Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA

InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

insectos amigos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin

MensagemAssunto: insectos amigos   Qui Mar 19, 2009 12:02 pm

Quantas vezes repelimos um insecto das nossas culturas, sem sabermos que ele nos estava a ajudar no controlo das pragas?

Um jardim ou uma horta sem insectos é como um campo de futebol sem jogadores! Monótono.

A maioria dos insectos trazem benefícios, não apenas por beneficiarem a polinização, como pela captura de lagartas e larvas.

As joaninhas (joaninha ocelada, joaninha de sete-pintas, joaninha de vinte-e-duas-pintas, e outras), bem como as suas larvas alimentam-se de pulgões e outros insectos moles. Uma larva de joaninha chega a devorar quinhentos pulgões por dia, na sua fase adulta. Arrow
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
MARIA JOÃO

MensagemAssunto: Re: insectos amigos   Qui Out 01, 2009 4:12 pm

Eu adoro joaninhas embora nunca lhes tenhas contado as pintinhas ,mas... tenho muito pouquinhas. Será que se podem atrair de alguma forma?? Wink

E será que os gafanhotões de 7 cm que tenho ás dezenhas no quintal me ajudam em alguma coisa?? Haverá alguma poção para os afastar??
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: insectos amigos   Qui Out 01, 2009 5:41 pm

Pois é, Maria João, os gafanhotos em grande quantidade devoram as culturas, embora também se alimentem de algumas pragas nocivas à agricultura. Mas não use nada para os afastar, pois todos os produtos químicos para combate aos insectos, acabam por ser nocivos às plantas. Conviva com eles... Arrow
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
Branquinho

MensagemAssunto: Gafalhotos e Louva a Deus   Qui Out 01, 2009 9:35 pm

MARIA JOÃO escreveu:
Eu adoro joaninhas embora nunca lhes tenhas contado as pintinhas ,mas... tenho muito pouquinhas. Será que se podem atrair de alguma forma?? Wink

E será que os gafanhotões de 7 cm que tenho ás dezenhas no quintal me ajudam em alguma coisa?? Haverá alguma poção para os afastar??

Minha Senhora,

Os gafanhotos e os Louva-a-Deus são aparentados entre si. Habituado a conviver com eles desde menino, nunca na vida vi ninguém que usa-se qualquer pesticida para os afastar mesmo das culturas de trigo e centeio - que estão mais vulneráveis aos seus ataques quando estes ultrapassam a fasquia de 1.000 gafanhotos por metro quadrado. Os gafanhotos tem ainda como vizinhos os "saltaricos" e "louva-a-deus".

Os gafanhotos são os insetos pertencentes à subordem Caelifera da ordem Orthoptera, caracterizados por terem o fémur das pernas posteriores muito grandes e fortes, o que lhes permite deslocarem-se aos saltos. Algumas espécies formam enormes enxames que podem devastar grandes plantações; no entanto, essas pragas são utilizadas por alguns povos como "fonte de proteína".

Ficamos por aqui. affraid
MARIA JOÃO

MensagemAssunto: Re: insectos amigos   Sex Out 02, 2009 8:28 am

Bem... o que não tem remedio remediado está e dou-me por feliz de ainda não serem 1000 por metros quadrado Very Happy Very Happy Very Happy
A minha mini ameixeira inglesa estava com as pontinhas todas arrendados... estavam lá dois que socumbiram afogados em raid. Ontem estava a estender a roupita e caiu uma peça pequenina encima de uns pinheiritos de jardim. Quanto boto a mão para apanhar saltou logo um e outro veio agarrado ao meu mindinho. O buxo tenho dias que é só abanar e parecem aviões em todas as direcções.
Mas pronto, se não os posso vencer vou conviver com eles Wink Vou ver se acho por aí o almanaque deste mês para saber qual o prato a servir-lhes nesta altura plantar
Nay

MensagemAssunto: Re: insectos amigos   Sex Out 02, 2009 9:21 am

hahahah

ja tinha visto uma receita da alentejaninha, e sei q cozinha bem, mas um menu pa gafanhotos?

Ò amiga essa é de mestre Wink

Vais ter de nos mostrar esse menu, ai vais vais ...

Tou mesmo a ver o filme

Menu para eliminar gafanhotos:

.........
......
..........

hum
http://www.nay-lx.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: insectos amigos   

insectos amigos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1