Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 O TOMILHO......

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ismaelt



Mensagens : 30
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 20
Localização : cascais

MensagemAssunto: O TOMILHO......   Dom Fev 14, 2010 12:11 am

O tomilho (Thymus vulgaris), família Lamiaceae, é um subarbusto aromático da família das labiadas. Tal subarbusto possui folhas pequenas, lineares ou lanceoladas, e flores róseas ou esbranquiçadas. Ocorre do Oeste da Europa ao Sudeste da Itália e é especialmente cultivado como condimento e pelo óleo essencial, rico em timol, com apreciável poder anti-séptico, muito utilizado contra as afecções pulmonares e como estimulante digestivo. Também é conhecido pelo nome de timo.
Em Fitoterapia, são utilizadas as partes aéreas. Tem propriedades anti-sépticas, tônicas, antiespasmódicas, expectorantes e vermífugas. Em infusão, é usado no combate a infecções de garganta e pulmonares, na asma e febre dos fenos e na eliminação de parasitas. Externamente, alivia picadas, dores reumáticas e infecções fúngicas. Revigorante e tônico, é essencialmente usado como remédio respiratório.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomilho




HÁ VÁRIAS ESPÉCIES DE TOMILHO







Tomilho

Nome científico: Thymus vulgaris L.

Nome comum: Tomilho

Nomes populares: Tomilho, Timo, Poejo.

Família: Lamiacea

Origem: Mediterrâneo

Habitat: Hortas e jardins, beiras dos caminhos

História: Os romanos começaram a utilizar esta planta na água dos banhos para adquirirem coragem para as batalhas. Utilizavam-na também como especiaria aromática para dar sabor aos queijos. Os egípcios conheciam as suas propiadades anti-sépticas e utilizavam-no também para embalsamar as múmias, pois actualmente é sabido que esta planta tem como componentes principais o timol e o carvacrol, que são dois anti-sépticos muito poderosos. O nome thymus deriva da palavra grega Thymon que significa fumigação, dado que o tomilho era utilizado para fumigar os templos.

Descrição: O Tomilho é uma planta perene, subarbustiva de pequeno porte, com ramos lenhificados na base. Possui folhas perenes, pequenas, de forma linear a elíptica e de cor normalmente verde-acinzentada. Produzem cachos de flores pequenas, de corola branca ou rosada e são muito apreciadas pelas abelhas.. O caule é erecto, de secção quadrangular. Possui raiz fibrosa, acizentada e lenhosa. As sementes são de cor parda, arredondadas e muito pequenas. O Tomilho ou Poejo floresce em Junho.

Sementeira: Primavera (deve ser feita em viveiro)

Transplantação: Quando as plantas atingem os 6 a 10 cm de altura.

Luz: Sol

Solos: O Tomilho ou Poejo prefere solos muito permeáveis, de textura média a grosseira ou mesmo pedregosos. Não se adapta bem a solos argilosos ou demasiados húmidos. Pouco tolerantes á acidez.

Temperatura: Prefere locais temperados a temperado-quentes e secos. No entanto são resistentes ás geadas.

Rega: Regar os Tomilhos apenas quando o solo estiver bem seco.

Adubação: 8:6:12

Poda: Podar estacas herbáceas para as utilizar para propagação

Pragas e doenças: Os principais inimigos da cultura de Tomilho são os problemas radiculares relacionados com solos mal drenados ou com nemátodes.

Multiplicação: Semente e estacas

Colheita: No início da floração, se a utilização for destinada á destilação de óleo essencial. Para uso condimentar, colhem-se os rebentos de Tomilho durante toda a estação.

Conservação: Secar os raminhos embrulhados com um papel e pendura-los de “cabeça para baixo” num local escuro e seco durante aproximadamente 10 dias para secar. Depois devem-se guardar num recipiente hermético e opaco.

Aplicações medicinais

Partes utilizadas: Caule, folhas, flores.

Propriedades /Indicações : Expectorante, sudorípara, antibiótico, reduz o colesterol, evita problemas de indigestão, tratamento da tosse seca e irritadiça, estimulante, afrodisíaco, tratamento da gota e do reumático, reduz a fadiga e tranquilizante.

Componentes Principais : Timol e carvacrol.

Receitas medicinais :

Infusão: 10-30 grs por litro para tomar por via oral ou concentrada; 50-150 grs por litro para utilizar no banho e obter efeitos sedativos.

Óleo essencial: Em usos internos, nunca ultrapassar a dose de 2grs diários devido á toxicidade do timol. Utiliza-se para enxaguar a boca para o mau hálito, chagas ou inflamações.

Xarope: Prepara-se com uma colher de tomilho e duas de camomila num litro de água até ficar tudo reduzido a 1/3. Colocar açucar e tomar 3 colheres por dia.

Outros usos :

Uso caseiro : Repelente de mosquitos.

Uso culinário : O Tomilho serve para aromatizar caldos, recheios, sopas, combina bem com pratos de peixe, legumes, carnes, manteigas.
[/left]




http://www.loja.jardicentro.pt/product_info.php?products_id=177[/b]
Voltar ao Topo Ir em baixo
tripeira



Mensagens : 234
Data de inscrição : 14/03/2009
Localização : Grande Porto

MensagemAssunto: Re: O TOMILHO......   Dom Fev 14, 2010 6:43 pm

Ismael, há muito tempo que te via por aqui, mas regressaste...e de que maneira. Parabéns pelo teu artigo. Continua, pois todos somos poucos para ajudar este forum
aa
Voltar ao Topo Ir em baixo
ismaelt



Mensagens : 30
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 20
Localização : cascais

MensagemAssunto: obg   Dom Fev 14, 2010 9:02 pm

obrigado aa
Voltar ao Topo Ir em baixo
oriana
Moderadora


Mensagens : 123
Data de inscrição : 14/03/2009
Idade : 50

MensagemAssunto: Re: O TOMILHO......   Dom Fev 14, 2010 9:31 pm

Ismael parabéns pelo teu artigo. Continua. E já agora que estás conectado neste momento do "chat", clica mais para baixo, vai à esquerda onde diz "chat" carrega, e depois à direira onde diz "login" clica novamente e entra no chat. Escreve à direita ao fundo a tua mensagem e carrega em "enviar"
Voltar ao Topo Ir em baixo
treeman



Mensagens : 66
Data de inscrição : 04/01/2010
Localização : Norte de Portugal

MensagemAssunto: Re: O TOMILHO......   Sex Fev 18, 2011 10:43 pm

Es te Inverno deu cabo do meu tomilho. Fiquei sem nada! Agora resta semear de novo e aguardar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
MARIA JOÃO



Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

MensagemAssunto: Re: O TOMILHO......   Sab Fev 19, 2011 10:20 am

O meu foi o Verão que deu cabo dele. Como só o usava nas pernas de frango e não aprecio borrego, não me preocupei muito com a perda, mas agora ao ler isto... vou arranjar de novo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: O TOMILHO......   Hoje à(s) 11:36 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
O TOMILHO......
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: PLANTAS AROMÁTICAS-
Ir para: