Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA

InícioRegistrar-seLogin
Compartilhe | 

PODA DE MACIEIRAS E PEREIRAS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin

MensagemAssunto: PODA DE MACIEIRAS E PEREIRAS   Qua Jan 06, 2010 6:24 pm

Está na hora de podar as suas macieiras . E como fazê-lo?
Nesta altura do ano (em Janeiro) pretendemos fazer uma poda de frutificação, pois o nosso principal objectivo é que a nossa árvore dê, este ano, o bom número de frutos. Mas também não podemos esquecer que um número avultado de frutos, tira qualidade aos mesmos. Portanto, frutos...sim, mas em demasia... não!

Munidos de uma boa tesoura de poda, comecemos por cortar TODOS os lançamentos verticais do centro da macieira, a fim de podermos criar um CONE DE AR no centro da mesma, a fim de possibilitarmos um bom arejamento dos frutos. Seguidamente, vamos aos novos lançamentos verticais: contamos 3 gemas, a partir da base, e cortamos o ramo, para que este ano dê lançamentos horizontais.
Vamos manter todos os "esporões" já existentes, pois aí irão aparecer as rosetas de flores.
Se a árvore é jovem pode deixar uma ou outra vara horizontal do ano, pois decerto irá florir e frutificar na extremidade.
E lá para o Verão, fale-nos da sua produção de maçãs... Arrow
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
nuno

MensagemAssunto: Re: PODA DE MACIEIRAS E PEREIRAS   Dom Mar 14, 2010 12:10 pm

Tenho uma pereira e uma macieira para podar. São arvores com 2anos. O ano passado a pereira deu um bom numero de peras. A macierira deu duas.
São arvores de terraço. D eporte pequeno e pouco volumoso. Tenho lido algumas coisas por aqui para saber como podar mas para quem nunca o fez e n tá minimamente informado, é difici! Fala-se em cone de respiração, na vertical, corte assim e assado, mas é dificil. Pergunto se alguem me podera colocar por imagens? É q nunca mais consigo fazer algo!
Obrigado
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PODA DE MACIEIRAS E PEREIRAS   Dom Mar 14, 2010 3:47 pm

Nuno, vou tentar muito em breve colocar aqui algumas fotos explicativas de poda de macieiras e pereiras. No entanto, não poderei colocar fotos da poda do cone de ar, no centro das árvores.
Nisto de podas, há muitos métodos utilizados. É como na medicina: por vezes vamos a um médico que receita um determinado medicamento para o mal que temos, mas outro médico receita um medicamento diferente. Eu tenho o meu próprio método de podar... Outros utilizam outros métodos...
Vou muito em breve tentar explicar mais detalhadamente como deve fazer. Até breve! Arrow
Helder

MensagemAssunto: Re: PODA DE MACIEIRAS E PEREIRAS   Qua Fev 09, 2011 10:08 am

Admin escreveu:
Nuno, vou tentar muito em breve colocar aqui algumas fotos explicativas de poda de macieiras e pereiras. No entanto, não poderei colocar fotos da poda do cone de ar, no centro das árvores.
Nisto de podas, há muitos métodos utilizados. É como na medicina: por vezes vamos a um médico que receita um determinado medicamento para o mal que temos, mas outro médico receita um medicamento diferente. Eu tenho o meu próprio método de podar... Outros utilizam outros métodos...
Vou muito em breve tentar explicar mais detalhadamente como deve fazer. Até breve! Arrow

Ol´a Admin novamente Wink
Ja vi a sua mensagem sobre as macieiras e os diospireiro.
Em relaçao as macieiras que tenho, na verdade ja tem uma idadezinha, queria com umas boas dicas da sua parte fazer renasce-las.
Falou-me que devia cortas o tronco ao centro , mas esse tronco ja nao existe. Existem sim, 3 ou 4 ramos que descrevem um formato de taça , esses ramos tem cerca de 3 metros de altura com cerca de 8 cm de diametro e so no topo tem as varas verticais. Nesta real situaçao o que faço?
Esclareça-me se possivel as consequencias de um corte na horizontal? O corte certo sera na diagonal, mas para o exterior,certo?

Espero que me possa ajudar.

Cumprimentos,

Helder santos
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PODA DE MACIEIRAS E PEREIRAS   Qua Fev 09, 2011 7:36 pm

Helder, ainda bem que as suas macieiras já foram podadas em devida altura, e não possuem o tronco principal, mas sim e apenas os laterais.
O corte deve ser SEMPRE oblíquo, para evitar que a água (da chuva ou da rega) fique depositada no tronco e dê origem ao seu apodrecimento. Sendo oblíquo, a água escorre pelo mesmo e não fica depositada; é indiferente a sua inclinação para dentro ou para fora.
Ainda pode podar as suas macieiras. Corte todos os ramos verticais novos, e corte os troncos por uma altura de 2,20 metros. Pode os ramos laterais, deixando ficar em cada um cerca de 3 ou 4 gomos. No entanto, mantenha este ano, todos os ramos laterais que possuem esporões, para além do 3º ou 4º gomo.
Vá dando notícias... Arrow
pehp

MensagemAssunto: Re: PODA DE MACIEIRAS E PEREIRAS   Sab Jun 02, 2012 10:27 pm

Boas a todos,

Para proteger as maças e pêras qual(ais) produto(s) para colocar por esta altura até á apanha dos mesmos?

cheers
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PODA DE MACIEIRAS E PEREIRAS   Seg Jun 04, 2012 10:33 pm

Nesta altura, quer pereiras quer macieiras, já estão com frutos bastante desenvolvidos. Se pretende uma agricultura biológica, não use produtos químicos, que irão afetar , sobretudo o paladar dos frutos.
Em Novembro, coloque aqui esta questão, e dar-lhe-emos instruções para tratar das suas fruteiras, na época do Inverno... Arrow

PODA DE MACIEIRAS E PEREIRAS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas ::  :: -