Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Mal Nutrição de Plantas

Ir em baixo 
AutorMensagem
Branquinho



Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 53
Localização : Porto

MensagemAssunto: Mal Nutrição de Plantas   Ter Jul 07, 2009 8:15 pm

Muitas vezes, um apreciador de plantas, ou um jardineiro, pergunta a si mesmo por que razão esta ou aquela planta morre, aparentemente sem qualquer razão lógica. Mas a verdade é que esta razão existe e é tão básica que serve de estrutura vital à espécie. Sim, tal como os animais e os humanos, as plantas podem sofrer de mal nutrição e dai chegarem a um ponto de tal definhamento que acabam por sucumbir. Isto aplica-se especialmente às plantas envasadas, tanto de interior como de exterior. O facto do exemplar estar contido no espaço limitado de um vaso restringe o fornecimento de elementos nutritivos e das células vivas micro bióticas que mantêm o solo fresco, remexido e saudável. Uma vez que os micro organismos consumam os limitados elementos nutritivos encerrados nesse pequeno espaço que é o vaso, a planta passa, pois, a sofrer de mal nutrição e acaba por morrer. Por essa altura diremos que o solo se tornou estéril e impróprio.
Qual a melhor solução? Será preciso desenvasar e mudar o solo dos recipientes? Mas existem plantas que gostam de ser perturbadas no seu habitat a que se acomodaram. Logo, chegamos à conclusão de que as plantas são muito semelhantes aos humanos e acontece-lhes como a nós, que precisamos de vez em quando multivitaminados para robustecer e activar o organismo.
Não há como recorrer, de tempos a tempos, aos bons fertilizantes e óptimos produtos que alimentem a planta essencialmente em estado líquido. Deve, neste caso procurar sempre o produto que melhor se adapta à espécie da planta e seguir conscienciosamente as instruções que vêm descritas na embalagem, porque uma dose a menos é o mesmo que tomar uma colher de chá e já uma dose a mais é o mesmo que usar a colher da sopa em vez da colher de sobremesa.
Os produtos que mais se têm usado são os da marca “Substral” que tem vindo a ser empregues com sucesso e cuja venda se faz mesmo nos supermercados para além do circuito de venda dos floricultores e casas da especialidade.

Voltar ao Topo Ir em baixo
MARIA JOÃO

avatar

Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

MensagemAssunto: Re: Mal Nutrição de Plantas   Qua Jul 08, 2009 9:13 am

P'ra aí há duas décadas atrás, comprei substral daquelas tirinhas de enfiar na terra e toca a espalhar pelos vasos.
Resultado: foi pior a emenda que o soneto. Não voltei a repetir e a ainda hoje tenho medo. Sad
Voltar ao Topo Ir em baixo
Pereira



Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/06/2009
Localização : Mouro

MensagemAssunto: Re: Mal Nutrição de Plantas   Qua Jul 08, 2009 2:54 pm

Olá, eu tenho feito o mesmo recentemente, mas tem resultado. É importante seguir as instruções, porque demasiado adubo pode queimar as raízes das plantas, pelo menos no adubo sólido. Umas poucas varetas por vaso asseguram alimento de forma controlada durante uns meses. O adubo líquido é absorvido mais rapidamente, dando resultados quase imediatos... é só seguir as instruções com cuidado, como escreveu o Branquinho, nem demais nem de menos.
flores
Voltar ao Topo Ir em baixo
Branquinho



Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 53
Localização : Porto

MensagemAssunto: Puxa Vida   Qua Jul 08, 2009 5:12 pm

Ops, a minha mãe usava este produto de vez em quando e sempre teve plantas durante anos. Agora é que não sei o que se passa com esse produto, mas que tem vendido ali na esquina... lá isso vende e bem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Mal Nutrição de Plantas   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Mal Nutrição de Plantas
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM-
Ir para: