Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 OS BENEFÍCIOS DA ANGÉLICA

Ir para baixo 
AutorMensagem
vale

vale


Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 57
Localização : Maia

OS BENEFÍCIOS DA ANGÉLICA Empty
MensagemAssunto: OS BENEFÍCIOS DA ANGÉLICA   OS BENEFÍCIOS DA ANGÉLICA Icon_minitimeQua Mar 27, 2013 7:48 pm

Benefícios de saúde da Angélica

Os bene­fí­cios de saúde da angélica podem ser atribuí­dos às suas pro­priedades anti-espasmódicas, carmi­na­ti­vas, depu­ra­ti­vas, diges­ti­vas, sudorí­fi­cas, diuréti­cas, hep­áti­cas, eme­na­gogas, expec­to­rantes febrífu­gas, nerv­inas, estim­u­lantes, estom­acais e tónicas.
Antes de prosseguirmos com as pro­priedades med­i­c­i­nais da angélica, deixem-me dizer-lhes que tam­bém é ampla­mente uti­lizada como um agente arom­a­ti­zante indús­trial na comida e bebida , dev­ido ao seu aroma doce e picante. A angélica, é botani­ca­mente con­hecida como Angel­ica archangel­ica ou Angel­ica Offic­i­nalis, acredita-se ser, basi­ca­mente, uma erva Africana, que fez o seu cam­inho para a Europa no século 16, e gan­hou enorme pop­u­lar­i­dade como um trata­mento para a Peste, que era uma doença fre­quente e temida da Europa naque­les dias.

Ela pros­perou bem na Europa e mais tarde out­ras suas pro­priedades med­i­c­i­nais foram descober­tas. As pro­priedades med­i­c­i­nais da angélica vêm prin­ci­pal­mente de seu óleo essen­cial , que é con­sti­tuído por com­pos­tos tais como alfa pineno, can­feno, beta pineno, sabi­neno, alpha felan­dreno, acetato de bornyl, beta felan­dreno, beta bis­aboleno, copaeno, cryp­tone, cis oci­meno, óxido de humu­leno, limo­neno , mirceno, pen­tade­cano­lide, para-cimeno, rho cymenol, trans-ocimeno ter­pinoleno, ter­pinenol e tride­cano­lida e é extraído por des­ti­lação a vapor de seu rizoma (nódu­los de raiz), sementes e toda a erva.

Pro­priedades medicinais

Anti-espasmódico:

Onde há espas­mos, não são cóli­cas, nem tosse, nem dores, diar­reia e nem prob­le­mas ner­vosos ou con­vul­sões. O que real­mente são os espasmo? É uma con­tração invol­un­tária no trato res­pi­ratório, nos mús­cu­los, nos ner­vos, vasos san­guí­neos e órgãos inter­nos, resul­tando em tosse con­vulsa, cãi­bras, convulsões,a cir­cu­lação san­guínea pode ser per­tur­bada, podem sur­gir dores no estô­mago e no peito e out­ros sin­tomas. A única saída é provo­car a flex­i­bi­liza­ção das partes afe­tadas e este óleo essen­cial da angélica é capaz de fazer. Este óleo lib­erta o corpo dos espas­mos e alivia os sin­tomas dolorosos descritos acima.

Carmi­na­tivo:

O efeito relax­ante do óleo da angélica é bené­fico a expul­sar os gases a par­tir dos intesti­nos. O óleo ajuda a relaxar os intesti­nos e os mús­cu­los abdom­i­nais, per­mitindo a pas­sagem dos gases com uma pas­sagem descen­dente. Isto dá um imenso alívio de prob­le­mas rela­ciona­dos com os gases, tais como a indi­gestão, dores de estô­mago, dores de cabeça, cóli­cas, flat­ulên­cia, náuseas,aumento da ten­são arte­r­ial, etc.

Depu­ra­tivo:

Depu­ra­tivo sig­nifica um agente que purifica o sangue. O óleo essen­cial da angélica purifica o sangue com grande efi­ciên­cia. É diurético (pro­move a micção) e diaforético (pro­move a tran­spi­ração) e, assim, ele acel­era a elim­i­nação de tox­i­nas como o ácido úrico, bílis, o excesso de sal, água e de gor­dura, do corpo através da urina e do suor, dando alívio a doenças asso­ci­ada à sua acu­mu­lação. Assim, ele tam­bém reduz a ten­são arte­r­ial e reduz a gor­dura, pro­te­gendo assim o coração, além de aliviar de prob­le­mas, tais como o reuma­tismo, a artrite, a gota, cál­cu­los renais, etc.

Diaforético:

O suor pode ser a causa de abor­rec­i­mento para a maio­ria de nós, mas acred­item, é uma das funções cor­po­rais mais bené­fi­cas para a saúde. Este é o método nat­ural para a elim­i­nação de tox­i­nas e resí­duos do corpo. O suor não é ape­nas um liq­uido cor­po­ral com água e de cheiro fétido. Além da água e sais, como cloreto de sódio , cloreto de mag­né­sio, o suor tam­bém con­tém sebo, gor­duras, ácido úrico, bílis e out­ros ele­men­tos tóx­i­cos que não são bem-vindos no nosso corpo. Assim, o suor exe­cuta essa tarefa impor­tante de os expul­sar do nosso corpo. Isso ajuda a reduzir a quan­ti­dade de potás­sio no sangue e, assim, reduz a ten­são arte­r­ial, o menor teor de gor­dura faz diminuir o peso e elim­i­nando o ácido úrico e out­ras tox­i­nas alivia o reuma­tismo e artrite.

Diges­tivo:

O óleo essen­cial angélica tam­bém pro­move a digestão por estim­u­lar secreção de sucos diges­tivos, tais como ácidos e bílis para o estô­mago. Tam­bém pro­move a cir­cu­lação ade­quada dos ali­men­tos através do intestino e a absorção do ali­mento digerido por vilosi­dades intestinais.

Diurético:

Esta pro­priedade pode ser a ale­gria para aque­les que sofrem de insu­fi­ciên­cia renal crónica e armazena­mento de água no corpo ou para aque­les que sofrem de cál­cu­los renais, hiperten­são, peso a mais e sin­tomas asso­ci­a­dos à acu­mu­lação de tox­i­nas no organ­ismo, tais como reuma­tismo, artrite e gota. Sendo um diurético, O óleo essen­cial da angélica aumenta a fre­quên­cia e a quan­ti­dade de urina que ajuda a remover o excesso de água, sais, gor­dura (a urina con­tém até 4% de gor­duras no total da urina) e tox­i­nas como o ácido úrico. Isto pro­tege efi­caz­mente con­tra os sin­tomas descritos acima.

Hep­ático:

O óleo essen­cial da angélica pro­tege o fígado, fazendo com que ela fun­cione bem, estim­u­lando as secreções do fígado. Ele tam­bém pro­tege o fígado con­tra infecções e ajuda a curar feri­das nele, se as houverem.

Eme­na­gogo:

Este óleo des­en­cadeia as men­stru­ações ausentes e as torna reg­u­lares. Ben­e­fi­ciando ainda mais, alivia out­ros sin­tomas asso­ci­a­dos com os perío­dos, tais como dores de cabeça, cãi­bras abdom­i­nais, náuseas, vómi­tos, fadiga, etc.

Expec­to­rante:

Sendo um expec­to­rante, o óleo essen­cial de angélica limpa o catarro acu­mu­lado nas vias res­pi­ratórias e tam­bém com­bate as infecções cau­sadas pelo frio, ali­viando a tosse, a con­sti­pação, a sinusite e a con­gestão pul­monar, etc.

Febrífugo:

Este óleo essen­cial é tam­bém capaz de reduzir a febre, com­bat­endo as infecções que causam febre. As pro­priedades diaforéti­cas e a diuréti­cas deste óleo tam­bém con­tribuem para este efeito, já que a remoção de tox­i­nas e resí­duos do corpo acel­era a recu­per­ação de infecções e tran­spi­ração ajuda a reduzir a febre.

Nervino:

Este óleo fun­ciona como um tónico para os ner­vos. É efi­caz no trata­mento de prob­le­mas e dis­túr­bios ner­vosos e no for­t­alec­i­mento dos ner­vos. Este óleo, sendo um relax­ante e estim­u­lante ao mesmo tempo, acalma os ner­vos relaxando-os em casos de choque, hiper-reatividade, e tam­bém como estimulando-os a se tornar mais ativo e alerta.

Relax­ante:

Este óleo tem um efeito relax­ante sobre o corpo, a mente e o sis­tema ner­voso. Isto se torna par­tic­u­lar­mente bené­fico em situ­ações de choque, depressão, ansiedade , raiva, hiperten­são, etc.

Estim­u­lante:

Ao con­trário de seu com­por­ta­mento como um relax­ante, é um estim­u­lante para os sis­temas que fun­cionam den­tro do corpo. Ele estim­ula a cir­cu­lação san­guínea, a secreção de hor­monas, enz­i­mas e out­ros sucos e tam­bém estim­ula os proces­sos metabóli­cos, tais como a digestão, absorção e excreção.

Estom­acal:

O modo mais sim­ples que mel­hor pode descr­ever sua pro­priedade estom­acal é dizer que é bom para o estô­mago. Ele man­tém o estô­mago em boa forma de man­tendo o equi­líbrio ade­quado de ácidos bil­iares e nele e porque protege-o de infecções. Ele tam­bém ajuda a curar qual­quer tipo de feri­das ou úlceras no estômago.

Tónico:

Este óleo pro­move o total desen­volvi­mento da saúde, estim­ula o cresci­mento e for­t­alece o sis­tema imunológico do corpo.

Out­ros Bene­fí­cios: É bom para o sis­tema lin­fático e pro­por­ciona trata­mento efi­caz para a bron­quite, asma, ciática, dores de cabeça, infecções, anorexia, ane­mia, psoríase, etc.

Algu­mas palavras de pre­caução: Deve ser evi­tado durante a gravidez e por dia­béti­cos. Pode causar irri­tação na pele em con­cen­trações altas e tam­bém foto-toxicidade. Em doses ele­vadas, pode causar uma estim­u­lação exces­siva ou hiper-atividade no sis­tema nervoso.
Ir para o topo Ir para baixo
 
OS BENEFÍCIOS DA ANGÉLICA
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» OS BENEFÍCIOS DA UVA
» BENEFÍCIOS DO ALHO
» OS BENEFÍCIOS DO ABSINTO
» OS BENEFÍCIOS DO SABUGUEIRO
» BENEFÍCIOS DA MELANCIA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: ERVAS MEDICINAIS-
Ir para: