Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 ALMANAQUE - JULHO

Ir em baixo 
AutorMensagem
Branquinho



Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 53
Localização : Porto

MensagemAssunto: ALMANAQUE - JULHO   Qua Jul 22, 2009 5:57 pm

AGRICULTURA e JARDINAGEM

Julho é normalmente o mês quente e seco. As regas são as que ocupam mais tempo como principal actividade. No entanto, aproveite-se este tempo para proceder à limpeza das dispensas, das ferramentas e de todas as máquinas - eléctricas ou a qualquer outro combustível.

NO POMAR

Regar semanalmente os citrinos e todas as árvores fruteiras. Desbastar os lançamentos mais densos nas nogueiras e castanheiros adultos. Enxertar de "borbulha" os pessegueiros e outras fruteiras de caroço e enxertar de "escudo" os kiwis adultos. Vigiar as fruteiras retirando os frutos mais afectados ou demasiado juntos e que apresentem qualquer maceração na sua superfície devido ao peso e/ou facto de estarem a "bater" uns nos outros por força do vento. Verificar se as frutas não apresentam partes "comidas" por acção as aves e retirar todos os frutos que apresentem sinais de terem sido bicados, já que o seu aprodecimento junto aos restantes frutos sãos levará a que o efeito de aprodecer alastre aos restantes.

NA HORTA

Prosseguir as mondas e as regas abundantes, de manhã ou ao fim do dia e nunca a meio do dia. Tutorar bem o feijão de trepar e o tomate e nesta acção verificar e cortar todas as folhas e ramos que se apresentem de folha queimada pelo sol. Prosseguir a "capação" e "desponte" dos tomateiros, meloeiros, courgettes, melancias e pepinos. Vigiar atentamente o míldio dos tomateiros, sulfatando quinzenalmente (use calda bordalesa ou outro produto apropriado).
Amarrar as folhas do aipo logo que atinjam os 30 centímetros. Semear os nabos, as couves de bruxelas, o repolho de Inverno, etc. Note que é este o último mês para arrancar o alho, que deverá secar bem e fazer réstias.

Nota sobre amarrar as folhas do Aipo - Esta operação simples é muito importante pois permite reduzir o tamanho das folhas e aumentar o volume.

NO JARDIM

Continuar com as actividades do mês de Junho, limpar as roseiras e sardinheiras das folres murchas e folhas secas. Semear em viveiro as plantas de germinação lenta para serem transplantadas em Outubro os goivos, os miosótis, as margaridas, as petúnias, os amres perfeitos, os cravos, as bocas de lobo, as cinerárias, etc.
Tratar convenientemente as roseiras contra o oído. Regar as dálias com uma solução de meio quilo de nitrato de sódio por cada 20 litros de água. Colher as flores das plantas medicinais.

SABIA QUE...

A "Erva dos Cachos da Índia" fervida em água misturada com uma boa quantidade de melaço, colocado na cozinha e na dispensa em pratos largos e fundos, vai dizimar um grande número de baratas.



.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
ALMANAQUE - JULHO
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM-
Ir para: