Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Fertilizante líquido de urtigas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Branquinho



Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 52
Localização : Porto

MensagemAssunto: Fertilizante líquido de urtigas   Seg Jun 08, 2009 8:00 pm

As urtigas fazem um excelente fertilizante genérico para plantas. Com nitrogénio, magnésio, ferro e sulfato. As da primavera também são ricas em azoto.
Primeiro deve-se arranjar um recipiente com tamanho adequado à quantidade de urtigas existente e quantidade de fertilizante que se quer fazer, de preferência com tampa. Depois colhem-se as urtigas, sem esquecer as luvas. As mais jovens da Primavera são as mais ricas em nutrientes, mas outras também servem.
Enche-se o recipiente com as urtigas bem apertadas de modo a ficarem a uns 10cm do topo. Deita-se água de modo a cobrir ligeiramente as plantas e deixa-se durante duas semanas. Durante este tempo, ocorre uma espécie de fermentação e o líquido vai começar a fazer espuma e a exalar um cheiro não muito agradável. Quando o processo acalmar, está pronto.
Os restos sólidos vão directos para a pilha de composto. O líquido é um excelente fertilizante biológico, óptimo para alimentar as plantas em vasos.
Usa-se diluído em cerca de 10 partes de água, de duas em duas semanas. As culturas de vegetais adoram.
bounce
Voltar ao Topo Ir em baixo
MARIA JOÃO



Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

MensagemAssunto: Re: Fertilizante líquido de urtigas   Ter Jun 09, 2009 9:52 am

E onde se coloca o recipiente??
Ao sol, á sombra, tapado, destapado??
Voltar ao Topo Ir em baixo
Branquinho



Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 52
Localização : Porto

MensagemAssunto: Recipiente das Urtigas   Qua Jun 10, 2009 12:59 pm

Maria João:

O pessoal lá das áreas da região do Douro faz o seguinte:

1- Recolhe as urtigas que pretende.
2 - Coloca-as dentro de um bidão - normalmente de plástico escuro (desses que serviram para produtos químicos) e com tampa. Faz as instruções que já mencionei e espera o resultado para aplicar o composto.
3 - Deixa o bidão num canto do campo - tanto faz que fique à sombra como ao sol porque pelo certo o que pretendem é que o produto entre em fermentação durante as semanas em repouso.

Pelo muito que por lá se vê, os compostos orgânicos, na sua maioria são os excedentes da própria terra. Eles tem uma maneira de trabalhar que consta também do seguinte:

1 - Usam uma área para amontoar o composto que pretendem fazer.
2 - Colocam 4 a 6 troncos do tipo tutor de árvore (1,50 a 1,80 de altura) espetados no chão no formato de uma área quadrada ou rectangular.
3 - Antes de colocarem o que quer que seja no solo inicial colocam uma camada de terra.
4 - Por cima desta camada de terra colocam os excedentes das hortas (urtigas, caules de flores, flores queimadas pelo sol, folhas de árvores, silvas cortadas aos pedaços, excedentes de origem doméstica, papel em pedaços, etc.)
5 - Amontoam outra nova camada de terra por cima do primeiro amontoado de detritos naturais.
6 - Voltam a colocar nova camada de excentes e continuam até fazer uma pilha que dê para na próxima vez usar para cobrir as áreas que pretendem.

Mas, como não existe nada que não tenha um segredinho, eles nas épocas de maior sol e seca deitam por cima deste composto uma boa quantidade de água, ou seja, regam esse composto de tempos a tempos do mesmo modo que se rega um campo ou uma horta.
Creio que esse sistema de rega do amontoado onde está o composto serve para acelerar o processo de fermentação natural dos ingredientes dessa pilha. Geralmente ao fim de um certo tempo existe o cheiro tipico de aprodecimento dos produtos que estão dentro da pilha.
Na altura exacta retiram o composto com um engaço (tipo ancinho mas muito maior e de três dentes que mais parece um tridente) e espalham esse composto na terra em bons pedaços contendo terra e nutrientes. Depois cavam a terra e enquanto o fazem já misturam esse composto ao solo. Semeiam depois por entre esse solo agora já enqriquecido de nutrientes e... esperam pelo resultado final do seu trabalho.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Fertilizante líquido de urtigas   Hoje à(s) 9:47 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Fertilizante líquido de urtigas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Húmus de Minhoca como fertilizante -composição-
» Fertilizante de ferro
» Fertilizante liquido
» Preocupado com a eficácia do fertilizante liquido. Com fotos
» Fertelizante e Tartarugas ! Dúvido

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: AGRICULTURA BIOLÓGICA-
Ir para: