Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 LOURO......

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Flora
Moderadora


Mensagens : 273
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 43

MensagemAssunto: LOURO......   Qua Mar 18, 2009 4:55 pm

O loureiro ou louro (Laurus nobilis) é uma árvore do gênero Laurus da família botânica das Lauraceae ou lauráceas. É originária do Mediterrâneo. Varia entre 5 e 10 m, mas pode atingir até 20 m de altura. Suas folhas são vistosas, coriáceas e com odor muito característico. Por isso são muito usadas em condimentos na culinária em geral.
O seu fruto é do tipo baga e quando maduro tem cor negra. Além disso a madeira dessa árvore é de excelente qualidade. Possui ainda algumas propriedades medicinais para reumatismo, estômago, etc.

Na Grécia Antiga as coroas confeccionadas com ramos de louro eram o símbolo da vitória para os atletas e heróis nacionais. Esse costume também foi herdado na Roma na época dos Césares. Por isso o termo laureado deriva justamente do gênero Laurus.

A medicina popular indica o chá das suas folhas em caso de problemas com a digestão.

É necessária extrema atenção para não confundir com o loureiro-rosa (Nerium oleander), que serve unicamente para ornamentação, e cujas folhas e bagas são muito tóxicas, podendo uma simples folha causar a morte a um adulto devido aos problemas cardíacos que pode provocar.

Existem duas espécies semelhantes e do mesmo género endémicas dos arquipélagos dos Açores (L. azorica), Madeira e Canárias (L. novocanariensis). Na ilha da Madeira, o óleo obtido da baga do loureiro endémico, possui propriedades anti-inflamatórias, sendo utilizado localmente como remédio caseiro para diversas maleitas, podendo cada litro atingir preços de mercado elevadíssimos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
MARIA JOÃO



Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

MensagemAssunto: Re: LOURO......   Ter Maio 12, 2009 9:05 am

O louro é das plantas que mais problemas me dá. Está constantemente com bichinhos brancos que penso ser cochonilhas. Não sei porque é que tem tanta tendencia para isso, será do calor??
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
LOURO......
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Louro josé doente.
» VERRUGA NASAL EM PAPAGAIO "LOURO"

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: PLANTAS AROMÁTICAS-
Ir para: