Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 SOCOOOOOOORROOO!!

Ir para baixo 
+4
greenman
genio86
Admin
MARIA JOÃO
8 participantes
AutorMensagem
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeSex Jun 05, 2009 3:54 pm

SOCOOOOOOORROOO!! P1000229

SOCOOOOOOORROOO!! P1000233

SOCOOOOOOORROOO!! P1000234

Ontem comprei isto.
O que é que faço agora??
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeSex Jun 12, 2009 3:45 pm

Cara Maria João,
antes de mais peço desculpa por não ter respondido mais cedo, mas tenho andado bastante ocupado, e não tenho podido dar a atenção ao forum, que vocês membros merecem.
Não é preciso enviar um pedido de socorro tão grande, que pode assustar a orquídea.
A sua orquídea é uma "Phalaenopsis" e já vem com substracto adequado, pelo que me apercebo. Não a exponha a sol directo, regue-a duas vezes por semana, por forma a manter os substracto húmido, NUNCA coloque um prato com água por baixo do vaso, evite correntes de ar, periodicamente limpe-lhe as folhas com um pano húmido (limpe a página superior e a página inferior, pois não se esqueça que a planta faz a fotossíntese pela página superior, mas respira pela página inferior).
E, se acredita nessas coisas, dê-lhe uns miminhos, como falar com ela.
De vez em quando vá-nos mostrando uma foto actualizada desta "menina", para que nós de longe possamos avaliar a sua saúde.
Um xau com saudações orquidófilas.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeSáb Jun 13, 2009 9:27 am

O botaninho que está mais perto das flores abertas está a ficar murchito para o lado do seco Sad .
O que será?? chorar chorar
Ir para o topo Ir para baixo
genio86

genio86


Mensagens : 48
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 38

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeDom Jun 28, 2009 1:33 pm

De facto a sua planta tem uma cor muito bonita, é mau se tiver a murchar, pois uma planta dessa categoriga jamais devia murchar

sunny e Parabéns pela sua aquisiçao SOCOOOOOOORROOO!! 271459

Qual o estado a que ela se encontra actualmente?
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeSeg Jun 29, 2009 9:38 am

Actualmente o botanito que falei já se foi mas os outros dois que tinha já abriram com uma flores mais pequenininhas. Será que crescem depois de abertas?? A raíz tornou-se castanha e costumo regá-la com a torneira do wc deixando depois a escorrer na bacia (a água não acumula porque retiro a tampa) aí uns dez minutos antes de a levar para o sítio dela. Tenho algumas dúvidas grandes se a água corrente da torneira será a adquada.
Ir para o topo Ir para baixo
genio86

genio86


Mensagens : 48
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 38

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeSeg Jun 29, 2009 10:24 am

MARIA JOÃO escreveu:
Tenho algumas dúvidas grandes se a água corrente da torneira será a adquada.


Por vezes é preciso ter cuidado com a agua da torneira, pois esta pode nao ser tratada na totalidade (dependendo das localidades e da sua economia) pois podem conter espécies de bactérias ou outras doenças devido à água ser mal tratada.

Actualmente na natureza raramente se encontra água no estado puro, pois no seu percurso transporta e dissolve muitas substâncias, nem com tratamento a água fica no seu estado puro por ter sofrido alteraçoes das suas propriedades.

Aconselho a ferver a agua e depois mete-la no frigorifico um pouco ate baixar a temperatura study
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeSeg Jun 29, 2009 5:07 pm

Na minha cidade a água de rede é de nascente (não é de barragem) e bebe-se tal como sái da torneira sem qualquer problema. Eu só bebo quando se acaba a que vou buscar á fonte porque não gosto lá muito do sabor. Mas como há plantas que são mais esquisitinhas que nós... tipo aquelas que só bebem áuguinha destilada. Eu tenho uma que estava a ficar mais para lá do que para cá, mas desde que lhe começei a dar água da chuva tem arrebitado que é um enlevo!!
Ir para o topo Ir para baixo
genio86

genio86


Mensagens : 48
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 38

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeSeg Jun 29, 2009 5:26 pm

Entao nesse caso tem a resposta Very Happy

Sim pode alimenta-las com agua da sua torneira, visto que é da boa
Ir para o topo Ir para baixo
greenman




Mensagens : 33
Data de inscrição : 28/03/2009
Localização : Zona Lisboa

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeQui Jul 23, 2009 12:41 pm

Apesar de já ter passado algum tempo, aqui vai alguma ajuda...

Quando compramos uma Phalaenopsis nova, muitas vezes os botões que estão para abrir murcham e não abrem ou mesmo as flores abertas, murcham muito rapidamente.
Isso deve-se ao facto da planta sofrer muitas variações de temperatura.
As orquídeas vêm dentro de camiões de temperatura controlada, mas depois vão para os garden centers ou hipermercados, etc e depois ainda vem para as nossas casas. São muitas variações para uma planta florida. As flores que normalmente durariam meses duram muito menos.

Pode-se tentar borrifar os botões para abrir com água tépida pois muitas vezes também é falta de humidade no ar. Não tem a ver com a rega.

O melhor é depois das flores secarem, cortar a haste junto à base, alimenta-la com um bom fertilizante para orquídeas e vão ver que, na próxima floração, no ano seguinte, já terão flores que duram muito mais tempo.

Na terceira foto, a raíz que sai por baixo do vaso está provavelmente podre por ter ficado em contacto com água tempo demais. Essa raiz, em principio, deverá que ter que ser cortada. Mas como a plantas tem tantas raízes, não vai haver problemas. As raízes aéreas estão muito saudaveis.

Agora é regar uma vez por semana, quando as raízes DENTRO do vaso ficarem com esse tom prateado.
Se as raízes estiverem verdes, não deve regar.

Bons cultivos.
Ir para o topo Ir para baixo
rosa

rosa


Mensagens : 144
Data de inscrição : 29/04/2009
Localização : Póvoa de Varzim

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeSex Jul 24, 2009 5:53 pm

Para além de ter gostado da resposta do Greenman, eu pergunto: QUE É FEITO DE SI, MARIA JOÃO, que não tem aparecido por aqui. Não está doente, pois não? chorar chorar chorar chorar chorar chorar chorar
Ir para o topo Ir para baixo
greenman




Mensagens : 33
Data de inscrição : 28/03/2009
Localização : Zona Lisboa

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeSex Jul 24, 2009 6:00 pm

Provavelmente está de férias!...
Ir para o topo Ir para baixo
oriana
Moderadora
oriana


Mensagens : 124
Data de inscrição : 14/03/2009
Idade : 57

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeSáb Jul 25, 2009 6:05 pm

Maria João, se está de férias, BOAS FÉRIAS. Faz falta a sua participação. Volte depressa. Um bj. férias
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeDom Ago 02, 2009 11:50 pm

É verdade, estou de ferias, mas vim aqui para gritar socorro outra vez. please
As flores foram-se todas e agora tem uma folha amarela e outra a amarelar. Li agora que devo cortar o pauzinho que segurava as flores finadas. Mas... as folhas amarelas?? triste Será a despedida final?? chorar chorar chorar chorar chorar chorar chorar chorar chorar
Ir para o topo Ir para baixo
martinho




Mensagens : 137
Data de inscrição : 23/04/2009
Localização : Douro litoral

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeSeg Ago 03, 2009 4:52 pm

Ó Maria João, então queria que as flores durassem para sempre? Também eu não queria ir desta para melhor, mas um dia vou mesmo.
Será que já inventaram plantas que dêem flores perpétuas?
Boas férias e um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeTer Ago 04, 2009 10:42 pm

Obrigado carissimo Martinho!! Very Happy
É sempre bom quando alguem nos desfaz o sonho de sermos eternos Rolling Eyes
Mas a minha grande preocupação são as folhinhas. Também se vão todos os anos??
É que já vão duas na volta e só restam outras duas. É normal ficarem só as raízes?? Question Question Question Question
Ir para o topo Ir para baixo
martinho




Mensagens : 137
Data de inscrição : 23/04/2009
Localização : Douro litoral

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeQua Ago 05, 2009 6:52 pm

Eu pouco percebo disso, mas parece-me que se a orquídea perdeu as folhas, tá mais pra lá, que pra cá... chorar
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeTer Ago 11, 2009 11:22 am

Agora está sem uma unica folha e as raizes do ar estão secas e cinzentas.
Apenas as raizes enterradas estão verdinhas como sempre foram.
Que faço?? Avento para o lixo??
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeTer Ago 11, 2009 6:55 pm

Maria João,
penso que a sua orquídea "acabou", uma vez que não tem uma única folha. No entanto, é estranho que tal acontecido em tão pouco tempo, pois ainda há pouco ela estava bonita. O que terá acontecido? Água a mais? Sol a mais? Alguma corrente de ar? Pense no assunto, para evitar repetir a "desgraça". Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeQua Ago 12, 2009 9:03 am

chorar chorar chorar Não, não, não!! chorar chorar
É a primeira vez que este Admi-mágico não diz o que eu quero ouvir!!
chorar chorar chorar
Até já estava ver uma mesinha milagrosa a sair de baixo do seu chapeuzinho mexicano assim como quem tira um coelhito da cartola. chorar chorar
Orquideas palermas nunca mais. Não gostam de mim... chorar chorar
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeQua Ago 12, 2009 5:07 pm

Maria João, não diga...nunca mais!
De qualquer forma vou enviar-lhe uma mensagem privada Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeQui Ago 13, 2009 9:18 am

Deixem-me cá ir procurar um lençol para limpar as lagriminhas. I love you
Ir para o topo Ir para baixo
Raquel




Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 36
Localização : Porto

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeTer Out 20, 2009 2:44 pm

Admin escreveu:
Cara Maria João,
antes de mais peço desculpa por não ter respondido mais cedo, mas tenho andado bastante ocupado, e não tenho podido dar a atenção ao forum, que vocês membros merecem.
Não é preciso enviar um pedido de socorro tão grande, que pode assustar a orquídea.
A sua orquídea é uma "Phalaenopsis" e já vem com substracto adequado, pelo que me apercebo. Não a exponha a sol directo, regue-a duas vezes por semana, por forma a manter os substracto húmido, NUNCA coloque um prato com água por baixo do vaso, evite correntes de ar, periodicamente limpe-lhe as folhas com um pano húmido (limpe a página superior e a página inferior, pois não se esqueça que a planta faz a fotossíntese pela página superior, mas respira pela página inferior).
E, se acredita nessas coisas, dê-lhe uns miminhos, como falar com ela.
De vez em quando vá-nos mostrando uma foto actualizada desta "menina", para que nós de longe possamos avaliar a sua saúde.
Um xau com saudações orquidófilas.

Estas orquideas sao realmente bastante bonitas. .
o facto é que em minha casa duram pouco tempo. . .costumo adicionar agua morna da torneira pois disseram-me que era a indicada para este tipo de planta, será por isso que morrem??
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitimeTer Out 20, 2009 6:07 pm

Cara Raquel, a orquídea Phalaenopsis é uma orquídea epífita, que no seu habitat natural vive no tronco das árvores de florestas tropicais; as suas raízes agarram-se à casca da árvore, para que esta lhe sirva de suporte, e como tal não é parasita. A copa das árvores apenas deixam chegar até si os raios solares filtrados através da densa folhagem da floresta, pelo que não recebe sol directo. A chuva, quando cai, passa pelas suas raízes e desliza ao longo do tronco; para além disso, vive num clima de elevada humidade atmosférica.
Tente dar-lhe as condições que a sua orquídea teria se vivesse no seu habitat natural...
Nunca coloque um prato por baixo do vaso; dê-lhe um substracto adequado; regue poucas vezes, e só quando o substracto estiver realmente seco; cuidado com as correntes de ar; evite temperaturas baixas... e boa sorte. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





SOCOOOOOOORROOO!! Empty
MensagemAssunto: Re: SOCOOOOOOORROOO!!   SOCOOOOOOORROOO!! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
SOCOOOOOOORROOO!!
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: ORQUÍDEAS :: CUIDADOS-
Ir para: