua Nov 09, 2011 6:49 pm

É isso mesmo que eu também penso. E quem mais tem aptidão para moderar este tópico que o "cp_produtos" (caso ele aceite, claro!). Sr. Admin mude, por favor os moderadores deste tópico! please
Ir para o topo Ir para baixo
treeman




Mensagens : 66
Data de inscrição : 04/01/2010
Localização : Norte de Portugal

Perguntas sobre carnívoras Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas sobre carnívoras   Perguntas sobre carnívoras Icon_minitimeSeg Dez 05, 2011 11:53 am

Eu quero fazer uma pergunta: será esta a altura ideal para comprar uma carnívora, ou mais na Primavera? É que eu já tive uma nepenthes e ela morreu no Inverno.
E qual será a espécie aconselhável para começar e que não requeira muitos cuidados para um principiante? Porque é pena comprar e ela morrer, não é? Afinal é um ser vivo, e não está em causa o valor monetário dela, mas sim compramos porque gostamos e depois, morre.
Ir para o topo Ir para baixo
cp_produtos

cp_produtos


Mensagens : 44
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Alverca

Perguntas sobre carnívoras Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas sobre carnívoras   Perguntas sobre carnívoras Icon_minitimeTer Dez 06, 2011 11:23 am

Essa questão não se trata da altura ideal para comprar, se uma nepenthes apanhar muito frio morre, independentemente da altura do ano em que foi comprada.
As nepenthes são tropicais e não estão habituadas a climas frios.

A melhor planta para começar é a drosera capensis, que é das carnívoras mais resistentes.

Antes de se comprar uma planta deve-se procurar informações sobre ela para termos a certeza que as condições que temos são adequadas.

Em termos de condições gerais para as carnívoras mais comuns de se encontrar à venda o solo deve ser turfa + perlite, a rega sempre com água destilada ou da chuva.

nota: só uma pequena nota sobre a época de comprar as carnívoras, embora não faça diferença como já disse em cima na situação de ir a uma loja e levar a planta para casa, há um caso em que é importante escolher a época do ano mais adequada, no caso de serem plantas adquiridas em outros países e que são enviadas pelos correios, nesses casos deve se escolher a primavera ou o outono para comprar, isso deve ser feito para evitar temperaturas muito baixas (inverno) ou muito elevadas (verão) durante o percurso das plantas até ao destino.

.
Ir para o topo Ir para baixo
xicão




Mensagens : 119
Data de inscrição : 27/05/2009
Localização : Arredores do Porto

Perguntas sobre carnívoras Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas sobre carnívoras   Perguntas sobre carnívoras Icon_minitimeSex Dez 09, 2011 3:47 pm

Parabéns CP_Produtos pelo artigo publicado na revista jardins. Você é um mestre. É um prazer tê-lo por cá como moderador! Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
cp_produtos

cp_produtos


Mensagens : 44
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Alverca

Perguntas sobre carnívoras Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas sobre carnívoras   Perguntas sobre carnívoras Icon_minitimeSeg Dez 12, 2011 5:19 pm

obrigado :)

é sempre um prazer poder ajudar.

.
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Perguntas sobre carnívoras Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas sobre carnívoras   Perguntas sobre carnívoras Icon_minitimeTer Dez 13, 2011 11:17 am

Li o artigo publicado na última edição da revista Jardins. Ainda bem que temos por cá pessoas altamente qualificadas. Parabéns Paulo, pelo excelente trabalho, e obrigado pela sua colaboração neste forum... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
rosa

rosa


Mensagens : 144
Data de inscrição : 29/04/2009
Localização : Póvoa de Varzim

Perguntas sobre carnívoras Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas sobre carnívoras   Perguntas sobre carnívoras Icon_minitimeQui maio 03, 2012 8:48 am

Será esta a altura ideal para eu comprar uma planta carnívora? Eu gosto muito daquela que parece um copo bojudo em baixo. Sempre que a vejo no horto, sinto vontade de a trazer para casa, mas têm-me dito que no inverno ela morre!
Valerá a pena comprar? affraid
Ir para o topo Ir para baixo
cp_produtos

cp_produtos


Mensagens : 44
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Alverca

Perguntas sobre carnívoras Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas sobre carnívoras   Perguntas sobre carnívoras Icon_minitimeTer maio 22, 2012 2:30 pm

estamos a falar das nepenthes ?
Têm um copo caido para baixo na ponta das folhas ?

Se é esse tipo de planta carnivora, o problema com o inverno é que elas nao gostam de frio, só morre se ficar ao frio.

.
Ir para o topo Ir para baixo
martinho




Mensagens : 137
Data de inscrição : 23/04/2009
Localização : Douro litoral

Perguntas sobre carnívoras Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas sobre carnívoras   Perguntas sobre carnívoras Icon_minitimeDom Out 14, 2012 11:56 am

Que é feito do CP Produtos e das suas maravilhosas lições sobre carnivoras?
Ir para o topo Ir para baixo
cp_produtos

cp_produtos


Mensagens : 44
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : Alverca

Perguntas sobre carnívoras Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas sobre carnívoras   Perguntas sobre carnívoras Icon_minitimeSeg Out 15, 2012 9:00 am

Eu estou cá, é só fazerem perguntas e eu respondo :)

.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Perguntas sobre carnívoras Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas sobre carnívoras   Perguntas sobre carnívoras Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Perguntas sobre carnívoras
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Notícias sobre CARNÍVORAS
» Plantas carnívoras - programa na TV
» carnivos no brasil
» Apresentação novo membro
» FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: PLANTAS CARNIVORAS-
Ir para: