Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 O que é a Fitopatologia e qual a sua importância

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

O que é a Fitopatologia e qual a sua importância Empty
MensagemAssunto: O que é a Fitopatologia e qual a sua importância   O que é a Fitopatologia e qual a sua importância Icon_minitimeTer Mar 17, 2009 2:43 pm

Fitopatologia é uma palavra de origem grega (Phyton = planta, Pathos = doença e Logos = estudo) e indica a ciência que estuda as doenças das plantas, abrangendo todos os seus aspectos, desde a diagnose, sintomatologia, etiologia, epidemiologia, até o seu controle.

O desenvolvimento da Fitopatologia como ciência data de período relativamente curto. Entretanto, o relato de doenças em plantas é bastante antigo e, desde que o homem passou a fixar-se e desenvolver a agricultura como forma de obter alimentos para sua sobrevivência, passou também a enfrentar problemas relacionados à perdas completas de plantações por questões de doenças e pragas. Na Bíblia são encontradas algumas das referências mais antigas com relação a doenças de plantas, como por exemplo, a ferrugem dos cereais e doenças em videiras e olivais. Estes fenómenos eram normalmente atribuídos a causas místicas e/ou castigos divinos.

A Fitopatologia desenvolveu-se ao longo dos anos, começando pelo chamado “período místico”, onde na falta de uma explicação lógica para as causas das doenças, estas eram atribuídas a causas místicas, passando pelos períodos da “predisposição”, “etiológico”, “ecológico”, chegando ao período atual que é denominado de “período fisiológico”, no qual as doenças das plantas passam a ser encaradas com base nas relações fisiológicas entre planta – patógeno, como um processo dinâmico e mutuamente influenciável.

Actualmente, o crescente e contínuo aumento na população mundial fazem crescer a preocupação com a quantidade e a qualidade dos alimentos produzidos. Uma projecção futurista faz-nos levar a imaginar que não teremos alimentos suficientes para alimentar a população terrestre nos próximos anos. Desta forma torna-se necessário procurarmos instrumentos que permitam um aumento na produção de alimentos.

O desenvolvimento da agricultura está directamente relacionado com algumas questões básicas como a influência de solos, clima, pragas e doenças, além, é claro, do desenvolvimento de avanços tecnológicos.

Inserida neste contexto, a Fitopatologia apresenta-se como ferramenta crucial para subsidiar o desenvolvimento da produção agrícola, procurando solucionar os problemas relacionados com o aparecimento de doenças que reduzem a quantidade e a qualidade dos alimentos produzidos.

Partindo-se da observação de que, entre as diferentes espécies existentes há aquelas que, espontaneamente, são resistentes ou susceptíveis a determinados fungos, experimentos direccionados para a identificação dos aspectos bioquímicos e moleculares envolvidos no mecanismo de interacção planta – patógeno, envolvendo as espécies de importância económica para o País.

Os conhecimentos gerados nas diferentes linhas de pesquisa dentro da área de Fitopatologia poderão ser utilizados em programas de melhoramento genético, visando o desenvolvimento de culturas resistentes/tolerantes às doenças, garantindo, assim, um incremento na produtividade destas culturas.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
 
O que é a Fitopatologia e qual a sua importância
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Qual o nome dessa planta
» Qual a diferença entre Jardinagem e Jardinismo?
» Qual a diferença entre manjerico e manjericão?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: FITOPATOLOGIA-
Ir para: