Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 O BENEFÍCIOS DO ALCAÇUZ

Ir em baixo 
AutorMensagem
vale

avatar

Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 51
Localização : Maia

MensagemAssunto: O BENEFÍCIOS DO ALCAÇUZ   Seg Jun 25, 2012 11:33 am

O que é o Alcaçuz e para que serve?



Na Grécia antiga, o alcaçuz usava-se para acalmar a tosse e aliviar indisposições do estômago; na China, pensa-se que promove a longevidade. Estudos modernos mostram que esta planta estimula a imunidade, reduz a inflamação e alivia o eczema.

Cultivada em alguns países do Sul da Europa, a planta do alcaçuz é um arbusto alto de flores azuladas. As suas propriedades medicinais residem na raiz, que contém glicirrizina. O alcaçuz é ainda fonte de muitas outras substâncias benéficas, incluindo os fitoestrogénios e os flavonóides. Existe à venda em cápsulas, comprimidos, tinturas e cremes para uso terapêutico. Possui um sabor doce, razão por que é frequentemente combinada com outras plantas medicinais para lhes disfarçar o amargo. Outra forma, o alcaçuz deglicirrizinado (ADG), sofreu a remoção da glicirrizina; vende-se em cápsulas ou em bolachinhas mastigáveis. Os dois tipos de alcaçuz têm utilizações diferentes e provocam reacções diferentes no organismo.
Um dos mais largamente utilizados remédios vegetais, o alcaçuz possui uma longa história médica. Na década de 1970, foi um dos primeiros alimentos a serem investigados pelo programa alimentar experimental do Instituto Nacional do Cancro dos Estados Unidos.

Como actua o alcaçuz

O alcaçuz deglicirrizinado (DGL) estimula a produção de um muco protector favorece a cura das membranas mucosas e combate os microrganismos que podem provocar úlceras na boca.
A glicirrizina do alcaçuz estimula as cápsulas supra-renais a segregarem certas hormonas, reduz a inflamação e aumenta os níveis de interferão, substância que combate os vírus e é produzida pelo sistema imunitário. Outros componentes do alcaçuz são antioxidantes potentes que podem, além disso, imitar os efeitos dos estrogénios no sangue. O ADG produz efeitos benéficos no tracto digestivo.


BENEFÍCIOS PRINCIPAIS:

O alcaçuz é útil nos problemas respiratórios porque combate os vírus que atacam o tracto respiratório, alivia sintomas como a tosse e as dores de garganta e ajuda a tornar mais fluida a expectoração. O seu efeito sobre as glândulas supra-renais torna-o útil no tratamento da síndroma da fadiga crónica, da fibromialgia e de outros distúrbios afectados pelos níveis de cortisol — a principal hormona supra-renal — no sangue. Pode ainda tomar–se a planta em todos os casos que envolvam inflamação. É especialmente benéfica contra hepatites, pois combate a inflamação do fígado e ataca o vírus que frequentemente desencadeia a doença.
A forma ADG não actua do mesmo modo que a raiz. O ADG promove a produção, pelo organismo, de substâncias que revestem o esófago e o estômago, protegendo-os dos efeitos corrosivos dos ácidos gástricos, sendo portanto útil em casos de indigestão, úlceras e cólon irritável. Vários estudos mostraram que o ADG era mais eficaz do que certos fármacos normalmente prescritos para aliviar os sintomas das úlceras. Só actua, porém, quando misturado com a saliva, razão por que a forma de ADG em bolacha mastigável é preferível às cápsulas nos casos de problemas digestivos. As bolachas podem ainda ser úteis para acelerar o tratamento das aftas.

OUTROS BENEFÍCIOS:

O alcaçuz pode ser útil nos problemas menstruais e da menopausa, pois possui propriedades estrogénicas moderadas, podendo combinar-se com os receptores de estrogénios. Assim, quando há quantidades excessivas de estrogénios no organismo (como na síndroma pré-menstrual), a glicirrizina bloqueia o seu acesso e reduz os seus efeitos; quando o nível de estrogénio é baixo (como acontece depois da menopausa), ela actua como substituto, mais fraco mas eficaz. Os cremes tópicos de alcaçuz acalmam a irritação da pele causada por situações como o eczema.

CURIOSIDADES

Estudos laboratoriais preliminares feitos em animais sugerem um possível efeito anticancerígeno do alcaçuz, principalmente na prevenção dos cancros do cólon e da mama. A glicirrizina, seu principal componente, pode ser a responsável por este efeito, uma vez que aumenta a actividade do sistema imunitário. Podem também estar envolvidos os fitoestrogénios presentes na raiz, pelo menos no que respeita ao combate ao cancro da mama.
Segundo um estudo recente, o alcaçuz pode ajudar a manter as artérias limpas, logo a prevenir a doença cardíaca. Os investigadores verificaram que a ingestão diária de 100 mg de raiz de alcaçuz era suficiente para reduzir os danos do colesterol LDL («mau»), grande responsável pela formação de placa ateromatosa.


DOSAGEM:

Para estados inflamatórios, fadiga e outros distúrbios. Tomar extracto de raiz de alcaçuz três vezes por dia em cápsulas ou comprimidos de 200 mg (normalizados para conter 22% de ácido glicirrizínico ou de glicirrizina) ou o equivalente de extracto em líquido. Para a indigestão e problemas relacionados. Mastigar de 2 a 4 bolachas de 380 mg de ADG três vezes por dia.

Para eczema: Aplique creme sobre a área afectada três a quatro vezes por dia.

UTILIZAÇÃO:

Os suplementos de raiz de alcaçuz podem tomar-se em qualquer altura do dia. Ao tomar ADG, mastigue bem as bolachinhas cerca de 30 minutos antes das refeições. Os rebuçados são a forma mais eficaz para tratar as dores de garganta.

A maioria dos rebuçados de alcaçuz são adoçados com óleo de anis. Mas, se se fizer um consumo exagerado de rebuçados ou de barras de alcaçuz puro, pode sofrer-se uma subida da tensão arterial.

Compre comprimidos de DGL mastigáveis em que o componente ácido glicirrízico tenha sido removido (este ácido pode provocar retenção de líquidos e tensão arterial alta).Tome um ou dois comprimidos de 380 mg (deixe dissolver completamente na boca) três vezes por dia. Pode utilizar com a frequência que desejar e pode mesmo considerar a toma de DGL a longo prazo (durante pelo menos três meses) se sofrer de úlceras crónicas na boca.


Possíveis efeitos secundários
A raiz de alcaçuz faz subir a tensão, pelo que não devem exceder-se as doses recomendadas. Se precisar de tomar alcaçuz durante mais de um mês, controle a sua tensão arterial. Os rebuçados de alcaçuz puro (ao lado) aumentam a tensão se tomados em excesso. O ADG não provoca aumento de tensão nem apresenta outros efeitos secundários.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
O BENEFÍCIOS DO ALCAÇUZ
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: ERVAS MEDICINAIS-
Ir para: