Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Olá A todos

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

Olá A todos Empty
MensagemAssunto: Olá A todos   Olá A todos Icon_minitimeTer Jun 02, 2009 2:01 pm

Sou o JOBA, habito na ILHA DE S.MIGUEL - AÇORES. Tenho uma pequena propriedade que adquiri em estado de abandono total. Aos poucos, tento cultivar o necessário para a casa e ao fim de um ano, posso dizer que me estou a sair bem. Sou aquilo que se chama um agricultor de fim de semana.

Sem querer ser fundamentalista BIO, tento utilizar o minimo possivel herbicidas, o que se torna neste momento quase impossivel devido ao indice de infestantes que tenho nos terrenos.


O meu grande sonho é adquirir uma herdade no Alentejo para criar um vinho próprio.

Encontrei este site porque andava à procura de informação especializada sobre podas de citrinos, os meus foram deixados ao abandono durante anos e estão enormes e só com folhas nas pontas, e vi umas respostas a um membro do admin.

Agradeço desde já e prometo partilhar informações sobre o mundo das flores e fruticultura.


Cpmts

Joba
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Olá A todos Empty
MensagemAssunto: Re: Olá A todos   Olá A todos Icon_minitimeTer Jun 02, 2009 2:15 pm

Olá Joba, benvindo!! Very Happy
Eu sou do Alentejo mas não tenho vinho lol!
Até já me estou a deliciar só de pensar nas imagens lindas das plantas dos Açores!! Olá A todos 271459
Ir para o topo Ir para baixo
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

Olá A todos Empty
MensagemAssunto: Re: Olá A todos   Olá A todos Icon_minitimeTer Jun 02, 2009 9:39 pm

Obrigado pela recepção.

De qualquer forma, ainda tenho que aprender a postar fotos para poder compartilhar com o forum.

Efectivamente há jardins lindos em s.Miguel, alguns do sec XVIII, com plantas exóticas.

Infelizmente as plantas trazidas por vezes sem qualquer controlo, colocaram em perigo nos utimos anos as éspecies indigenas. Hoje vive-se em alguns locais uma situação de emergência para combater as plantas ornamentais que com um clima favorável ao seu desenvovimento se transformaram rápidamente em infestantes. Por exemplo as hortências, quase um ex-libris das imagens promocionais dos Açores, são na verdade uma planta invasora.

Usufruindo das correntes do Golfo do méxico, O clima ameno maritimo, com minimas no inverno de 13 graus e máximas de 24 no verão fazem o resto.

Daí que as vinhas não sejam o seu forte, chove quase todos os dias durante o inverno, mas também faz sol . Costuma-se dizer por aqui que se não gosta do tempo que faz, é só esperar dez minutos...

Em S.Miguel , a cultura do Ananás, do Maracujá e da banana, são alguns dos exempos do exotismo destas ilhas. Tirar batatas da terra, duas vezes por ano é também uma realidade.

Embora Continental, vivo há dez anos nos Açores por questões de trabalho e posso dizer que estas ilhas são verdadeiramente apaixonantes.
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
tigerofbengala




Mensagens : 67
Data de inscrição : 15/04/2009
Localização : Norte, Viana Castelo

Olá A todos Empty
MensagemAssunto: Re: Olá A todos   Olá A todos Icon_minitimeQua Jun 03, 2009 3:38 pm

oi Joba, bien vindo. Azores que maravilla.
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Olá A todos Empty
MensagemAssunto: Re: Olá A todos   Olá A todos Icon_minitimeQui Jun 04, 2009 9:22 am

Mas que sorte ter as hortensias como praga!! lol!
Eu espinafro-me ao máximo e não consigo tê-las azuis. Socoooorro, alguém tem receita milagrosa com igredientes com nomes que eu perceba??
Ir para o topo Ir para baixo
martinho




Mensagens : 137
Data de inscrição : 23/04/2009
Localização : Douro litoral

Olá A todos Empty
MensagemAssunto: Re: Olá A todos   Olá A todos Icon_minitimeQui Jun 04, 2009 11:08 am

Ó sr. Admin por favor ensine-nos lá como se fazem hortensias azuis, que eu tambem quero.
Ir para o topo Ir para baixo
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

Olá A todos Empty
MensagemAssunto: Re: Olá A todos   Olá A todos Icon_minitimeQui Jun 04, 2009 11:38 am

Bom dia. A melhor forma de ter hortencias azuis é regar com um Fertilizante de Libertação Controlada e Longuíssima Duração (4 a 5 Meses) para Hortênsias que favorece a cor Azul das Flores, de preferencia que tenha a composição de NPK 14 - 5 - 14 com Ferro, Magnésio e Enxofre nas proporções indicadas.

Não querendo estar a fazer publicidade a marcas, sempre posso acrescentar que existem várias no mercado e estão disponiveis em qualquer loja de jardinagem.

Nos Açores temos de várias cores Azuis, Rosas e Brancas e como já disse são uma verdadeira praga, porque pegam de estaca e até há muito pouco tempo os próprios serviços florestais, utilizavam-nas para plantar na beira das estradas. O efeito é lindo em Junho/Julho mas o problema é a dimensão que os arbustos acabam por tomar ao fim de 2 /3 anos. Depois só de serra eléctrica ....

Quem quiser ter em casa estas plantas lindas ( que aqui se chamam também de nuvelões) basta cortar uma pequena haste aí com uns 15 cm e que tenha uma ou duas gemas incorporadas de outro arbusto. A melhor altura para fazer esta plantação é em Novembro em peno estado vegetativo da planta dadora. Pode ser plantada em vaso ou num canteiro. Se quiser fazer uma sebe terá que plantar vários pés em distâncias sempre superiores a 50 cms. (As hortensias evoluem muito tanto em altura como em volume)


Última edição por joba em Qui Jun 04, 2009 3:50 pm, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

Olá A todos Empty
MensagemAssunto: hortensias   Olá A todos Icon_minitimeQui Jun 04, 2009 11:53 am

.... esqueci-me de dizer que a cor azul das hortencias ao natural acontece, porque os solos onde estão plantadas são essencialmente ácidos. Quando os solos são alcalinos a cor das flores já muda para rosa. Por isso é que precisamos de lhes dar este tipo de fertilizantes compostos.
Muita coisa há a dizer sobre hortencias e sobre esta coloração forçada. O melhor seria abrir um post em jardinagem. Fica ao critério do Sr. Admin.
Cumprimentos .Joba
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Conteúdo patrocinado





Olá A todos Empty
MensagemAssunto: Re: Olá A todos   Olá A todos Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Olá A todos
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: APRESENTAÇÃO-
Ir para: