Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA

InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe

Construir um jardim

Ir em baixo 
AutorMensagem
xicão

Construir um jardim Empty
MensagemAssunto: Construir um jardim   Construir um jardim Icon_minitimeQua Maio 27, 2009 5:45 pm

Tenho um terreno a monte; quem me pode ajudar aconselhando por onde devo começar para construir um jardim?
Tenho ouvido falar em análise do terreno...
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO

MensagemAssunto: Re: Construir um jardim   Construir um jardim Icon_minitimeQui Maio 28, 2009 9:22 am

Ò xicão, manda aí por mail um pedaço desse terreno que eu envio também por mail algumas das minhas plantas, pode ser? Fazemos uma troca lol!
É que o meu problema é justamente a escassez de terreno. Very Happy

P.S. Sem stress xicão, alguem há-de dar uma resposta séria!! lol!
joba

joba

MensagemAssunto: construir um jardim...   Construir um jardim Icon_minitimeSex Jun 05, 2009 8:33 pm

Boas

Primeiro que tudo efectivamente convém fazer uma análise à terra, isto se você não souber já que tipo de solo existe na zona onde você tem terreno (tipo acido/ alcalino) . Em todo o território Nacional, as delegações de M:Agricultura e alguns organismos privados têm laboratorios que fazem essa análise.

Se não quiser gastar dinheiro, olhe nos jardins que ficam por perto do seu terreno. Anote as plantas e flores que vê e depois post aqui. Já será uma ajuda para lhe poder dizer que tipo de terra você tem.
Já agora, a área é muito grande? Porque a segunda fase será decidir que tipo de jardim quer, japonês, Inglês, Francês, Italiano? Não se assuste porque são facilmente executáveis, haja um pouco de dinheiro e essencialmente criatividade. Diga-me que área tem, falaremos a seguir.
Abraço
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Construir um jardim   Construir um jardim Icon_minitimeSab Jun 06, 2009 11:08 am

Caro Joba,
você é excepcional, pois está a ajudar-me imenso respondendo a questões surgidas. Força, continue, e eu cá estarei, apenas para acrescentar algo que mais seja necessário às suas respostas.
Já agora apenas quero acrescentar que o Xicão pode efectuar uma análise sumária ao terreno, retirando um pouco de terra , acrescentando-lhe água e moldando-a com as mãos. Se conseguir formar uma pasta homogénea, facilmente dobrável em aro, o terreno é argiloso; se depois de amassada a terra continuar a desfazer-se, não permitindo formar um anel, o terreno é arenoso. Há ainda as situações de argilo-arenoso e areno-argiloso, que são situações intermédias, consoante se conseguem moldar com mais ou menos facilidade.
Caro Xicão, vá dando notícias dos resultados obtidos e nós cá estamos para o orientarmos. Arrow
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Construir um jardim   Construir um jardim Icon_minitime

Construir um jardim
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM :: JARDINS-
Ir para: