Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 PIMENTA PRETA E BRANCA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Flora
Moderadora


Mensagens : 273
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 43

MensagemAssunto: PIMENTA PRETA E BRANCA   Qui Mar 19, 2009 12:45 pm

A pimenta-preta, também conhecida como pimenta-redonda e, no Brasil, como pimenta-do-Reino, é uma das mais antigas especiarias conhecidas.

As pequenas frutas provêm das drupas da planta trepadeira Piper nigrum L. da família Piperaceae, que se desenvolvem nas florestas equatoriais da Ásia. Estas bagas quando imaturas apresentam a cor verde, tornando-se vermelhas com a maturação. De acordo com o grau de maturação e a sua tecnologia de produção:

* Pimenta-do-reino tipo verde: Para produzir a pimenta verde, as espigas são colhidas quando as drupas atingirem 2/3 do desenvolvimento e é preparada por um dos seguintes processos: a) no primeiro, as espigas são debulhadas e os frutos colocados em salmoura a 12% (sal 12% e ácido cítrico, 0,5%) durante 24 horas, em seguida é feita a drenagem e a renovação da salmoura; b) no segundo processo, a pimenta debulhada é colocada em salmoura a 4% e ácido cítrico a 5%, pasteurizada a 80 °C por 30 minutos; e, no terceiro, a pimenta debulhada é colocada em salmoura a 12%, ácido acético a 3% e em ácido ascórbico a 0,025% durante 72 horas. A solução é renovada após a drenagem. O produto nacional é vendido embalado a vácuo, em sacos aluminizados ou em tambores de plástico hermeticamente fechados, principalmente para países como a Alemanha e Bélgica.

* Pimenta-branca: Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem serem debulhadas, e maceradas em tanques. Na Região Norte, a pimenta é macerada antes de ser debulhada, mas somente os grandes e médios produtores debulham a pimenta antes da maceração. Para evitar a poluição dos riachos, os pipericultores maceram a pimenta-do-reino em tanques de alvenaria e em água corrente e, para prevenir o odor putrefato, adicionam calcário para elevar o pH da água. Em um tanque de 20 mil litros são colocados 3 toneladas de pimenta; de 3 em 3 dias a água é trocada e adiciona-se 500 g de calcário dolomítico, gastando-se um total de 1,5 kg de calcário dolomítico. Após 12 dias, os tanques são drenados e lavados para serem reutilizados. A pimenta produzida por esse processo apresenta a coloração branca e o odor característico de pimenta-do-reino. Após maceração e lavagem, a pimenta é seca ao sol, classificada e embalada em sacos duplos de polipropileno com capacidade de 50 kg. Não é recomendada a secagem da pimenta branca em secadores.

* Pimenta-negra: Para produzir a pimenta preta, as espigas são colhidas quando as drupas estão completamente desenvolvidas, de coloração verde-claro ou amarelada, debulhadas mecanicamente em debulhadores ou manualmente. Há produtores que não costumam debulhar a pimenta. Neste caso, as espigas são colocadas para secar ao sol, e durante o processo de secagem as drupas secas vão se desprendendo do eixo da espiga. Durante o processo de revolver a pimenta para que a secagem fique uniforme, retiram, com um pequeno rodo de madeira, os eixos das espigas que estão misturados com o produto. A maioria da pimenta produzida é seca ao sol. Poucos produtores utilizam secadores à lenha ou a diesel.

* Pimenta-vermelha: A pimenta vermelha é preparada a partir de espigas colhidas quando as drupas apresentam a casca lisa, de coloração vermelha a ligeiramente púrpura. Após a colheita, a pimenta é debulhada e processada semelhante à pimenta do tipo verde. OBS: não confundir com a "Pimenta rosa", esta é obtida a partir dos frutos secos da planta aroeira aroeira e possui características de sabor e aroma totalmente diferentes da pimenta do reino.

Os seus grãos, secos e moídos, são bastante utilizados na culinária de diversos países.

Tem um sabor forte, levemente picante, proveniente de um composto químico chamado piperina. Por essa razão foi utilizada desde a Idade Média para disfarçar o sabor dos alimentos em vias de decomposição.

O comércio da pimenta era bastante ativo no subcontinente indiano, de onde era trazido por mercadores muçulmanos para o Ocidente, onde era distribuída por genoveses e venezianos. Históricamente o seu valor chegava a ser tão alto que ela foi utilizada como moeda: conta-se que Alarico I, o Visigodo exigiu de Roma um resgaste de ouro, prata e pimenta. A busca por essa especiaria, utilizada e valorizada desde tempos imemoriais, foi uma das principais causas da expansão - e apogeu - do império português no Oriente. Um quintal de grãos de pimenta (60 kg) chegou a valer, à época, 52 gramas de ouro.

Os maiores importadores da pimenta brasileira são os Estados Unidos, Holanda, Argentina, Alemanha, Espanha, México e França. Enquanto a Índia, maior produtor mundial de pimenta-do-reino consome 50% do total produzido, o Brasil consome apenas 10% na forma de grãos inteiros, grãos moídos, em misturas com outros condimentos principalmente cominho, patês, molhos, maionese e embutidos (salame, salsicha, mortadela, presunto).
Voltar ao Topo Ir em baixo
Flora
Moderadora


Mensagens : 273
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 43

MensagemAssunto: Re: PIMENTA PRETA E BRANCA   Qui Mar 19, 2009 12:46 pm

Eu pessoalmente adoro pimenta coloco quase sempre nos meus cozinhados bounce bounce bounce bounce
Voltar ao Topo Ir em baixo
Violeta



Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/03/2009
Idade : 52
Localização : Trofa

MensagemAssunto: Re: PIMENTA PRETA E BRANCA   Sex Mar 20, 2009 4:02 pm

Eu tb coloco quase sempre :)

Adorei o artigo flower
Voltar ao Topo Ir em baixo
martinho



Mensagens : 137
Data de inscrição : 23/04/2009
Localização : Douro litoral

MensagemAssunto: Re: PIMENTA PRETA E BRANCA   Qui Maio 07, 2009 6:36 pm

Tenho visto nos mercados à venda em frascos pimenta branca e pimenta preta.
Qual é a principal diferença no sabor?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 75
Localização : Região do grande Porto

MensagemAssunto: Re: PIMENTA PRETA E BRANCA   Qua Maio 13, 2009 6:11 pm

Caro Martinho,
não sei exactamente qual é a diferença de paladar entre a pimenta branca e a preta. Pode ser que algum dos nossos membros o possa ajudar. Arrow
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: PIMENTA PRETA E BRANCA   Hoje à(s) 10:45 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
PIMENTA PRETA E BRANCA
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» PIMENTA DO REINO
» fornecer pimenta do reino para o pássaro coleira fogueia o mesmo.
» Cegonha-preta - primeiro registo de 2010
» AJUDA!! DUVIDA SOBRE UMA COISA PRETA SAINDO DO RABO!!!
» Escrevedeira de garganta preta

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: PLANTAS AROMÁTICAS-
Ir para: