Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
vale

vale


Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 57
Localização : Maia

Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Empty
MensagemAssunto: Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber?   Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Icon_minitimeQui Jan 14, 2010 4:39 pm

Olá Boa Tarde!


Gostaria que alguem me pude-se ajudar no seguinte:
Tenho varias arvores de fruto com 2 e 3 anos ( macieiras ,pereira, cerejeira, damasqueiro, diospireiro, laranjeira, limoeiro,tangerineira, romanzeira e
jaca feijoa( esta já tem 1 ano e nem flor deu não sei o que se passa) , pessegueiro. Como vêem são algumas e eu tenho duvidas apsar de já ter feito pesquisa sobre podas ainda não consegui perceber se se podam os ramos todos , só alguns à escolha e quais?. Sei que umas querem poda e outras passam bem sem ela.Se alguem tivesse, ou pude-se fazer alguns desenhos das arvores que eu indiquei com os cortes desenhados eu ficava bastante agradecida, pois como sou eu que vou tratar das arvores e já sei muita coisa, só falta mesmo esta parte para ficar tudo bem e eu mais esclarecida,pois sinto-me um bocado perdida, pois não sei se estou a fazer bem os cortes.

Desde já agradeço a atenção que puderem dedicar a este assunto e muito obrigada

BERTA VALE
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Empty
MensagemAssunto: Re: Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber?   Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Icon_minitimeQui Jan 14, 2010 5:35 pm

Cara Berta Vale, parabéns pela quantidade márvores que tem.
Sobre as podas em citrinos(laranjeiras, limoeiros e tangerineiras) já existe neste forum matéria sobre isso. No entanto, se não conseguir localizar, diga-me que eu colocarei aqui, de novo, as informações de que necessita.
A jaca feijoa é de origem tropical e, como tal, é muito natural que não se tenha adaptado ao clima da zona onde vive, aqui no grande Porto. Tenha cuidado com ela sobretudo na época das geadas.
As cerejeiras, romãzeiras e pessegueiros não têm poda de frutificação; apenas de limpeza e/ou desbaste. Pode ser dada poda de formação, quando são pequenas, no seu segundo ano de vida.
O pessegueiro apenas frutifica nos novos ramos do ano anterior, o que torna o pessegueiro deselegante, volvidos alguns anos.
O diospireiro apenas deve ter igualmente poda de limpeza, retirando todos os ramos velhos e quebrados; deve ser feita poda de desbaste para evitar o seu crescimento em demasia.
O damasqueiro deve ter poda de desbaste, evitando cortar todos os novos rebentos de frutificação.
A macieira e pereira devem ter poda de frutificação. Corte todos os lançamentos do centro da árvore, para criar um cone interior de circulação de ar, evitando o apodrecimento dos frutos. Pode as varas verticais, deixando apenas as três primeiras gemas. Estas árvores irão frutificar nos "esporões", portanto não os corte.
Tente dar uma forma arredondada à árvore.
Por último, não esqueça que uma árvore de fruta não deve ter uma altura superior a 2,20 m, a fim de poder colher a fruta com facilidade, sem ter de recorrer a escadas. Porquê uma árvore alta, se ela pode dar a mesma quantidade de frutos, se a deixarmos alargar, em vez de subir?
Espero ter compreendido, mas caso contrário, tentarei colocar aqui alguns desenhos que a vão ajudar. :arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Helder




Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/02/2011
Idade : 42
Localização : Porto

Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Empty
MensagemAssunto: Re: Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber?   Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Icon_minitimeQua Fev 09, 2011 10:21 am

Admin escreveu:
Cara Berta Vale, parabéns pela quantidade márvores que tem.
Sobre as podas em citrinos(laranjeiras, limoeiros e tangerineiras) já existe neste forum matéria sobre isso. No entanto, se não conseguir localizar, diga-me que eu colocarei aqui, de novo, as informações de que necessita.
A jaca feijoa é de origem tropical e, como tal, é muito natural que não se tenha adaptado ao clima da zona onde vive, aqui no grande Porto. Tenha cuidado com ela sobretudo na época das geadas.
As cerejeiras, romãzeiras e pessegueiros não têm poda de frutificação; apenas de limpeza e/ou desbaste. Pode ser dada poda de formação, quando são pequenas, no seu segundo ano de vida.
O pessegueiro apenas frutifica nos novos ramos do ano anterior, o que torna o pessegueiro deselegante, volvidos alguns anos.
O diospireiro apenas deve ter igualmente poda de limpeza, retirando todos os ramos velhos e quebrados; deve ser feita poda de desbaste para evitar o seu crescimento em demasia.
O damasqueiro deve ter poda de desbaste, evitando cortar todos os novos rebentos de frutificação.
A macieira e pereira devem ter poda de frutificação. Corte todos os lançamentos do centro da árvore, para criar um cone interior de circulação de ar, evitando o apodrecimento dos frutos. Pode as varas verticais, deixando apenas as três primeiras gemas. Estas árvores irão frutificar nos "esporões", portanto não os corte.
Tente dar uma forma arredondada à árvore.
Por último, não esqueça que uma árvore de fruta não deve ter uma altura superior a 2,20 m, a fim de poder colher a fruta com facilidade, sem ter de recorrer a escadas. Porquê uma árvore alta, se ela pode dar a mesma quantidade de frutos, se a deixarmos alargar, em vez de subir?
Espero ter compreendido, mas caso contrário, tentarei colocar aqui alguns desenhos que a vão ajudar. :arrow


Ola Admin novamente,

Esclareça-me o seguinte se for possivel:
Pode-se concluir o seguinte?
Em geral toda a arvore de fruto deve ser podada cortando-lhe o tronco central (corte horizontal?ou diagonal)e arredonda-la tipo cone para a circulaçao de ar?

Espero que me possa a ajudar a tentar perceber melhor as tecnicas utilizadas
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Empty
MensagemAssunto: Re: Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber?   Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Icon_minitimeQua Fev 09, 2011 7:26 pm

O corte da guia principal, serve para que se possa criar um cone de ar, que irá favorecer o arejamento dos frutos, e evitar o seu posterior apodrecimento. Por isso, devemos anualmente, cortar todos os ramos verticais, que surjam no centro, ficando uma espécie de cilindro no centro que não tem ramos nem folhar. Visto de cima, aparecerá um buraco no centro da árvore, até ao caule principal cortado.
O ideal é que a poda de formação seja feita no segundo ano de vida da árvore de fruta. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Helder




Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/02/2011
Idade : 42
Localização : Porto

Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Empty
MensagemAssunto: Re: Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber?   Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Icon_minitimeQui Fev 10, 2011 12:51 am

Bom dia Admin,


Depois dos cortes da poda, os troncos ficam feridos, deve-se colocar algum produto para a arvore cicatrizar melhor e impedir a entrada de fungos.
Qual o produto que indica?

Outro assunto:

Ja ouvi falar que arvores de fruto que tendem em nao dar fruto,lhes devem espetar "pregos" no tronco principal junto a terra. Esta pratica tem alguma veracidade? Ajude-me a entender, obrigado.


Cumprimentos,



Helder santos
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Empty
MensagemAssunto: Re: Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber?   Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Icon_minitimeSex Fev 11, 2011 9:41 pm

Helder, vamos por partes.
Primeiro: existem no mercado pastas cicatrizantes para aplicação em troncos após as podas. Mas, se não quiser gastar dinheiro, pode aplicar a seiva do aloé vera sobre o corte oblíquo efectuado, que faz o mesmo efeito.

Segundo: Espetar pregos, amarrar uma pedra, uma dar uma valente sova nos citrinos, é um método usado há séculos, para favorecer a frutificação dos mesmos. Mas, este método não é o mais indicado.
Nas plantas existem dois tipos de canais condutores de seiva diferentes: os que dão origem ao desenvolvimento da copa, e os que dão origem à formação de flores e frutos.
Os primeiros situam-se na periferia do caule, enquanto os segundos se situam mais no interior.
Assim, quando danificamos a periferia do caule, estamos a interromper a circulação de alguns dos canais condutores de seiva que vão dar origem ao desenvolvimento da copa da planta; logo, haverá uma maior quantidade de seiva nos canais que dão origem à floração e consequente frutificação.
Mas, não é assim que se deve proceder, mas seguindo o método que vou indicar de seguida:

A cerca de 50 cms do solo, faça um corte a toda a volta do caule; dois cms mais acima, efectue outro corte igual; seguidamente, faça um corte vertical entre os cortes horizontais já efectuados, introduza a ponta de uma faca na casca, e separe toda a casca solta. Passe pasta cicatrizante na ferida. Este processo deve fazer-se no início da Primavera.
Em relação às restantes árvores, que não citrinos, o método é um pouco mais complicado, e aí teremos de aplicar a acupuntura vegetal... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Helder




Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/02/2011
Idade : 42
Localização : Porto

Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Empty
MensagemAssunto: Re: Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber?   Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Icon_minitimeDom Fev 13, 2011 2:32 pm

Admin escreveu:
Helder, vamos por partes.
Primeiro: existem no mercado pastas cicatrizantes para aplicação em troncos após as podas. Mas, se não quiser gastar dinheiro, pode aplicar a seiva do aloé vera sobre o corte oblíquo efectuado, que faz o mesmo efeito.

Segundo: Espetar pregos, amarrar uma pedra, uma dar uma valente sova nos citrinos, é um método usado há séculos, para favorecer a frutificação dos mesmos. Mas, este método não é o mais indicado.
Nas plantas existem dois tipos de canais condutores de seiva diferentes: os que dão origem ao desenvolvimento da copa, e os que dão origem à formação de flores e frutos.
Os primeiros situam-se na periferia do caule, enquanto os segundos se situam mais no interior.
Assim, quando danificamos a periferia do caule, estamos a interromper a circulação de alguns dos canais condutores de seiva que vão dar origem ao desenvolvimento da copa da planta; logo, haverá uma maior quantidade de seiva nos canais que dão origem à floração e consequente frutificação.
Mas, não é assim que se deve proceder, mas seguindo o método que vou indicar de seguida:

A cerca de 50 cms do solo, faça um corte a toda a volta do caule; dois cms mais acima, efectue outro corte igual; seguidamente, faça um corte vertical entre os cortes horizontais já efectuados, introduza a ponta de uma faca na casca, e separe toda a casca solta. Passe pasta cicatrizante na ferida. Este processo deve fazer-se no início da Primavera.
Em relação às restantes árvores, que não citrinos, o método é um pouco mais complicado, e aí teremos de aplicar a acupuntura vegetal... Arrow




Ola Admin,


Onde posso arranjar seiva de aloe vera?


Cumprimentos,


Helder Santos
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Empty
MensagemAssunto: Re: Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber?   Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Icon_minitimeDom Fev 13, 2011 6:42 pm

Helder, será que não tem nenhum vizinho que lhe ofereça um cacto aloé vera ? Se não tiver, passe por um horto e compre um, pois o seu preço é muito acessível. Depois corte uma folha e esfregue a seiva no corte da árvore, e que vai fazer o mesmo efeito da pasta cicatrizante.
Um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Helder




Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/02/2011
Idade : 42
Localização : Porto

Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Empty
MensagemAssunto: Re: Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber?   Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Icon_minitimeSeg Fev 14, 2011 12:05 am

Admin escreveu:
Helder, será que não tem nenhum vizinho que lhe ofereça um cacto aloé vera ? Se não tiver, passe por um horto e compre um, pois o seu preço é muito acessível. Depois corte uma folha e esfregue a seiva no corte da árvore, e que vai fazer o mesmo efeito da pasta cicatrizante.
Um abraço.


Persiste-me uma duvida, terei de esfregar a seiva em tudo que for corte?

Caso nao opte por nada corre-se o risco de fungos se enfiltrarem? Ou nem sempre ocorre?


Abraço,

Helder
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Empty
MensagemAssunto: Re: Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber?   Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Icon_minitimeSeg Fev 14, 2011 12:51 pm

Eu apenas aplico pasta cicatrizante em cortes de árvores, cujo diâmetro do corte seja superior a cinco centímetros. Claro que pode perguntar: "Então será que então não há o perigo de infiltração de fungos em áreas menores?" É evidente que sim! Eu não o faço por uma questão de economia, pois quanto menos for a superfície do corte, menores são também as hipóteses de contaminação...
Mas pode e deve fazê-lo, se assim o entender!... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
vmrt




Mensagens : 19
Data de inscrição : 25/07/2011
Localização : AMT

Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Empty
MensagemAssunto: Re: Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber?   Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 11:06 am

Boas!

Já plantei várias árvores em linha e agora vou fazer o embardamento, portanto vou cortar todos os ramos que estão fora dessa linha do bardo, é prejudicial para a árvore? O corte ou a poda só vai ser feita nas que já têm mais de um ano. Este tipo de alinhamento na poda estou a fazer em todas as árvores mesmo nos citrinos.
Que acham da ideia? Posso continuar ou estou no mau caminho e não vou ter fruta?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Empty
MensagemAssunto: Re: Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber?   Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 6:46 pm

Boa tarde,
claro que para árvores plantadas em bardo a poda terá de ser efetuada de forma a "espalmá-las", mesmo em relação aos citrinos, Desde que o faça no período de "dormência", não há perigo! Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Empty
MensagemAssunto: Re: Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber?   Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fazer as podas corretas nas arvores de fruto como saber?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Líquens e árvores de fruto
» Quando e com quê pulverizar as árvores de fruto
» Ainda as podas de fruteiras
» Como fazer um chá medicinal
» Arvores e Sombra

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM :: POMAR-
Ir para: