Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 A Toupeira - animal simpático

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 76
Localização : Região do grande Porto

MensagemAssunto: A Toupeira - animal simpático   Dom Nov 15, 2009 11:35 am

Embora eu acredite que ninguém tem uma toupeira de estimação, a verdade é que hoje eu resolvi falar sobre este simpático animal, que muita gente tenta matar porque lhe prejudica as culturas.

Ora bem, as toupeiras alimentam-se de larvas, mas também de raízes de plantas. São sobretudo animais insectívoros, que trazem mais benefícios que prejuízo; no entanto, senão quer no seu terreno a toupeira evite matá-la. Afaste-a, colocando junto à entrada da galeria um pedaço de pano embebido em gasolina: será o suficiente para que ela se afaste. Existem no mercado pequenos aparelhos a pilhas que emitem ultra-sons para afastar, igualmente, as toupeiras. Também bolas de naftalina colocadas na galeria, são eficazes. Ainda pode optar por colocar armadilhas que as capturam sem matar, podendo depois levá-las para um terreno longe de sua casa.
E já viram uma toupeira viva? Já apreciaram o seu pêlo sedoso? Quem alguma vez teve essa oportunidade, decerto que nunca mais terá coragem de matar uma toupeira! Arrow
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
Nay



Mensagens : 915
Data de inscrição : 11/07/2009
Idade : 62
Localização : Lisboa

MensagemAssunto: Re: A Toupeira - animal simpático   Dom Nov 15, 2009 10:15 pm

Toupeira?
Ai este Admin, sabe cada coisa....
Aquilo mais parece um coelho! Ná, não quero nenhuma por perto, isso é que não :) os insectos não dão cabo do meu jardim ( infelizmente nao tenho) por isso, as toupeiras q fujam de mim pk eu tb "fujo" delas.... é que nem tento matá-las pk elas sabem correr heheheh

Mas obg pelo post, que nos ensina sempre algo. E, eu lá pensei alguma vez que as toupeiras fossem benéficas? hum

flor
Nay
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.nay-lx.blogspot.com/
xicão



Mensagens : 119
Data de inscrição : 27/05/2009
Localização : Arredores do Porto

MensagemAssunto: Re: A Toupeira - animal simpático   Seg Nov 16, 2009 9:48 am

Nunca é demais falar sobre este simpático animal, muitas vezes perseguido pelos nossos lavradores. Será que não sabem que a toupeira é tão benéfica à agricultura, comendo os bichinhos que encontra? Já estive com algumas na mão, são animais muito bonitos, com uma plumagem macia, e que dá vontade de levarmos para casa, mas infelizmente não pode ser, senão morriam, fora do seu ambiente natural. Aqui fica mais um alerta: não matem as toupeiras, se não as querem nos vossos terrenos, apanhem-nas com armadilhas e vão depositá-las em terrenos longe de vossas casas!
Voltar ao Topo Ir em baixo
MARIA JOÃO

avatar

Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

MensagemAssunto: Re: A Toupeira - animal simpático   Seg Nov 16, 2009 6:56 pm

Eu já tive uma (tive por breves momentos), era de veludo. Tão boa...
Voltar ao Topo Ir em baixo
topas

avatar

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/12/2009
Localização : Lever_Vila Nova de Gaia

MensagemAssunto: Sabiam que existem toupeiras da água?   Sex Fev 05, 2010 11:54 am

Galemys pyrenaicus

Morfologia Geral

A toupeira-de-água é um pequeno mamífero semi-aquático que, na sua morfologia, evidencia algumas características adaptativas ao seu modo de vida. Quando em movimento, à superfície da água ou em imersão, o seu corpo é fusiforme com o proboscis, na parte anterior, e a cauda longa, na parte posterior, acentuando ainda mais essa forma; se o animal se encontra a flutuar ou a seco, parece uma pequena bola de pêlo. A cabeça encontra-se no seguimento do corpo, sem pescoço definido. Os olhos são muito reduzidos. Não existem pavilhões auriculares. O proboscis é um prolongamento negro musculoso, capaz de variados movimentos, terminado por uma zona ligeiramente alargada, onde se abrem duas grandes narinas. Numerosas vibrissas distribuem-se na zona mentoniana. As patas anteriores são pouco desenvolvidas mas com unhas fortes nos seus 5 dedos. Possuem fiadas de pêlos mais longos e claros nas duas margens da pata. As patas posteriores são robustas e munidas de membrana natatória, unindo os 5 dedos. Apresentam unhas fortes e uma fiada de pêlos longos e claros na margem da pata. A cauda é longa e escamosa, terminada por uma zona achatada verticalmente e munida de uma fiada de pêlos mais claros. Pelagem: É densa, entre o castanho-escuro e o negro, mais clara no ventre do que no dorso. Encontra-se permanentemente oleosa, graças à produção intensa de substâncias pelas glândulas cutâneas. PESO E DIMENSÕES: Comp. cabeça e corpo: 11-16 cm; Comp. cauda: 10-12,5 cm; Peso: 50-70 g. DIMORFISMO SEXUAL: É bastante difícil distinguir machos e fêmeas, mesmo por observação cuidada dos órgãos genitais. As fêmeas apresentam um clítoris muito desenvolvido, que na sua aparência se assemelha a um pénis. LONGEVIDADE: Estudos baseados em classes de desgaste ou na deposição de camadas de cimento dentário indicam uma longevidade máxima aproximada de 4 anos. A maioria dos animais não ultrapassa os 3 anos de idade.
Habitat
Os pequenos cursos de água montanhosos e sub-montanhosos são os habitats mais característicos da toupeira-de-água, correspondendo a secções de fácies salmonícola ou de transição salmonícola-ciprinícola. No entanto, a espécie tem sido ocasionalmente localizada em troços mais a jusante, onde a velocidade da corrente, um elemento julgado essencial na sua escolha, é bastante mais diminuta.
Indícios de Presença
EXCREMENTOS: forma grosseiramente cilíndrica e contornos irregulares, sendo algumas vezes pequenos aglomerados granulosos de restos de exosqueletos de invertebrados aquáticos; são geralmente negros (algumas vezes acastanhados ou esverdeados) e de aspecto untuoso quando frescos; odor ligeiramente “doce”/ almiscarado; a maioria tem uma dimensão de cerca de 1,5 - 2,5 cm de comprimento e 0,3 - 0,5 cm de largura.
Utilização do Espaço
Um troço de rio parece ser apenas compartilhado por um par, que repousa em abrigos diferentes numa e noutra margem. O espaço vital do macho é maior que o da fêmea. Animais juvenis não residentes são localizados nestes territórios.
Actividades/Hábitos
Apresentam dois grandes períodos de actividade, um diurno e outro nocturno. Os animais fazem curtas pausas na margem alternando com períodos de movimentos dentro de água. Atendendo ao modo como estes animais se distribuem ao longo do corredor do rio, eles parecem essencialmente solitários e fugidios. Contactos esporádicos asseguram a descendência.
Alimentação
A sua dieta inclui essencialmente macroinvertebrados bentónicos. Alguns autores consideram esta espécie como um especialista alimentar, parecendo-lhes que, do conjunto dos recursos disponíveis, os animais efectuam uma selecção, predando preferencialmente os Tricópteros.
Reprodução
Sabe-se pouco sobre o acasalamento e a reprodução da espécie. Estima-se a gestação em cerca de 30 dias e em 3 ou 4 o número de nascidos em cada uma delas. O período reprodutor deve acontecer entre Fevereiro e Maio, pois em Julho encontramos já indivíduos juvenis nadando nos cursos de água.
Predadores/Competidores
A lontra é geralmente considerada o maior predador desta espécie. A toupeira-de-água é ainda presa de garças (Egretta garzetta), corujas do mato (Strix aluco), corujas das torres (Tyto alba) e lúcios (Esox lucius), entre outros predadores ocasionais. A introdução do visão americano (Mustela vison), potencial predador da espécie, tem sido referida como uma ameaça. No entanto, não existe qualquer confirmação deste facto.



Fonte: ICN
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.oblogdotopas.blogspot.com
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 76
Localização : Região do grande Porto

MensagemAssunto: Re: A Toupeira - animal simpático   Sex Fev 05, 2010 12:06 pm

Bonito texto, Topas! Parabéns!
Aproveito para dizer que o seu certificado do curso deve ter-se extraviado (não sei onde), pelo que vou enviar-lhe um novo, só que com data de 2010, pois a data já foi modificada em todos. As minhas desculpas.
E como vai a participação aí no Centro?
Continue colaborando! Arrow
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
CECILIA

avatar

Mensagens : 14
Data de inscrição : 29/08/2009
Idade : 64
Localização : viseu

MensagemAssunto: Re: A Toupeira - animal simpático   Seg Mar 01, 2010 8:20 pm

Toupeira.... este animal tão simpatico como o senhor diz,destroi-me tudo no meu quintal até as minhas plantinhas de jardim não tem consideração por nada.
Muito obrigada por a dica para a afastar sem a matar. aa flores
Voltar ao Topo Ir em baixo
jardineiro

avatar

Mensagens : 83
Data de inscrição : 01/12/2009
Localização : Douro litoral

MensagemAssunto: Re: A Toupeira - animal simpático   Ter Mar 02, 2010 2:31 pm

A cada passo deparo-me com os montes de terra feitos pelas toupeiras nos jardins que faço. Nunca matei uma toupeira, pois sei que elas são mais úteis, que prejudiciais.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: A Toupeira - animal simpático   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
A Toupeira - animal simpático
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tartaruga aquática ou terrestre?!
» O SIMPÁTICO PÁSSARO-PRETO
» Com água até o pescoço- Seriado Animal Planet-
» alimentador automático
» Simpósio Internacional sobre Conservação de Tartarugas /maio 2013

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: OS NOSSOS ANIMAIS-
Ir para: