Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 SAIBA COMO FABRICAR FERTILIZANTES ORGÂNICOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Branquinho



Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 52
Localização : Porto

MensagemAssunto: SAIBA COMO FABRICAR FERTILIZANTES ORGÂNICOS   Seg Jun 08, 2009 8:03 pm

Veja como fazer para preparar composto orgânico, fertilizante orgânico líquido e inseticidas caseiros e naturais
Ingredientes: esterco bovino fresco e água não clorada.

COMO PREPARAR:

1- Num recipiente plástico ou metálico de 200 litros, colocar partes iguais de esterco bovino fresco e água não clorada, deixando um espaço vazio de 15 a 20 cm.
2 - Adaptar uma mangueira à tampa do tambor, cuja extremidade externa deverá ser imersa numa vasilha com água, para que ocorra um processo de fermentação anaeróbico (sem a presença de ar). Deve-se tomar cuidado para a mangueira não ficar imersa no líquido em fermentação ou entupir, pois os gases produzidos pelo processo de fermentação poderão estourar o tambor.
3 - Deixar o líquido fermentar por aproximadamente 90 dias, quando estará pronto para ser usado. O armazenamento do produto final não deve exceder a 30 dias depois de pronto, pois com o tempo ele diminui a sua eficiência fitossanitária.

COMO USAR:

1 - O produto fermentado pode ser utilizado de várias maneiras, porém o método mais eficiente é em pulverização foliar, que promove um efeito mais rápido. Neste caso, ele deve ser coado antes do uso e diluído em água na proporção de 1 litro de biofertilizante para 100 litros de água, e pulverizado nas plantas, chegando a ponto de escorrimento, para que cubra totalmente as suas folhas e os ramos.

2 - Pode ser usado também no tratamento de sementes, as quais são mergulhadas na solução do biofertilizante puro por um período de 1 a 10 minutos, devendo secá-las á sombra por duas horas e plantá-las em seguida. As sementes tratadas não devem ser armazenadas, pois perdem muito rapidamente a sua capacidade germinativa.

3 - No caso de estacas, bulbos e tubérculos, pode-se utilizar o mesmo tratamento acima e se fazer o plantio imediato, o que aumenta o enraizamento das plantas.

4 - Na produção de mudas, pode ser utilizado na rega de canteiros ou de sacos de plantio, e quando aplicado puro tem um excelente efeito bactericida. A parte sólida resultante da coagem pode ser usada nas covas de plantio, na compostagem, ou ainda na alimentação de peixes e suínos. No caso dos suínos, deve ser devidamente desidratada e adicionada à ração, na proporção máxima de 20%.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
SAIBA COMO FABRICAR FERTILIZANTES ORGÂNICOS
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Saiba como Emagrecer um Canario Gordo.
» Dejetos orgânicos (fezes)
» SAIBA O QUE É OVOSCÓPIO E COMO FAZER OVOSCOPIA.
» Como fazer um canaril?
» Como manter peixes saudáveis

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: AGRICULTURA BIOLÓGICA-
Ir para: