Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 DIETA DE DESINTOXICAÇÃO – CORPO E ALMA PURIFICADOS

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Branquinho




Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 59
Localização : Porto

DIETA DE DESINTOXICAÇÃO – CORPO E ALMA PURIFICADOS Empty
MensagemAssunto: DIETA DE DESINTOXICAÇÃO – CORPO E ALMA PURIFICADOS   DIETA DE DESINTOXICAÇÃO – CORPO E ALMA PURIFICADOS Icon_minitimeQua Jun 10, 2009 7:31 pm

As práticas e terapias alternativas são adeptas de uma ocasional dieta de desintoxicação mas, em vez de ser exclusivamente motivada pela perda de peso ou alteração de hábitos alimentares, este regime pretende renovar o funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, com vista a potenciar a energia e o bem-estar geral do organismo.

O que é?
Uma dieta de desintoxicação (ou dieta natural como também é conhecida) é, tal como o próprio nome indica, uma dieta que desintoxica o corpo. Apesar de o nosso organismo eliminar, todos os dias, as toxinas nocivas ao seu funcionamento pleno e 100% natural, a verdade é que os nossos estilos de vida altamente stressantes e muito sedentários, aliados a práticas alimentares pouco saudáveis, contribuem fortemente para a acumulação excessiva dessas mesmas toxinas.

Objectivo
A dieta de desintoxicação tanto pode ser realizada sozinha, como integrar um plano terapêutico mais completo, que inclua outras práticas naturais caso do consumo de suplementos, ervas, hidroterapia, sauna, técnicas de respiração ou exercício físico. Alguns tratamentos desintoxicantes vão mais longe e, para além de incluírem uma fase de jejum, podem incidir sobre órgãos do corpo específicos (caso do fígado, rins, cólon, pele, pulmões ou sistema linfático). Independentemente da forma como é prescrita, a verdade é que a sua acção depurativa vai restabelecer o equilíbrio natural do corpo que, como todos nós sabemos, traz benefícios igualmente positivos para a mente e para a alma.

Benefícios
A partir do momento em que se passa a consumir exclusivamente os alimentos que integram esta dieta natural (descritos como sendo os mais desintoxicantes e antioxidantes), a ingestão de uma quantidade particular de vitaminas, minerais, fibras e água vai facilitar a eliminação das tão indesejadas toxinas. Feito isso, dá-se uma purificação de todos os órgãos (principalmente o fígado e os rins, dado o seu papel crucial no sistema digestivo) e o corpo sente-se, inevitavelmente, revitalizado.
Por outro lado, e em consequência directa da neutralização destas substâncias nocivas, o metabolismo é acelerado, o que potencia a diminuição de peso e da sensação de inchaço. Para além de corpo e mente sãos, esta dieta natural contribuiu ainda para aumentar os níveis de energia e de produtividade, melhorar a memória e a agilidade mental, atrasar o processo de envelhecimento, reforçar as defesas naturais e prevenir contra doenças e infecções.

Os alimentos privilegiados
• Fruta fresca (principalmente: maçã, uvas, manga, ananás, melancia, morangos)
• Vegetais frescos (principalmente: brócolos, couve flor, espargos, agrião, cebolas, alhos, alcachofras, beterrabas, gengibre, vegetais vermelhos e vegetais de folha verde)

Arroz (integral ou basmati), bolos/biscoitos de arroz e massa de arroz
• Outros tipos de grão: quinoa, amaranto e trigo mourisco
• Ervilhas, lentilhas, feijão-frade
• Peixe
• Nozes sem sal (amêndoas, caju, avelãs), sementes de sésamo e de girassol, pevides de abóbora, manteigas de frutos secos
• Condimentos: azeite virgem, sal vegetal, sal marinho, vinagre, molho de soja, qualquer erva ou especiaria (com destaque para a salsa, pimenta Caiena e funcho)
• Bebidas: água, limonada, sumo de fruta 100% natural, sumos de vegetais, chá verde, chá sem cafeína, leite de arroz

Os frutos proibidos
• Café
• Álcool
• Tabaco
• Fritos
• Doces
• Chocolate
• Todo o tipo de enlatados
• Alimentos que contêm óleos hidrogenados, aditivos ou conservantes químicos,
• Medicamentos (a não ser que sejam prescritos pelo médico)
• Produtos cosméticos compostos por substâncias tóxicas

Frequência e duração
Para melhorar de uma forma geral o estado da nossa saúde e ainda como método preventivo contra todo o tipo de doenças, recomenda-se que a dieta de desintoxicação seja feita, no máximo, uma ou duas vezes por ano. Os especialistas apontam os meses mais quentes do ano como as épocas mais favoráveis para a realização desta dieta natural, que tem uma duração mínima de 24 horas e uma máxima de 7 dias.

Recomenda-se…
Existem duas importantes recomendações para quem se prepara para iniciar uma dieta de desintoxicação – deve fazê-lo bem informado e acompanhado por um terapeuta especializado; e para quem concluiu esta dieta natural – utilizá-la como rampa de lançamento para um estilo de vida mais saudável a partir daí!
Ir para o topo Ir para baixo
Flora
Moderadora
Flora


Mensagens : 273
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 51

DIETA DE DESINTOXICAÇÃO – CORPO E ALMA PURIFICADOS Empty
MensagemAssunto: Re: DIETA DE DESINTOXICAÇÃO – CORPO E ALMA PURIFICADOS   DIETA DE DESINTOXICAÇÃO – CORPO E ALMA PURIFICADOS Icon_minitimeTer Jun 16, 2009 6:34 pm

gostei miau miau miau miau miau miau
Ir para o topo Ir para baixo
 
DIETA DE DESINTOXICAÇÃO – CORPO E ALMA PURIFICADOS
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: ERVAS MEDICINAIS-
Ir para: