Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA

InícioRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

[Dúvida - casos práticos] - Poda macieira e pereira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
JTeixeira

MensagemAssunto: [Dúvida - casos práticos] - Poda macieira e pereira   Seg Dez 08, 2014 10:37 pm

Viva! Tenho duas árvores com alguns anos que nunca foram podadas ou foram pouco até à data que não sei bem o que fazer com elas... Mad Mad

A produção que fruto de ambas é quase inexistente em ambas.

1) Pereira

Os ramos dividem-se quase junto ao solo. =\ Neste caso, estava a pensar em cortar o "líder" (não é assim tão líder quanto isso) e forçar a dobragem dos dois ramos laterais, algo como isto:

E lá se iria 1/3 da árvore à vida... Embarassed

2) Macieira

Acho que ela nunca foi podada....

Visto que podar tudo o que está "mal", seria uma poda demasiado agressiva, o que privilegiaram podar? Os ramos que cruzam para o interior ou aqueles rebentos na parte mais inferior da árvore?

Abraço a todos! :)
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: [Dúvida - casos práticos] - Poda macieira e pereira   Qua Dez 10, 2014 11:43 am

Meu caro Teixeira,
há diversos tipos de podas: podas de desbaste, podas de limpeza, podas de frutificação, podas de formação.
Quando uma árvore ainda é nova, inicia-se a poda de formação, para que possamos fazer dela o que pretendemos. Eu, por exemplo, sou da opinião que as árvores frutíferas não devem ultrapassar os 2,20 metros de altura, para que possamos apanhar a fruta com facilidade.
Na poda de desbaste eliminamos todos os ramos que possam estorvar a nossa passagem ou as árvores contíguas.
Na poda de limpeza eliminamos todos os ramos secos ou com doença.
Na poda de frutificação, e especificamente no caso das pereiras e macieiras, eliminamos os ramos mais finos, eliminamos os ramos do centro da árvore, para criar um túnel de ar no centro da árvore e os frutos serem arejados, e podamos os ramos mais fortes, deixando sempre, e pelo menos, quatro ou cinco "esporões" na base do ramo.
Não se esqueça que, muita flor, dá origem a frutos sem qualidade, para além de levar a árvore a um esforço enorme nesse ano, e que se vai ressentir no ano seguinte.
Para alguma dúvida urgente que tenha pode contactar-me diretamente para o meu mail particular:
jaime.form@gmail.com
Até sempre!
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
JTeixeira

MensagemAssunto: Re: [Dúvida - casos práticos] - Poda macieira e pereira   Qua Dez 10, 2014 2:54 pm

Obrigado pela resposta e disponibilidade. :)

Procederei à remoção do líder da pereira como planeado então.... a ver vamos como corre. brr

Abraços!
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: [Dúvida - casos práticos] - Poda macieira e pereira   Qui Dez 11, 2014 5:59 pm

Caro Teixeira, vá dando notícias... e das boas, se possível!!!
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: [Dúvida - casos práticos] - Poda macieira e pereira   Hoje à(s) 12:12 pm

[Dúvida - casos práticos] - Poda macieira e pereira
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dúvida da gravidez da minha Molinesia
» Até quanto tempo de vida kinguios podem crescer?
» AJUDA! Tartaruga "grávida" com comportamento estranho
» Nova Legislação Animais Exóticos - Portaria 1226/2009
» O Ciclo de vida da Tartaruga Marinha

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: AGRICULTURA BIOLÓGICA-
Ir para: