Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 OS BENEFÍCIOS DA VERBENA

Ir em baixo 
AutorMensagem
vale

avatar

Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 51
Localização : Maia

MensagemAssunto: OS BENEFÍCIOS DA VERBENA   Sex Mar 29, 2013 11:19 pm

A Verbena é uma planta medicinal também conhecida como Vervain, Erva-Santa, Erva-Sacra, Erva-da-Cruz e Ma Bian Cao (chinês). Inclui as espécies Verbena officinalis (variedade européia) e Verbena hastata (variedade americana). Pertence a família Verbenaceae.

Usos Tradicionais:

Acne, anorexia, ansiedade, apendicites, asma, ataque apoplético, cálculo biliar, câncer de baço, câncer no escroto, câncer no pescoço, cirrose, cistos ovarianos, contusões, depressão, dismenorréia, dor de cabeça, dor de garganta, dores comuns, eczema, enxaqueca, epilepsia, febre, feridas, gengivite, gota, hemorragia, hemorróidas, hepatite, histeria, icterícia, insônia, mastite, nervosismo, neuralgia, pneumonia, queimaduras, tensão pré-menstrual (TPM), tosse, tuberculose, tumores.

Propriedades Medicinais:

Adstringente, afrodisíaco, anticoagulante, antiinflamatório, antiespasmódico, antitumor, cardiotônico, colagogo, diaforético, diurético, emético, emenagogo, expectorante, febrífugo, galactagogo, hepato-estimulante, nervino, sedativo, sudorífico, tônico amargo, tônico digestivo, vasoconstrictor, vulnerário.

A Verbena é usada na medicina alternativa para reter crescimentos cancerosos no pescoço, escroto e baço. Ajuda a combater enxaquecas relacionadas a ciclos menstruais e dores de cabeça causadas por nervos. A Verbena é conhecida por afetar o sistema nervoso parassimpático e estimular a atividade uterina. Como atua como um tônico digestivo, melhora a assimilação de nutrientes por parte do corpo.

Usada tradicionalmente em forma de cataplasma para hemorróidas, feridas, queimaduras e contusões. Pomada para eczema e neuralgia. Usada como tônico de cabelo. Gargarejo para dor de garganta. A planta pulverizada foi usada para escovar dentes.

A Verbena já foi usada em licores. É composta de glicosídeos (verbenaline, verbenine), óleo essencial, mucilagem, saponinas e taninos. Não deve ser utilizada durante a gravidez. Doses grandes podem causar vômito.

O nome Verbena é derivado da palavra céltica “ferfaen”, que significar “afugentar pedra”, vez que essa erva já foi usada para tratamento de pedras na bexiga. Verbena também pode ser derivada da palavra herba veneris, que significa “erva de Vênus”.

Já foi chamada de Erva-Sacra, vez que era usada em sacrifícios antigos e para decorar altares. Os romanos achavam a Verbena um símbolo da paz.

Cristãos usaram a Verbena para borrifar água benta. A Verbena já foi usada em feitiços, purificação, induzir visões e até como ingrediente em poções do amor. Já foi usada como um amuleto Já foi estimada para tratar mordidas de cobra e prevenir a Pestilência. A Verbena é usada também usada como um Remédio Floral de Bach.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
OS BENEFÍCIOS DA VERBENA
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: ERVAS MEDICINAIS-
Ir para: