Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA

InícioRegistrar-seLogin
Compartilhe | 

DEFICIÊNCIA EM FERRO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin

MensagemAssunto: DEFICIÊNCIA EM FERRO   Qua Jul 08, 2009 6:30 pm

Na continuação da abordagem destes temas sobre "deficiência em..." hoje vamos falar sobre deficiência em ferro.

Esta deficiência é quase sempre provocada por condições de elevada alcalinidade do solo, com valores de Ph superiores a 7,5.
É vulgarmente designada por CLOROSE. As plantas mais jovens são as que mais sofrem com clorose ficando as margens e ápices das folhas com o aspecto de queimadas.

Determine imediatamente o Ph do solo; se este for ácido, em princípio há uma deficiência em magnésio.

Reduza o valor do Ph do solo, incorporando neste turfa, fetos moídos, casca pulverizada ou acidificantes químicos.

Nos solos arenosos pode utilizar flor de enxofre à razão de 120 gramas por metro quadrado
Arrow
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
Pereira

MensagemAssunto: Re: DEFICIÊNCIA EM FERRO   Seg Jul 13, 2009 5:37 pm

Em cheio no novo post que ia fazer!
A clorose pode ser no entanto uma conjugação de faltas ou excessos de nutrientes, além do factor Ph...
Numa correcção de nitrogénio, magnésio e ferro qual deve ser a ordem e proporção de compostos?
Já apliquei o sulfato de magnésio via foliar. Estou a ponderar incorporar no solo sulfato de amónia pela primeira vez e continuar a aplicar sulfato de ferro no solo também. Que quantidades devo aplicar de cada e gostava de saber quais as alternativas orgânicas/biológicas, que apesar de menos efectivas a curto prazo são melhores em termos de equilíbrio do solo. O enxofre pode ser alternativa ao ferro ou é só para equilibrar o Ph? Obrigado.
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: DEFICIÊNCIA EM FERRO   Seg Jul 13, 2009 5:42 pm

Caro Pereira,
antes de responder à sua questão, preciso saber a que tipo de plantas se destina a correcção do solo. Arrow
Pereira

MensagemAssunto: Re: DEFICIÊNCIA EM FERRO   Seg Jul 13, 2009 5:49 pm

Ok, em particular para a laranjeira, que apresenta sinais de clorose.
Mas genericamente quero fazer uma corecção geral ao solo para cobri-lo com geo textil. Caso se concretize a intenção vou fazer análise dos nutrientes e ph. Devo utilizar um kit daqueles escolares, até agora foi o que encontrei na net ou envio a laboratório, ministério da agricultura? Qual o seu conselho?
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: DEFICIÊNCIA EM FERRO   Sab Jul 18, 2009 7:45 pm

Caro Pereira, há no mercado aparelhos simples de medição do pH do solo, a um preço entre os 5 e 7,50 euros, que servem perfeitamente para análise do terreno, para amadores. Após a análise do terreno, poderá corrigi-lo. Embora haja no mercado produtos próprios para correcção, por uma questão económica, utilize cal apagada para aumentar a alcalinidade do solo, ou adicione estrume animal para aumentar a acidez. Arrow
Pereira

MensagemAssunto: Re: DEFICIÊNCIA EM FERRO   Dom Ago 16, 2009 11:16 pm

Estão a despontar muitos rebentos jovens por toda a árvore. Vou efectuar a poda.
Está com carência de manganês e não de ferro como pensei anteriormente. O quilo e tal de sulfato de ferro que lhe apliquei durante os últimos anos desiquilibrou a absorção de manganês.
Está a reagir bem ao sulfato de magnésio e ao nitrato de amónia, em pequenas quantidades. Como não frutificou fico na dúvida da reacção ser aos nutrientes ou a não ter fruto, concluo que é o conjunto.
O ph do solo varia, entre os três e os sete.
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: DEFICIÊNCIA EM FERRO   Qui Ago 20, 2009 6:49 pm

Caro Pereira, diga-me uma coisa: a laranjeira deu flor e não frutificou, ou pura e simplesmente nem sequer deu flor? Arrow
Pereira

MensagemAssunto: Re: DEFICIÊNCIA EM FERRO   Sex Ago 21, 2009 3:49 pm

Pura e simplesmente não floriu. Neste momento tem folhas cloróticas e sinais de deficiências variadas, pelo que se torna difícil identificar a causa. Já pensei em morte súbita pois podei ramos completamente despidos de folhas, mas continua com folhas e com alguns rebentos novos.
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: DEFICIÊNCIA EM FERRO   Sex Ago 21, 2009 9:34 pm

Caro Pereira,
faça o seguinte: abra uma cova à volta da laranjeira, com aproximadamente 70 cm de diâmetro. Sempre que em sua casa lavem carne ou peixe, aproveite a água suja de sangue e despeje na cova da laranjeira. Não faça mais nada, para já. Vamos ver se conseguimos a recuperação da árvore. Vá-me dando notícias, todos os meses... Arrow
pontual

MensagemAssunto: Re: DEFICIÊNCIA EM FERRO   Sex Fev 05, 2010 12:20 pm

Boa tarde! Gostaria de saber se já que devemos colocar estrume para aumentar a acidez do solo, posso utilizar aquela rega de esterco que foi dada como dica no tópico de controle de pragas? proporção de tesreco bovino para água. Serve qualquer esterco? Serve o de codorna?

Outra pergunta é saber se existe alguma dica boa para se detectar a acidez do solo assim por alto antes de obtermos o paraleho para detecção do ph que voc~e falou que vende em vários locais a baixo custo?

Obrigada pela atenção e muito prazer! Very Happy
pontual

MensagemAssunto: Sobre os solos alcalinos   Sex Fev 05, 2010 12:36 pm

Boa tarde! Fiquei com algumas dúvidas quando o Adm mencionou sobre a redução do pH do solo incorporando neste turfa com casca pulverizada. Estou e sou do Brasil e por isso fico em dúvida de certos termos. Se não se importar?! Embarassed

O termo turfa vc quiz dizer composto orgânico, terra preta é isso? E o que quiz dizer casca pulverizada, casca de que? Dos legumes e frutas? Como e o que faz com as cascas? Isso pode ser feito em solos arenosos com pouco teor de argila?

Nossa estou adorando esse forum, super esclarecedor, já tenho inclusive outras perguntas feitas, é que estou agora começando a me interessar por esses assuntos! um abraço! borboleta
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: DEFICIÊNCIA EM FERRO   Sex Fev 05, 2010 12:59 pm

Cara Pontual, obrigado pelo elogio ao forum. Tentamos dar resposta às dúvidas aqui colocadas, mas... não somos super-homens..e por vezes é complicado!
Em relação às suas dúvidas aqui vão resposta:
A turfa é um composto de terra, onde existem folhas e outros plantas em decomposição. É uma terra solta e não pesada.
A casca não é de de frutas, não senhor! É casca de pinheiro (principalmente) que se desfaz com muita facilidade.
Sobretudo em solos argilosos e pesados, onde não há uma boa infiltração da água no solo, o que leva muitas vezes ao apodrecimento das raízes e consequente morte das plantas, é necessário a inclusão de turfa, misturada com areia para "aliviar" o solo. Arrow
pontual

MensagemAssunto: Re: DEFICIÊNCIA EM FERRO   Sex Fev 05, 2010 6:56 pm

Olá adm obrigada pela resposta. Eu conheço bem a turfa, é que vcs chamavam de turfo achei que fosse outra coisa! Ah é de pinheiro, puxa vida não conheço essa casca. Sou bióloga e as disciplinas que fiz sobre solos foram optativas porque gosto bastante da terra. Já fiz o teste que vc comentou e meu terreno é areno-argiloso! Bom saber pois a aparência é de areia pura. Tambem vou comprar um aparelho de ph pois o ph é fundamental para se fazer uma avaliação! Estou gostando bastante das dicas!! Quando eu estiver craque também vou passando algumas coisas! Um grande abraço da Pontual!
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: DEFICIÊNCIA EM FERRO   Sab Fev 06, 2010 8:06 pm

Cara Pontual, agora já posso dizer publicamente (porque o mencionou) a sua profissão de bióloga.
Não precisa comprar um aparelho caro para medição do pH; eu compro aparelhos simples a cerca de 6 euros (penso que deve ser aproximadamente 22 reais).
Vá dando notícias, e se puder coloque fotos. Arrow

DEFICIÊNCIA EM FERRO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» trinca ferro
» trinca ferro
» Trinca Ferro
» TRINCA FERRO
» trinca ferro