Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 orquidea dendobrium

Ir para baixo 
+2
greenman
martinho
6 participantes
AutorMensagem
martinho




Mensagens : 137
Data de inscrição : 23/04/2009
Localização : Douro litoral

orquidea dendobrium Empty
MensagemAssunto: orquidea dendobrium   orquidea dendobrium Icon_minitimeSex Jun 26, 2009 7:32 pm

Dirijo-me o moderador Greenman que tem muitas orquideas e bem bonitas para pedir um conselho como devo tratar uma dendobrium que me deram. obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
greenman




Mensagens : 33
Data de inscrição : 28/03/2009
Localização : Zona Lisboa

orquidea dendobrium Empty
MensagemAssunto: Re: orquidea dendobrium   orquidea dendobrium Icon_minitimeQui Jul 23, 2009 1:16 pm

Olá Martinho,

Primeiro que tudo, peço desculpa pela demora da resposta, tenho andado sem tempo para Fóruns.

Aqui vai a resposta:

Existem muitos tipos de Dendrobium e só sabendo o nome, ou vendo uma foto, conseguiria ajuda-lo melhor.
Os dois tipos principais que se encontram mais facilmente à venda em Portugal são os Dendrobium phalaenopsis e os Dendrobium nobile. Será algum destes?

orquidea dendobrium 1570968655_88b7aa86f9

Este é um Dendrobium phalaenopsis. Os pseudobolbos parecem umas caninhas e dessas caninhas sai uma haste com diversas flores. As flores podem ter muitas cores mas geralmente têm esta forma.

orquidea dendobrium 2620935570_7f6bbcd3b4

Este é um Dendrobium nobile. As flores também podem ter muitas cores mas brotam directamente do pseudobolbo em grupos de 2-3 flores.

Será algum destes??
Ir para o topo Ir para baixo
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

orquidea dendobrium Empty
MensagemAssunto: Re: orquidea dendobrium   orquidea dendobrium Icon_minitimeSex Nov 26, 2010 8:26 pm

Boas. Hoje passei pelo mercado e apeteceu-me comprar uma orquidea.
Dendrobium phalaenopsis

Embora traga uma pequena etiqueta a dizer que não pode ter exposição solar directa , gostaria que me ajudassem a tomar conta da menina.UMa coisa que reparei é que só tinha uma pétala aberta quando a comprei mas depois de estar no calorzito da casa, já abriu mais. Qual é a melhor temperatura para a manter?
Obrigado antecipadamente pelas respostas
Joba
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
vieira

vieira


Mensagens : 180
Data de inscrição : 05/11/2010
Localização : Leiria

orquidea dendobrium Empty
MensagemAssunto: Re: orquidea dendobrium   orquidea dendobrium Icon_minitimeSáb Nov 27, 2010 11:29 pm

olá Joba!
tenho muitos em floração actualmente .
essa gosta de calor e muita luz indirecta
pode ser fatal para este e género de orquídea temperaturas abaixo dos 12º
é como as phalaenopsis...

fica bem
jorge
Ir para o topo Ir para baixo
http://meumundovegetal.blogspot.com/
rosa

rosa


Mensagens : 144
Data de inscrição : 29/04/2009
Localização : Póvoa de Varzim

orquidea dendobrium Empty
MensagemAssunto: Re: orquidea dendobrium   orquidea dendobrium Icon_minitimeSeg Set 26, 2011 5:17 pm

Tenho uma dendobrium em casa, que está a dar "filhos" laterais já com raízes. Posso cortar os "filhos" e metê-los na terra? E em que terra?
Ir para o topo Ir para baixo
vieira

vieira


Mensagens : 180
Data de inscrição : 05/11/2010
Localização : Leiria

orquidea dendobrium Empty
MensagemAssunto: Re: orquidea dendobrium   orquidea dendobrium Icon_minitimeTer Set 27, 2011 12:36 pm

OLÁ
é melhor tir aros filhotes na proxima primavera e plantar em vaso pequeno e casca de pinheiro 15/20
1/3 carvão vegetal e algum musgo á mistura
Ir para o topo Ir para baixo
http://meumundovegetal.blogspot.com/
rosa

rosa


Mensagens : 144
Data de inscrição : 29/04/2009
Localização : Póvoa de Varzim

orquidea dendobrium Empty
MensagemAssunto: Re: orquidea dendobrium   orquidea dendobrium Icon_minitimeTer Set 27, 2011 12:56 pm

Obrigado Vieira, irei proceder de acordo com os teus ensinamentos.
Ir para o topo Ir para baixo
HelenD

HelenD


Mensagens : 65
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 37
Localização : Lisboa

orquidea dendobrium Empty
MensagemAssunto: Re: orquidea dendobrium   orquidea dendobrium Icon_minitimeQua Out 19, 2011 6:56 pm


Boa noite,

Alguém me sabe dizer +/- durante quanto tempo fica florida uma dendrobium phalaenopsis? Tenho uma e ja tem flores a secar passado nem 2 semanas de terem aberto e quero saber se é normal pois tenho algumas orquideas de outras especies floridas ha mais de 1 mês.
outra questão: Ouvi dizer num viveiro que mudar as orquideas de uma divisão da casa mais quente para uma mais fresca ajuda no florescimento desta. Verdade ou mito? hum
Ir para o topo Ir para baixo
vieira

vieira


Mensagens : 180
Data de inscrição : 05/11/2010
Localização : Leiria

orquidea dendobrium Empty
MensagemAssunto: Re: orquidea dendobrium   orquidea dendobrium Icon_minitimeQui Out 20, 2011 9:45 am

olá!
eu tenho varios em floração com flores á 3 ou 4 semanas
choques termicos quando estão no inicio ou durante a floração pode abortar ou reduzir o tempo de floração
mas tambem esses choques contribuem para que a planta resolva dar floração(inicio de haste floral)
Ir para o topo Ir para baixo
http://meumundovegetal.blogspot.com/
HelenD

HelenD


Mensagens : 65
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 37
Localização : Lisboa

orquidea dendobrium Empty
MensagemAssunto: Re: orquidea dendobrium   orquidea dendobrium Icon_minitimeDom Fev 12, 2012 11:08 am


Olá,

A minha dendrobium phalaenopsis deu flor em Setembro e agora está a perder as folhas.

É normal acontecer?
Ir para o topo Ir para baixo
vieira

vieira


Mensagens : 180
Data de inscrição : 05/11/2010
Localização : Leiria

orquidea dendobrium Empty
MensagemAssunto: Re: orquidea dendobrium   orquidea dendobrium Icon_minitimeSeg Fev 13, 2012 5:53 pm

olá!
é normal perder as folhas das canas velhas
e com este frio ainda mais... desde que a planta não as perca todas está tudo bem
Ir para o topo Ir para baixo
http://meumundovegetal.blogspot.com/
HelenD

HelenD


Mensagens : 65
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 37
Localização : Lisboa

orquidea dendobrium Empty
MensagemAssunto: Re: orquidea dendobrium   orquidea dendobrium Icon_minitimeSeg Fev 13, 2012 6:46 pm


Obrigada Vieira. Very Happy

A minha casa não é muito fria mas a orquidea esta perto da janela k é onde apanha mais claridade mas assim também apanha mais frio. Sad
É preferivel muda-la para longe da janela, mas não apanha muita claridade, ou é melor deixa-la junta a janela onde apanha mais frio?
Ir para o topo Ir para baixo
HelenD

HelenD


Mensagens : 65
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 37
Localização : Lisboa

orquidea dendobrium Empty
MensagemAssunto: Re: orquidea dendobrium   orquidea dendobrium Icon_minitimeDom Mar 18, 2012 6:29 pm

Olá a todos,

A Primavera está á porta e com ela vem a esperança de novas orquideas floridas e as duvidas não faltam, claro.
No ano passado tive pela 1ª vez uma dendrobrium phalaenopsis, por isso este ano não sei bem como ela vai florir porque cortei as astes florais depois da floração mas como estavam entre as folhas ficou uma ponta de aste k agora está seca. A questão é: se onde deveria dar novas astes está uma ponta seca, como vai ele florir este ano?
Há algo que possa fazer ou a aste seca vai cair antes da proxima floração?

Obrigada FLOR
Ir para o topo Ir para baixo
HelenD

HelenD


Mensagens : 65
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 37
Localização : Lisboa

orquidea dendobrium Empty
MensagemAssunto: Re: orquidea dendobrium   orquidea dendobrium Icon_minitimeTer Mar 27, 2012 9:46 am


Bom dia.

Agora que tem estado calorzinho, quando posso, ponho as minhas orquideas na varanda para apanharem ar, quer as floridas como as que não estão floridas.
Agora as que estão floridas, uma paphiopedilum e um miltonia, estão a perder a flor. A paphiopedilum é normal estar a perder a flor pk floriu em Dezembro e a mesmo flor aguentou até agora mas a miltonia não deu nem um mês de floração.
Devo parar de mete-las cá fora, quer as floridas como as que não estão ou é bom para elas o ar quente que apanham?
A Varanda não apanha sol.

Volto a colocar uma questão que não obtive resposta:
No ano passado tive pela 1ª vez uma dendrobrium phalaenopsis, por isso este ano não sei bem como ela vai florir porque cortei as astes florais depois da floração mas como estavam entre as folhas ficou uma ponta de aste k agora está seca. A questão é: se onde deveria dar novas astes está uma ponta seca, como vai ele florir este ano?
Há algo que possa fazer ou a aste seca vai cair antes da proxima floração?

FLOR

Ir para o topo Ir para baixo
vieira

vieira


Mensagens : 180
Data de inscrição : 05/11/2010
Localização : Leiria

orquidea dendobrium Empty
MensagemAssunto: Re: orquidea dendobrium   orquidea dendobrium Icon_minitimeTer Mar 27, 2012 4:55 pm

olá!
quanto ao dendrobium não tem problema ficar com umas pontinhas (da haste floral)secas ,
a mesma cana no caso dos denphal podera dar mais hastes florais tanto este ano como nos proximos,
mesmo que perdam as folhas e continuem com reservas de nutrientes nos caules
quanto as miltónias e outras orquideas em flor não é conveniente estar a mudar de sitio
Ir para o topo Ir para baixo
http://meumundovegetal.blogspot.com/
HelenD

HelenD


Mensagens : 65
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 37
Localização : Lisboa

orquidea dendobrium Empty
MensagemAssunto: Re: orquidea dendobrium   orquidea dendobrium Icon_minitimeTer Mar 27, 2012 5:50 pm

Muito obrigada Vieira pela informaçao.
flor
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





orquidea dendobrium Empty
MensagemAssunto: Re: orquidea dendobrium   orquidea dendobrium Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
orquidea dendobrium
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Orquidea Bambu
» O mito da "orquídea negra" e a real "orquídea azul"
» Principiante que precisa de ajuda
» Orquídea Vanda
» Orquidea minuatura

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: ORQUÍDEAS :: CUIDADOS-
Ir para: