Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Transplantar

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Branquinho




Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 60
Localização : Porto

Transplantar Empty
MensagemAssunto: Transplantar   Transplantar Icon_minitimeSeg Jun 08, 2009 6:12 pm

Uma das coisas mais verdadeiramente fascinantes no mundo das plantas e para os amadores de jardinagem e floricultura, como eu, é o processo de re-envasar e transplantar as espécies.
Tenho lido sobre este assunto em muitos locais. Descobri que durante gerações, os jardineiros têm usado o velho processo cíclico: quando o solo de um vaso se enche de raízes em excesso, a planta tem que ser mudada para um vaso maior.
Bem, se estivermos perante uma planta jovem que queira crescer num ápice, realmente este é o melhor processo, mas se se trata de uma planta que já atingiu o seu estado de arbusto que fazer? Mudar para um vaso ainda maior?
Até há bem pouco tempo testemunhei e pratiquei a única solução para isto, e que me foi ensinado por minha mãe: desenvasar o exemplar, retirar o solo, sacudi-lo bem, sem danificar as suas raízes, depois cortar 1/3 das raízes velhas e igual porção de ramos. Por fim, voltar a colocar a planta, bastante reduzida, no mesmo vaso, mas com uma terra mais recente e mais rica em húmus.
Essencialmente esta é a única técnica que se tem usado com arbustos cultivados em interiores. Outro processo, também tradicional, é a remoção da camada superior do solo que está contido no vaso e a sua substituição por uma mistura de terra nova e fresca. Este processo é totalmente realizado com as mãos, para evitar quebrar ou danificar as raízes, e observei uma reacção da planta a esta alteração de terra: o nascer de novos rebentos.
Nestas práticas seculares está implícita a noção popular de que a terra envasada se torna, com o passar do tempo e das estações do ano, mais pobre e ainda ao cabo de um ou dois anos, a terra tenha mesmo de ser substituída para conservar a planta mais saudável e bela.
No caso que observei lá pelas aldeias, além da terra natural aplicada em substituição da terra cansada e considerada empobrecida, estas pessoas recolhem e preferem o húmus e a terra natural, que colhem durante a época de Inverno, aplicando assim bastante musgo fresco e húmus proveniente dos pinhais e nas matas, mas não se ficam por aqui porque muitos jardins vistosos sofrem a mesma alteração.
Noutras épocas havia uns vasos colocados nos beirais das janelas. Vistosos, com enormes ramos de flores. Só minha avó sabia o “segredo” de tais vasos: eles tinham uma terra rica em húmus e, pasme-se, principalmente... estrume de vaca. Embarassed Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
genio86

genio86


Mensagens : 48
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 38

Transplantar Empty
MensagemAssunto: Re: Transplantar   Transplantar Icon_minitimeSáb Jun 27, 2009 10:28 pm

Gostei muito de tudo o que foi referido e foi mesmo interessante, cheio ao fim com uma duvida pequena, esse "húmus" que refere serve de fertilizante? como posso adequirir esse produto? Poderia falar mais um pouco desse produto?

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Branquinho




Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 60
Localização : Porto

Transplantar Empty
MensagemAssunto: Humus e afins   Transplantar Icon_minitimeDom Jun 28, 2009 2:25 pm

Boa Tarde,

Deixei fugir este tópico para me meter nos outros.

Ora, o que descrevo no artigo é simplesmente a substituição da terra dos vasos ao fim de algum tempo, já que com o tempo decorrido a terra se torna estéril, porque está confinada a um espaço que não lhe permite respirar nem ter contacto com um maior solo no seu redor que lhe forneça os nutrientes que só a própria terra possui.
A substituição da terra dos vasos nos prazos de um ano e mais tempo é uma forma de manter a terra que resguarda a planta mais fresca e com a nova acumulação de terra, provavelmente, as plantas terão mais nutrientes a subtrair para a sua própria sobrevivência.
A terra natural vinda das montanhas e de solos bravos, possui um alto teor de substratos alimentares úteis para a conservação de vida das plantas. Já o musgo fresco que põem como "cobertura" final em volta da planta - note que também há jardins cobertos desse musgo que criam raízes no solo e estão frescos o ano todo - garante que a humidade e frescura se mantêm de forma a proteger o solo de calor e frio em demasia. O musgo deverá, pois, admitir que haja um protecção da camada do solo inicial e na certa deve evitar que haja uma rega constante já que a humidade conservada é muito maior.
O substrato que usam de tempos a tempos é adquirido praticamente nas lojas - mais precisamente no grémio local - e tanto quanto sei não passa de um vulgar composto que visa fornecer alimento à planta e ajudá-la no seu habitat artificial a crescer e a obter uma dose de vitaminas. Poderá adquirir esses produtos em qualquer supermercado e a um preço razoável já que a dose a usar é somente medida pela própria tampa da embalagem e vem na forma líquida durando bastante tempo. A minha mãe já teve esse produto mas desconheço a marca utilizada e eu mesmo nunca uso para além da substituição da terra.
Lá pelas aldeias tem hábitos que somente começaram a adquirir de à uns 7 anos até agora. Dantes usavam estrume natural de gado e iam compondo novas terras com nova reposição de estrume e terra. Agora é ao contrário, já que a maioria não possui gado e substituíram o estrume por substratos alimentares líquidos. Mas, apesar das alterações dos hábitos, as plantas continuam a crescer normalmente pelo que vejo.
Não sou especialista em húmus, mas creio que o solo e o musgo colocados servem não como qualquer fertilizante mas sim, pois, como um suprimento alimentar natural que vai dando vitaminas necessárias à planta porque ao fim e ao cabo o que interessa é fazer com que ela sobreviva, tal como nós variamos e adaptamos os alimentos. Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
genio86

genio86


Mensagens : 48
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 38

Transplantar Empty
MensagemAssunto: Re: Transplantar   Transplantar Icon_minitimeDom Jun 28, 2009 6:34 pm

Entrei aqui uma pequena explicaçao que pode ajudar

Video <- clique e veja ate ao fim, pois so assim vai entender Wink

O video refere: ..."As minhocas transformam todo o lixo organico em Húmu..."
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Transplantar Empty
MensagemAssunto: Re: Transplantar   Transplantar Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Transplantar
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» TRANSPLANTAR MACIEIRAS
» É possível transplantar CARNÍVORAS?
» Transplantar camélia rosa florindo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM-
Ir para: