Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Como multiplicar??

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeTer maio 19, 2009 10:51 am

[img]Como multiplicar?? Florrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.th[/img]

Esta imagem foi tirada da net mas penso ser igual ás minhas.
A minha plantinha secou-se a ano passado e na Primavera voltou a rebentar. Este ano não sei se deixe o vaso na rua ou se guarde en casa.
Também gostava de saber onde estão as sementes ou se dá para plantar.
Alguém conheçe??
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeQui Jun 04, 2009 4:44 pm

Sad Sad Sad (Eu queria um bonequinho a chorar mais mas tenho de me aguentar com este) Sad Sad Sad
Sad Ningém me liga Sad , ninguem me responde Sad estou tão mas tão triste que vou esgotar esta bolinha chorona Sad Sad Sad Sad

Amanhã vou trazer um retrato (lembram-se do termo?? - dantes não sei dizia fotografia e muito menos ainda se dizia foto, pelo menos na minha região), estava eu dizendo que vou pôr aqui o retrato da minha mesmo minha planta e depois, se ninguem fizer caso de mim, vou fazer 50 mensagens cada uma com 50 bolinhas choronas Sad Sad Sad Sad

Acham que esta ameaça é suficiente para obter pelo menos um simples "lamento mas também não sei"?? lol!
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeSex Jun 05, 2009 4:24 pm

Como multiplicar?? P1000010


Ora aqui está a dita cuja!!

E atenção que já há bonequinho novo e desta vez complectamente em pranto. Very Happy

chorar chorar chorar chorar chorar
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeSáb Jun 06, 2009 11:15 am

Cara Maria João,
é preciso regar esta sua planta com mais frequência... E não me diga que a rega, porque a foto enviada diz-me que a rega falhou alguma vez.
Quando a extremidade das folhas da planta se apresentam acastanhadas e secas, é sinal que faltou água por algum tempo. Se, pelo contrário, as folhas apresentarem manchas castanhas-acinzentadas no centro ou bordas, é sinal de água a mais.
A sua planta pode reproduzir-se por sementes.
Saudações floriais aos seus bonequinhos chorões.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeSeg Jun 08, 2009 9:24 am

Obrigado sr. dmi.!! flor
Vou então esperar e ver o que acontece.
Pois de facto aquela plantinha está num sitio da rua onde não apanha água da chuva e quando não chove... a sua rega fica muitas vezes esquecida. triste
Ir para o topo Ir para baixo
rosa

rosa


Mensagens : 144
Data de inscrição : 29/04/2009
Localização : Póvoa de Varzim

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeSeg Jun 08, 2009 10:19 am

Ó Maria João então só se rega quando Deus a manda cá para baixo? Um xi-coração.
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeQua Jul 01, 2009 2:39 pm

Esta minha plantita agora já mais feinha do que na altura da foto, já perdeu todas as flores que tinha e tem agora uma nova remessa em menor número e muitissimo menor tamanho. Tenho escarafunchado o que posso e não encontro nada parecido com sementes.
Cá vai a pergunta do dia Laughing :
Onde devo procurar as sementitas??
É que só me falta procurar na raiz, será aí que estão?? lol!
Ir para o topo Ir para baixo
genio86

genio86


Mensagens : 48
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 38

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeQua Jul 01, 2009 3:31 pm

E aqui vem a possivel duvida pergunta:

Sera mesmo que essa planta tem "sementitas"?

Pois muitas plantas nao têm sementes study
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeQua Jul 01, 2009 5:18 pm

Pois pois, muitas não teem, mas eu QUERO que esta tenha. Very Happy
E se sou eu que todos os dias a rego e trato dela, acho que quem manda sou eu. tongue
Faz sentido, não faz?? na
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeQua Jul 01, 2009 6:44 pm

Esta planta dá sementes, sim senhor! Mas, é preciso que tenha havido polinização... e nem sempre isso acontece! Muitas vezes, quando o pólen está pronto para fecundação, o órgão feminino da flor ainda não está receptivo para tal, e a polinização não se dá. Mas só na flor pode procurar as sementes. Não desespere, Maria João... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeQui Jul 02, 2009 8:50 am

Eu já li algures qualquer coisa de esfregar as flores com escovas de dentes. Será alguma técnica especial tipo "florinha proveta" que possa funcionar neste caso?? Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeQui Jul 02, 2009 12:20 pm

Realmente, eu também penso que leu qualquer coisa, sim senhor, a este respeito, mas não foi bem o que pensa. Maria João, não vale a pena escovar os dentes à flor...
O que deve ter lido foi o seguinte: auxilia-se a polinização com uma escova ou pincel finos, retirando o polén dos estames e depositando-o no órgão feminino. É um trabalho difícil, que requer experiência... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeQui Jul 02, 2009 3:02 pm

Este administrador é uma doçura de pessoa. sunny
Sério e cómico ao mesmo tempo, com o seu chapeuzinho e uma energia que não dá descanso ao cabo do ancinho. Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeQui Jul 02, 2009 7:27 pm

E o cómico sou eu?!!!! Tá bem, tá!... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: retirar estacas semi-lenhosas   Como multiplicar?? Icon_minitimeDom Set 05, 2010 11:51 am

Boas. Pareceu-me ser este o tópico mais apropriado para colocar esta dúvida.

Gostaria que o nosso admin me ajudasse explicando-me como se deve retirar pedaços de ramos da melhor forma para fazer as tais estacas semi-lenhosas necessárias a criar novas plantas. É que eu tenho umas plumérias e umas callistemon, deonde gostaria de fazer novos arbustos e parece-me ser esta a melhor altura para fazer as estacas e criar a "maternidade"

Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeDom Set 05, 2010 4:46 pm

Olhe Joba, até há pessoas que se limitam a "esgalhar" uma estaca de um arbusto, metem-no na terra, e passados dois meses...aí está uma nova plantinha! Eu costumo dizer, por brincadeira, que até há pessoas que atravessam a pé uma auto-estrada...e não são atropeladas!!
No caso dos arbusto que me apresenta, eu procedo do seguinte modo:
corto uma estaca (ou mais, se puder) lateral, e com a tesoura de poda faço um corte oblíquo na base da estaca. Seguidamente, retiro folhas à mesma, deixando apenas ficar duas a três folhas; elimino a parte de cima da estaca, com a tesoura. De seguida deixo ficar ao ar a estaca durante um a dois dias. Encho um vaso com terra de jardim (terra normal do jardim, e não terra vitaminada!); introduzo a estaca no pó de "hormonas de enraizamento". Com um pauzinho faço um furo na terra do vaso, e nesse buraco introduzo a estaca com as hormonas, tendo o cuidado de seguidamente apertar a terra com os dedos. Rego, e tenho o cuidado de todos os dias verificar se a terra necessita de voltar a ser regada. Ao fim de 30 dias, poderemos verificar se a estaca está seca ( e não criou raízes, portanto morreu!) ou se começa a ter novos lançamentos. Passados que sejam cerca de seis meses estará em condições de ser transplantada com todos os cuidados necessários.
Boa sorte... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeSeg Set 06, 2010 9:51 pm

Obrigado Admin. Finalmente vou usar as garrafas de água que andei a guardar para fazer a minha" maternidade" das plumérias e das calistemon.

Basicamente,é parecido ao enxerto de mergulhia.

Cpmts. Joba
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeTer Set 07, 2010 3:46 pm

Não, não Joba. Na mergulhia, a estaca não é destacada da planta mãe, enquanto que neste caso, ela é cortada e , portanto, separada, da "mamã".
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeQua Set 08, 2010 9:48 am

Pois, realmente é diferente, embora eu tivesse a noção de que a mergulhia fosse feita dessa forma, apenas raspando uma área do ramo e colocando terra à sua volta até ganhar raiz.

Bom, não me respondeu à outra questão. Agora no fim do verão é a melhor altura para fazer este tipo de operação ou espero mais um pouco?
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeQui Set 09, 2010 1:42 pm

Pode efectuar agora essa operação, Joba. E boa sorte...
Qualquer dúvida...é só dizer!
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitimeQui Set 09, 2010 2:45 pm

Obrigado admin mais umas vez pela informação disponibilizada.

Abraço.
Joba
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Conteúdo patrocinado





Como multiplicar?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como multiplicar??   Como multiplicar?? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como multiplicar??
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM :: JARDINS-
Ir para: