Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 ÁLMANAQUE - OUTUBRO

Ir em baixo 
AutorMensagem
Branquinho



Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 53
Localização : Porto

MensagemAssunto: ÁLMANAQUE - OUTUBRO   Sab Jul 25, 2009 6:53 pm

AGRICULTURA e JARDINAGEM

Outubro é o mês de grande actividade nos campos e está para o Inverno como Março está para a Primavera. É, pois, o mês de preparação de terras, das adubações e das estrumações e a altura ideal para a preparação de compostos.

NO POMAR

Colher os frutos de Outubro tais como as avelãs, as nozes e as castanhas. Separar por calibres as nozes e avelãs que ficarão para o Natal e as castanhas que irão ser descascadas para congelação. É o mês mais indicado para a plantação de fruteiras, excepto do pessegueiro e da ameixeira. Limpar e podar as amendoeiras, combater a mosca da fruta nos citrinos e após a queda da folha, combater também a lepra, o cancro e o crivado em todas as fruteiras de caroço tais como as ameixeiras, damasqueiros, gingeiras e cerejeiras.
Efectuar sem mais demoras a adubação fosfotopotássica de Outubro-Inverno.

NA HORTA

Se ainda houver necessidade, regar de manhã. Arrancar e queimar as plantas secas, doentes ou infectadas. Iniciar agora a forçagem dos espargos, plantar os alhos, morangueiros, cebolinhas e alho francês.
Cortar rente, sachar e incorporar estrume nas alcachofras e semear favas e ervilhas.

NO JARDIM

Preparar os novos canteiros, arrancar as plantas anuais que murcharam e plantar bolbos. Dividir os pés dos agapantos, semear açafates, amores perfeitos, bocas de lobo, paciências, chagas, cravinas, goivos, etc.

O COMPOSTO de OUTONO

Outubro é, pois, o mês da preparação dos compostos, aproveitando as folhas caídas, a relva cortada, as plantas secas e muitos resíduos hortícolas de fácil decomposição. Os próximos meses de Novembro e Dezembro são os meses ideais para se incorporar nas terras o estrume, os compostos e os minerais sob a forma pulverizada. Os meses húmidos são essencialmente os de abertura e preparação dos terrenos para as próximas colheitas.

Prepare o composto orgânico que é o adubo mais antigo e natural do mundo. É, muito simplesmente, o resíduo resultante da fermentação natural e da decomposição de uma mistura de vários materiais orgânicos. Quantos mais materiais diversos, melhor. Folhas, restos de podas e de relvas, de sebes, palhas, lãs, papel, cinzas de madeira não tratada, restos de frutas e vegetais de cozinha, borras de café, penas, trapos sem cor, estrume de animais é a mistura essencial que sob determinadas condições de humidade, arejamento e temperatura, resulta, ao fim de alguns meses, num resíduo altamente rico em carbono e azoto de grande valor e poder fertilizante.

Acredite que é VERDADE

Numa mão cheia de composto há mais organismos vivos do que pessoas no nosso globo: cerca de 10 biliões de organismos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
ÁLMANAQUE - OUTUBRO
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM-
Ir para: