Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Flores antes do tempo propriado

Ir em baixo 
AutorMensagem
rosa

avatar

Mensagens : 144
Data de inscrição : 29/04/2009
Localização : Póvoa de Varzim

MensagemAssunto: Flores antes do tempo propriado   Dom Jul 05, 2009 6:32 pm

Eu tenho reparado que minha laranjeira começa a dar, cada vez mais cedo, flor. Por outro lado, no meu jardim a graminha começa a espigar em Maio, quando só começava em Setembro. O que está a acontecer com o ambiente?
Será o aquecimento global que provoca todas estas alterações? hum
Voltar ao Topo Ir em baixo
martinho



Mensagens : 137
Data de inscrição : 23/04/2009
Localização : Douro litoral

MensagemAssunto: Re: Flores antes do tempo propriado   Dom Jul 05, 2009 6:51 pm

É isso mesmo, eu também reparo que as arvores de fruta começam a dar flor mais cedo do que alguns anos atras.
Efeito de estufa ou aquecimento global, de que tanto se fala?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Branquinho



Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 53
Localização : Porto

MensagemAssunto: Clima   Dom Jul 05, 2009 10:00 pm

Eis o que diz a Wikipédia sobre o ambiente e que aqui resumo:

“Em geral, o ambiente consiste no conjunto das substâncias, circunstâncias ou condições em que existe determinado objecto ou em que ocorre determinada acção. Na biologia, principalmente na ecologia, o meio ambiente inclui tudo o que afecta directamente o metabolismo ou o comportamento de um ser vivo (animais) ou duma espécie (natureza), incluindo a luz, o ar, a água, o solo ou os outros seres vivos que com ele coabitam.”

Apesar de haver muitas coisas a fazer pelo ambiente, no tempo actual, ninguém as faz verdadeiramente. Esse é o cenário real e o mais verdadeiro possível que se impõem sobre todo e qualquer movimento de defesa que se faça seja lá de que forma for.
Discutir o ambiente é hoje uma coisa comum que se faz só de vez em quando, mas não tem uma acção mundial quanto mais pessoal e individual de cada humano que vive neste planeta, e sem excepções, pelo que não passa de um simples romance bem montado, bem elaborado e com uma estrutura que merece boa nota pelo método de utilização de organogramas, tem apoio de muitos lutadores entre os quais se encontra Al Gore e até o cantor Sting, e até a benção de muitos governos mas é uma luta de muitos poucos e não atingirá sequer uma quota mundial que possa ser considerada apreciativa em termos humanos, biológicos e ambientais.
Não falando aqui de outros blogs nos quais colaboro em estudos ambientais de grande controvérsia e envolvem também assuntos a que a humanidade prefere muito bem fechar os olhos ou olhar de lado, e porque tal não me convêm neste lugar, julgo que o nosso relatório de maior confiança está certo: o aumento da temperatura e as respectivas alterações climáticas que ainda não se verificam totalmente a olho nu terminará a partir do início de Janeiro de 2010 e o Verão terá um aumento para 5 meses de calor a partir de Maio até Outubro. Os anos seguintes darão o maior colapso e senão mesmo o maior golpe em muitas áreas de produção alimentar e sobretudo de escassez de água.
Especialistas ambientais que tem tentado dar respostas a alguns dos meus planos de cultura biológica via Internet já me recomendaram a utilização de culturas resistentes de uma série de plantas que produzem mais do que uma vez por ano, caso do feijão Mungo entre outras espécies alimentares que tem alimentado povos famintos do Darfur e que descobri serem de origem africana e que neste clima se vão produzir 3 a 4 vezes antes da época de Inverno.
O que vocês observam é simplesmente o clima a dar sinal daquilo por que nós não vimos a olho nu. Plantas que crescem antes do tempo e florescem antes da época – que noutros anos só davam na altura certa – são algumas das verdadeiras sequelas do que o ambiente que nos rodeia está a sofrer com a mutação (alteração) e nesse sentido a natureza está a tentar adaptar-se a essa mudança quer de temperatura, quer do próprio sistema biológico que bem está contaminado por inúmeros usos, abusos e erros humanos cometidos ao longo de séculos. No sentido da alteração climática já não há nada a fazer mesmo por quem quer que seja, o clima já está em alteração global totalmente irreversível e isso interferirá com toda e qualquer forma de vida natural e com os habitats até mesmo microscópicos. Provavelmente, ainda, muitas alterações se darão na natureza e como a Terra também é um ser vivo e não somente um terceiro calhau a contar do sol, irá dar bem de si e do seu grave padecimento interno e externo qual doente de quem todos sabem o mal que sofre mas ninguém lhe quer dar razão. Aqui e ali aparecem as iniciais sequelas e a seguir a estas aparecem outras. Algumas já cá estão e outras ainda haverão de vir...
Em suma: O Planeta Terra = doente
Voltar ao Topo Ir em baixo
MARIA JOÃO

avatar

Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

MensagemAssunto: Re: Flores antes do tempo propriado   Seg Jul 06, 2009 9:12 am

Chiça Branquinho!!
Ainda bem que não sou agora pequenina. Very Happy
Quando eu era pequenina achava, como muito adultos antigos, que a terra era um enorme terreno estendido até ao infinito e quietinho.
Quando soube que a terra era uma bola que andava e o meu pai me expplicou que um tremor de terra é como quando um cão se sacode e as pulgas que vivem nele ficam abanadas. Nessa altura fiquei com medo de cair da terra.ou que a terra fosse bater em alguma coisa.
2010 é já ali ao virar da esquina!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 76
Localização : Região do grande Porto

MensagemAssunto: Re: Flores antes do tempo propriado   Seg Jul 06, 2009 4:14 pm

Fico sempre boquiaberto com as mensagens do Branquinho, que muito prezo...
Entretanto, vamos aguardando uma resposta da nossa moderadora neste tópico. Arrow


Última edição por Admin em Ter Jul 07, 2009 7:13 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
Branquinho



Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 53
Localização : Porto

MensagemAssunto: Mais - sem quer e que todos perdoem aqui colocar   Seg Jul 06, 2009 5:15 pm

Olá Maria João.

Eu vivi desde pequeno no meio da cultura de um povo originário dos Mouros. Até mim chegaram-me tradições, hábitos, costumes e mesmo lendas de ouro escondido entre determinados locais. O nosso planeta tem muitos segredos e na região onde me encontro a planear as grandes hortas que alimentarão as bocas famintas que por certo lá irão ter na altura devida, há uma área que possui uma "mamoa" (sepultura antiga dos primórdios do homem primitivo) e que foram colocados à luz do sol pelo Grupo Arqueológico do Norte (que aliás fica mesmo perto de minha casa).
Aqui transmitiram-me - enquanto eu aprendia a guardar ovelhas e vacas - a sua sabedoria de quem sabe sobreviver "sem nada" e só com aquilo que a terra dá. Uma vida de total pobreza, onde são mais felizes do que tem dinheiro e vive entre edifícios e/ou moradias. Já passei por dois tremores de terra, alguns eclipses parciais, mas graças à minha avó (falecida com 99 anos) e aos seus ensinamentos sempre soube que a terra é redonda onde a circunferência está em todo o lado e o circulo em nenhum, que há formas de vida idênticas à nossa fora do nosso sistema e debaixo do solo, que tudo o que nasce tem que morrer, que o único inferno que existe é de facto aquele que padecemos neste mundo através de dores, trabalhos, guerras, pestes, doenças e fomes, e o resto é o céu da paz eterna. Somos, pois, uma raça que vive e morre, faz a obra e por ela é reconhecida até que outro tome conta dela e se faça reconhecer por outras obras.
Aguentar a vida, resignar-se à terra, viver em harmonia com a natureza, saber alimentar-se somente como uma necessidade básica e não como o facto de encher a barriga para criar pança, combater as doenças com plantas naturais, fazer os seus próprios complementos energéticos (um copo grande, uma dose de vinho do porto - do tamanho de uma chávena de café, um ovo cru, mexe-se tudo e bota abaixo 1 vez por semana).
Depois há que saber dormir, trabalhar, viver sem preocupações porque hoje é um problema que aparece mas amanhã é outro que pode aparecer e ser mais grave que o anterior. Não ter sentimentos de raiva, não possuir uma prosa de superioridade mas sim de igual humildade perante os semelhantes, beber de forma moderada, deitar cedo e cedo erguer, libertar-se dos maus hábitos e essencialmente crer em Deus e não ter nunca a frase "se eu tivesse" mas habituar-se a dizer "quando eu alcançar", e em vez de "quando morrer" diga-se "quando faltar". Não ter medo de morrer mas sim, pois, de que alguém que amamos da nossa prole mais jovem tenha esse destino.
O meu plano das grandes hortas é muito antigo porque sou uma pessoa versada na incerteza do futuro que ainda desconheço e nada sei do que me espera nesses tempos. O mundo é pequeno, somos milhões e cada vez ocupamos mais e mais terras em sacrifício de construções. Destruímos o planeta que nos serve de casa e acabamos por destruir mais do que aquilo que se julga. Quando se julga que estamos a "evoluir" tal não acontece, porque a nossa evolução é somente a "nível material" e não o "alcançar da sabedoria mental e espiritual".
Ligados a um mundo em constante alteração onde a vida está resumida à notícia, ao supérfluo, e à novidade e já habituados a uma vida urbana que nos oferece maus hábitos, não há nada a fazer caso exista um qualquer conflito ou acontecimento inesperado que atinja essa sociedade urbana.
Não querendo prolongar este tema agradeço que vão lendo o meu Blog em: pedradomilho.blogspot.com tendo em atenção que devem começar do último texto para o primeiro e já lá tem 5 capítulos de uma longa escrita feita por mim que no final dará a revelação de um segredo que envolve a criação destas hortas. Podem ainda ouvir musicas do Quim Barreiros clicando numas das imagens escolhendo a canção que querem ouvir.
Deixe que lhe diga que em 2010 não vai acontecer nada a não o habitual desemprego e a queda das bolsas. Lá para 2012 é que vai haver a verdadeira fome e o início das verdadeiras dores.
hum
Voltar ao Topo Ir em baixo
MARIA JOÃO

avatar

Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

MensagemAssunto: Re: Flores antes do tempo propriado   Seg Jul 06, 2009 5:45 pm

Pela segunda vez, na minha já larga andança por foruns, parei a leitura para ir ver no perfil a idade de quem escreveu. Não querendo repetir o nosso querido Admi., mas este Branquinho tem sempre uns discursos bem interessantes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Branquinho



Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 53
Localização : Porto

MensagemAssunto: Minha idade?   Ter Jul 07, 2009 8:23 am

Olá Maria João,

Eu fico grato que tenha ido ver o meu perfil, porque assim retirou as suas dúvidas sobre mim. Na realidade há quem me dê entre os 55 e os 65 anos quando verificar um poema, um texto ou grande conteúdo de minha autoria. Tal idade ainda está para alcançar e daqui a muitos anos.
Pés assentes na terra, doses de inspiração, muita informação e leitura constante, actualização e acima de tudo "realidade" para não me deixar levar pelo quer que seja é o que hoje enfrento para preparação da sobrevivência futura.

flores
Voltar ao Topo Ir em baixo
rosa

avatar

Mensagens : 144
Data de inscrição : 29/04/2009
Localização : Póvoa de Varzim

MensagemAssunto: Re: Flores antes do tempo propriado   Ter Jul 07, 2009 6:20 pm

Gostei imenso da teoria do Branquinho mas afinal, porque é que a minha laranjeira dá flor cada vez mais cedo? chorar chorar chorar chorar
Voltar ao Topo Ir em baixo
Branquinho



Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 53
Localização : Porto

MensagemAssunto: Desconfio...   Ter Jul 07, 2009 8:21 pm

Não é teoria minha senhora e estou a crer que o que eu estou a dizer é a pura verdade: que o clima está estragado e por causa disso vai haver árvores a dar frutos "fora de época" e na época certa já não os dá, por um lado passa a ter fruta mais cedo, pelo outro na época certa não a terá. affraid affraid affraid
Por outro lado vamos esperar que a moderadora deste tópico apareça e comente algo, porque isto aqui do ambiente vai dar combate renhido e até um novo "clima" a este blog. afro
Voltar ao Topo Ir em baixo
MARIA JOÃO

avatar

Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

MensagemAssunto: Re: Flores antes do tempo propriado   Qua Jul 08, 2009 9:09 am

Branquinho escreveu:
...um novo "clima" a este blog. afro

Very Happy E o que é que o Borda d'Àgua do Branquinho prevê?? Very Happy
Sol ou chuva?? hum
Voltar ao Topo Ir em baixo
Inês Coelho



Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/05/2009
Localização : Grande Porto

MensagemAssunto: Re: Flores antes do tempo propriado   Qua Jul 08, 2009 12:05 pm

Olá a todos. sunny

Ouvimos dizer, muitas vezes, que “este foi o mês mais seco do século” ou “este foi o dia mais frio registado nas últimas décadas”, etc., e tudo aponta para uma mudança de clima que nunca se fez sentir nestas últimas gerações. Portanto, ninguém pode negar que existem alterações do clima a nível global. Muitos cientistas dizem que é provocado pelo Homem, outros dizem que é um processo natural que ocorre de milhões em milhões de anos. Qualquer que seja a causa desta mudança, verificam-se alterações principalmente na agricultura, pelo aumento da temperatura dos solos e de precipitação em épocas dissonantes. Estas alterações, como é natural, provocam mudanças nos ciclos da natureza e podem antecipar as datas de floração.

O melhor que podemos fazer é viver com estas alterações o melhor que pudermos, actuando na natureza com consciência e responsabilidade. Quem sabe andar mais a pé , quando nos é permitido, e plantar uma árvore quando nos sentimos em harmonia com a natureza. plantar
Voltar ao Topo Ir em baixo
rosa

avatar

Mensagens : 144
Data de inscrição : 29/04/2009
Localização : Póvoa de Varzim

MensagemAssunto: Re: Flores antes do tempo propriado   Sex Jul 10, 2009 6:04 pm

Muito obrigado Inês pelos seus conselhos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Branquinho



Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 53
Localização : Porto

MensagemAssunto: Borda d'Água   Seg Jul 13, 2009 9:30 pm

Olá MARIA JOÃO

O meu "Borda d'Água" prevê muito mau clima global até finais de 2012. Essas alterações estão já ser vistas em todas a partes do globo e não só através da agricultura com antecipado florescimento e produção.

Preferencialmente e pessoalmente sempre tive em minha casa a presença do "Seringador" que desde que comecei a ler minha falecida avó (99 anos) trazia para casa, mas apesar de tudo também havia o famoso "Borda d'Água" e desta feita trazido por mão de minha mãe. Um é o irmão de outro quer queira quer não, porque ambos são filhos de dois editores livreiros da época "coimbrã" e dos famosos fados de Coimbra.

Para este ano está previsto calor até meados de Outubro. Veja lá onde irão parar as nossas culturas no geral. Depois seguir-se-ao os meses de frio, intensa chuva e granizo até Maio que darão cabo da maior parte das culturas.

Não pretendo nem me fantasio de astrólogo, vidente, profeta dos tempos futuros, e no entanto a informação que dei é somente resumida à realidade que assumo. Se você me diz que a sua árvore dá frutos em Julho em vez de os dar em Janeiro é mais uma evidência a observar e a ponderar atentamente já que as alterações estão a ser feitas no plano que é invisível e você não vê quanto mais eu. Algo está mal no reino, só passa ao lado quem quer.

Quanto ao meu dizer e escrever, neste noutros muitos foruns é para ser levado na integra como o velho ditado: "Olha para o que eu te digo e não o que faço".

lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Flores antes do tempo propriado   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Flores antes do tempo propriado
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: AMBIENTE-
Ir para: