Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA

InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Falando sobre PAISAGISMO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin

MensagemAssunto: Falando sobre PAISAGISMO   Sab Mar 06, 2010 2:08 pm

O que é Paisagismo? Duma maneira simples, podemos afirmar que paisagismo é a arte de organizar uma área, com base em critérios estéticos e funcionais, pela utilização de elementos naturais, com especial incidência na vegetação. É uma ciência relativamente nova, que envolve conceitos de agronomia e arquitectura, tais como botânica, solos, anatomia e fisiologia vegetal, técnicas de cultivo, irrigação, drenagem, controlo de pragas e doenças, planeamento de áreas, harmonia de formas e cores, equilíbrio de volumes, técnicas de desenho e estilos de construção.
Eu afirmo que para ser paisagista é preciso dedicar-se a esta arte por prazer.

Tecnicamente o paisagismo está dividido em duas áreas de acordo com a sua dimensão: micropaisagismo e macropaisagismo.
No micropaisagismo estão incluídos os jardins de residências e prédios, de áreas comerciais e industriais, e ainda os vasos e floreiras. Nestes casos, uma única pessoa pode elaborar o projecto do jardim.
No macropaisagismo estão incluídos os jardins das praças urbanas, os parques, grandes avenidas, aeroportos e a recuperação de áreas degradadas. Nestes casos, a intervenção do paisagista vai causar um grande impacto e atingir um considerável número de pessoas. Assim, geralmente, é formada uma equipa com profissionais de diversas áreas, tais como, arquitectos, engenheiros civis, biólogos, geólogos, sociólogos e engenheiros agrónomos.

O paisagista, para além de elaborar o projecto do jardim, é também o responsável pela sua implantação e manutenção. Arrow
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO   Qua Maio 05, 2010 5:45 pm

Enquanto profissão, a arquitectura paisagística abrange um conjunto de disciplinas relacionadas com projectos arquitectónicos, planeamento regional e urbano, com a preservação do meio ambiente (natural e construído), e com o planeamento de sistemas de lazer..
A arquitectura paisagística é um campo multidisciplinar, que envolve a matemática, ciências naturais e sociais, engenharia, botânica,ecologia, artes e tecnologia, e envolve todos os elementos constituintes da paisagem (naturais ou não).
A finalidade do paisagismo é a integração do homem com a natureza, e abrange todas as áreas onde se possa registar a presença humana. O paisagismo deve actuar como um factor de equilíbrio entre o homem e o ambiente. Arrow
tripeira

MensagemAssunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO   Sab Set 04, 2010 9:22 pm

Então senhores paisagistas, nunca mais escreveram nada sobre paisagismo. É um tema de muito interesse neste forum, e que merece ser debatido aqui. Enviem os vossos artigos, falem dos vossos projectos e até dos projectos dos outros.
martinho

MensagemAssunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO   Sab Nov 06, 2010 8:02 pm

Vou falar sobre paisagismo rural, onde as funções não estão limitadas ao embelezamento estético da paisagem, mas igualmente às práticas preservacionistas, indispensáveis à manutenção dos elos essenciais ao equilíbrio do ecossistema nas áreas de implantação.
Assim, para atingir bons resultados devem ser tomados em conta os seguintes factores:
-Clima
-Relevo
-Vegetação nativa
-Solos
-Ventos
- Monumentos naturais
-Água
-E actividade principal da propriedade

Para além disso existem ainda componentes auxiliares no paisagismo rural:
-Relvados
-Lagos
-Maciços arbustivos ou florais
-Bosques
xicão

MensagemAssunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO   Sab Set 17, 2011 9:50 pm

E quem fala sobre o pobre paisagismo no centro da cidade do Porto????....
vale

MensagemAssunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO   Sex Out 28, 2011 1:30 pm

Olá Xicão!

Realmente tens razão é uma tristeza a falta de gosto e de empenho em termos mais espaços verdes e bem arranjados. Poir isso é que adoro estar por exemplo em França, não sei se conheces, mas se for sim a resposta sabes ao que eu me refiro. Quem me dera que os Portugueses tivessem o gosto que os Franceses tiveram ao decorar uma vilazinha chamada COLMAR. Vale apena ir ver as fotografias na net, pois é muito lindo. Umas das próximas visitas a França tenho que ir lá.......vou-me sentir em casa.
Vamos ver quando os Portugueses acordam e façam dos lugares que os rodeam mais bonitos

.Soluçao:Seguir o exemplo de COLMAR flor flor

MARIA JOÃO

MensagemAssunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO   Sex Out 28, 2011 2:11 pm

Pois é Vale, é a primeira vez que oiço falar de Colmar e fui ao google.
Que imagens lindas!
vale

MensagemAssunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO   Sex Out 28, 2011 4:06 pm

Pois é Maria João podiamos ter o nosso País um bocadinho igual por todo o lado. Com tanta cor e bom gosto as pessoas viviam mais felizes, pois contribuiam todos para embelezar o país e o resto vinha por acrécimo. O que nos falta também é mais dedicação ao que é nosso, seja individualmente ou no colectivo.
Que achas estou certa não?
MARIA JOÃO

MensagemAssunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO   Sex Out 28, 2011 4:23 pm

Super certa Vale!
Aqui no sitio onde moro notam-se as portas das pessoas que vieram do campo para morar cá.
Às portas dessas pessoas há vasos com plantas nas janelas, varandas e até no passeio junto à parede.
Eu vivo num local com muitos andares e varandas, se cada varanda tivesse pelo menos uma planta...
Eu tenho 6 plantas em 3 varandas mas no chão tenho mais de 100. Por vezes até quase tenho vergonha mas passa quando me lembro que a vizinha que mora em Lisboa e só vem ao fim de semana, se deu ao trabalho de ir até junto ao meu muro para felicitar pelo jardim. Ela também tem umas roseiras lindas.
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO   Sex Out 28, 2011 9:43 pm

Aqui deixo umas palavras em resposta à pergunta do Xicão sobre paisagismo no centro da cidade do Porto.
Eu tenho um curso de paisagismo e respeito o traçado de outros. Mas que "está atravessado na garganta" aquele espaço da Avenida dos Aliados, quando outrora podíamos disfrutar de um belo jardim no centro da avenida, lá isso é verdade... Claro que agora as pombas têm mais água para beber... mas, para mim, ficamos por aí!
Que me desculpe o notável autor do projeto, grande e ilustre arquiteto, com tantos prémios ganhos no nosso país e no estrangeiro...
HelenD

MensagemAssunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO   Sex Fev 01, 2013 11:21 am

Falando de paisagismo mas neste caso no meu jardim...
Tenho 2 vazos onde pantei tulipas, simplesmente porque adoro bolbos. o problema dos bolbos nos vazos é que quando estes entram em dormencia o vazo fica vazio e feio. Gostava que me sugerissem alguns bolbos que possa plantar desde o momento que as tulipas entram em dormencia até que necessitam de voltar para a terra.

Obrigada
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO   Sex Fev 01, 2013 11:55 am

Cara Helen, como vai? Há já bastante tempo que não a tenho por cá!...
Eu aconselho a retirar os bolbos da terra, quando a planta entra em período de dormência, e conservá-los em serrim ou areia fina, até voltarem para a terra.
E o que pode colocar nos vasos, em seu lugar? Bom, como sabe, é difícil ter plantas de bolbo com flor no período do verão/outono, pelo aconselho outro género de plantas, como colocar em cada vaso uma petúnia surfina, que irá manter a floração até Novembro/Dezembro, e dará um aspeto muito harmonioso ao vaso.
Até sempre...
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO   

Falando sobre PAISAGISMO
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» FALANDO SOBRE A SAÚDE DO BICO.
» Falando um pouco sobre Poligamia.
» Informações sobre anilhas