Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 NOTICIAS DA SAUDE ANIMAL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Branquinho



Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 53
Localização : Porto

MensagemAssunto: NOTICIAS DA SAUDE ANIMAL   Dom Out 25, 2009 11:52 am

Saúde - Aquecimento global aumenta infecção canina

Durante os meses de Abril a Novembro verifica-se um aumento da transmissão da leishmaniose dos cães, devido ao calor. Estudos sobre o aquecimento global mostram que há uma tendência para o aumento do período de transmissão da leishmaniose canina, por crescimento do período de actividade dos insectos transmissores - os flebótomos. Em Portugal, este período pode prolongar-se até Novembro. Mesmo os cães que vivem dentro de casa podem ser vítimas dos flebótomos.

"Devido às alterações climáticas, a época da actividade dos parasitas tem aumentado e os cães ficam mais susceptíveis e durante mais tempo a contrair infecções, transmitidas pelas pulgas, carraças e pelo insecto flebótomo - vulgarmente chamado de mosquito. É essencial estar atento e prolongar no tempo a aplicação dos produtos antiparasitários, como por exemplo as coleiras impregnadas de deltametrina recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)", alerta Rodolfo Neves, veterinário da Intervet Schering-Plough.

Para Rodolfo Neves é essencial que os donos dos animais estejam cientes de que até os cães que passam a maior parte do tempo dentro de casa, podem contrair a leishmaniose. Esta doença tem uma evolução crónica e, sem tratamento, pode levar à morte do cão. "A prevenção é a medida mais importante para a saúde do animal", lembra. Segundo um estudo realizado pelo Observatório Nacional das Leishmanioses, Portugal regista uma prevalência de Leishmaniose elevada, com mais de 110 mil cães infectados, 6% da população canina. A OMS recomenda a utilização de coleiras impregnadas de deltametrina como principal forma de prevenção durante o período de alerta para a transmissão da leishmaniose, ou seja, de Abril a Novembro.

(Noticia retirada da Internet)
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
NOTICIAS DA SAUDE ANIMAL
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Com água até o pescoço- Seriado Animal Planet-
» Riscos para a saude em ter uma tararuga
» Introdução de Proteina animal em nossos Coleiros
» ajuda sobre a guia GTA (guia de transito animal)
» burguesa e um animal silvestre?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: OS NOSSOS ANIMAIS-
Ir para: