Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 É BOM SABER

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Flora
Moderadora
Flora


Mensagens : 273
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 51

É BOM SABER Empty
MensagemAssunto: É BOM SABER   É BOM SABER Icon_minitimeQui Mar 26, 2009 4:29 pm

Efeitos adversos dos fitoterápicos quando combinados com alopatia
Chá verde para emagrecer, cápsulas de equinácea para resfriados, comprimidos de vitamina A para melhorar a visão, tintura de camomila para ter um sono tranquilo… Atire a primeira pedra quem nunca se animou com as promessas dos suplementos naturais e dos complexos vitamínicos.

Bem dosados, eles podem trazer benefícios para a saúde, actuando como coadjuvantes no tratamento de doenças leves. Em grandes quantidades, no entanto, os suplementos naturais podem ser verdadeiras bombas para o organismo, principalmente quando combinados com certos alimentos ou medicamentos.

O ideal é procurar orientação de um especialista antes de ser seduzido pelas promessas dos frascos nas prateleiras. só porque os suplementos são naturais não quer dizer que não tenham contra-indicações. - Alguns não podem ser tomados por longos períodos, outros são totalmente contra-indicados para gestantes e mulheres que estão amamentando.

Até as vitaminas, que parecem inofensivas, podem causar hipervitaminose, intoxicação, náuseas e vómitos , Tinturas, cápsulas, pós e até chás totalmente naturais podem sobrecarregar o fígado, órgão responsável por meta bolizar todas as substâncias que entram no corpo pela boca.

Um dos equívocos mais comuns é das pessoas errarem no próprio diagnóstico e tomarem suplementos que nada têm a ver com seus sintomas, às vezes até piorando o quadro inicial. Além disso, muitos suplementos naturais interferem com medicamentos sintéticos, fazendo com que eles percam a eficácia ou se tornem mais tóxicos.

É o caso da erva de São João, que anula os efeitos dos anticoncepcionais orais e altera a ação dos antidepressivos, e do ginseng e da equinácea, que podem interferir na coagulação do sangue. - Cada individuo é único em suas necessidades. O suplemento pode ajudar ou atrapalhar, mas só quem pode definir isso é um especialista, que vai indicar a fórmula e a dosagem corretas

Confira algumas combinações explosivas:

- Erva de São João e anticoncepcionais
- A erva diminui a capacidade do corpo de absorver os hormônios sintéticos e aumenta o risco da gravidez.
- Equinácea e remédios para artrite - Extracto vegetal muito usado em casos de gripe, a equinácea, em conjunto com remédios para artrite, aumenta o risco de inflamações no fígado.
- Cápsulas de alho e aspirina - Podem aumentar sangramentos e dificultar a cicatrização.
- Ginko biloba e procedimentos cirúrgicos - A substância natural usada para dar mais energia também interfere na capacidade de coagulação do sangue.
- Fucus e remédios para tireóide - O suplemento à base de algas marinhas também actua na tiróide. Combinado com a medicação, pode desequilibrar ainda mais a glândula e, em casos extremos, leva-la à exaustão.
- Ácido Linoleico Conjugado (CLA) e alimentos ricos em gordura - Usado por atletas para aumentar a massa muscular e diminuir a gordura corporal, o CLA pode causar enjôos, dores no estômago, dor de cabeça e acne.

- Todos os suplementos naturais e/ou complexos vitamínicos e cirurgias
- Os suplementos naturais podem interferir na absorção dos anestésicos, além de alterar os processos de coagulação e cicatrização. Não deixe de avisar um médico se você toma suplementos e vai ser operado.
Ir para o topo Ir para baixo
Violeta

Violeta


Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/03/2009
Idade : 59
Localização : Trofa

É BOM SABER Empty
MensagemAssunto: Re: É BOM SABER   É BOM SABER Icon_minitimeSeg Mar 30, 2009 5:16 pm

Muito interessante e informações preciosas cheers Obrigada flower
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

É BOM SABER Empty
MensagemAssunto: Re: É BOM SABER   É BOM SABER Icon_minitimeSeg Mar 30, 2009 6:48 pm

Excelente informação. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
freire




Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2009

É BOM SABER Empty
MensagemAssunto: Re: É BOM SABER   É BOM SABER Icon_minitimeSeg maio 25, 2009 8:09 pm

gostei de ver este tópico!
e acima de tudo foi frisado um aspecto bastante importante que muitas vezes as pessoas desprezam: muitas das plantas usadas para fazer chá tem efeitos adversos. Por isso o seu consumo deve ser feito com conta e medida, porque as vezes o que pensamos ser a cura pode ser o veneno. chamo especial atenção a 2 tipos de interacções que os chas podem tem que são bastante frequentes e perigosas :
fármacos anticoagulantes usados no tratamento e prevenção de tromboses - varfarina por exemplo,
citostáticos (usados tratamento do cancro).
Além disso é muito importante antes de se submeterem a operações cirúrgicas, referirem que chá tomam (se a toma de algum tipo de chá for feita com frequência e regularidade- não escondam isso do medico por favor!!!).
por outro lado se for frequente a toma de um determinado tipo de chá e estiverem com uma medicação continua, não era má ideia perguntarem ao medico se existe risco de interacção entre o chá que tomam e o medicamento que vos foi prescrito.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





É BOM SABER Empty
MensagemAssunto: Re: É BOM SABER   É BOM SABER Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
É BOM SABER
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: ERVAS MEDICINAIS-
Ir para: